sexta-feira, 7 de abril de 2017

Há 20 anos já havia sistema e o dito poder de um grande

Para esta malta mais nova amante da bola e, para os mais esquecidos, alguns que nas redes sociais e numa tasca perto de si gostam de discutir sobre bola, não sobre futebol, lembro-vos que há 20 anos já se passava precisamente o que se passa agora.

Já vos faço uma comparação, se é que é possível fazer comparações (chamem-lhe o que quiserem...) para perceberem como pouco mudou em 20 anos na rivalidade FC Porto - Benfica e vice versa! Apenas mudou o clube com mais títulos seguidos, ou seja, o que domina o futebol.

Agora, há as redes sociais e muitas mais ferramentas ao nosso dispor, mas enganem-se os que pensam que andávamos mal informados.
Aliás, também já havia os programas habituais com os 'paineleiros' residentes e outros mais a intoxicar a malta. Claro que havia e há exceções nesses programas, mas são poucas.
Em baixo, um desses programas.

Algumas 'comparações' e/ou curiosidades:
Há 20 anos (1996/1997) o FC Porto era equipado pela Adidas e o Benfica por uma marca menos cotada.
Actualmente, o Benfica é equipado pela Adidas e o FC Porto por uma marca menos cotada.

Há 20 anos o FC Porto era quase tri campeão, depois tetra e posteriormente penta.
Actualmente, o Benfica é tri campeão, luta pelo tetra e sonha com o penta.

Há 20 anos o Benfica tinha um guarda-redes de classe mundial na sua baliza - Michel Preud' Homme - mas perdia campeonatos.
Actualmente, o FC Porto tem um guarda-redes de classe mundial na sua baliza - Casillas - mas tem perdido campeonatos.

Há 20 anos afirmava-se que Pinto da Costa e o FC Porto dominavam a arbitragem, a disciplina e a justiça - o chamado sistema!
Actualmente, afirma-se a pés juntos que é Luís Filipe Vieira e o Benfica que dominam a arbitragem, a disciplina e a justiça - o chamado sistema!

Agora, perguntam vocês?!...é com 'isso do sistema' e muito mais que se ganha campeonatos?
Não, ganha quase sempre quem tem melhores planteis e melhores treinadores, mas ajuda muito possuir uma estabilidade a todos os níveis fora das 4 linhas - a chamada estrutura!

Nota Final:
O FC Porto na década de 90 vencia campeonatos com mais facilidade do que o actual Benfica. O bruxo de Alcabideche diz que isso também se devia a não haver tantas 'cameras' a filmar jogos. Não era só a qualidade dos jogadores e dos treinadores!

O mesmo bruxo, afirma que isto de  20 em 20 anos  se ganhar campeonatos de 'rajada' terá seguidores: - Em 2034, 2035, 2036, 2037 e 2038 o Sporting conquistará o título, o bi, o tri, o tetra e o penta! 

Sem comentários: