terça-feira, 30 de abril de 2013

recordar outros tempos do FC Porto

está a fazer precisamente este ano 20 anos que o FC Porto conquistou um bi-campeonato com um brasileiro que muitos torciam o nariz - Carlos Alberto Silva.

foi o início de uma década pintada de azul, o Benfica ainda venceu o campeonato 93/94 e de seguinda foi o penta do FC Porto com três técnicos de alto gabarito:
 - Tomislav Ivic (por pouco tempo), Bobby Robson, António Oliveira e Fernando Santos, conhecido como o engenheiro do penta.

em baixo, alguns vídeos do início do FC Porto de Carlos Alberto Silva:

ainda tremeram...

o Real Madrid ainda assustou e de que maneira os alemães do Borussia de Dortmund!

o Real entrou melhor no jogo, pressão alta e muitas oportunidades perdidas na fase que poderia decidir o futuro do jogo:
 - os primeiros vinte minutos.

a partir do momento em que não se marca antes do intervalo numa eliminatória como esta, a tarefa fica complicada...

mesmo assim, nos últimos 8 minutos mais os 5 de desconto marcaram dois e os alemães tremeram - tambem poderiam ter marcado por diversas vezes, verdade seja dita!

o Borussia chega à final com todo o mérito.

renovação com Jorge Jesus?!...

tal como escrevi na caixa de comentários do post anterior, volto a repetir neste post:

Atenção, que isto não está nada confirmado, apenas uma fonte deste blogue me indicou que a conferência de imprensa de hoje é para isto mesmo - renovação de contrato.
Custa-me ainda acreditar que assim seja, pois sei que Pinto da Costa está a fazer tudo por tudo para o ter..., mas o melhor é esperar para logo.

e o que é deu na conferência de imprensa?

o João Gabriel a  'falar',...foi tão importante que nem as televisões lhe deram tempo de antena em directo. chiça penico?!...

«Pinto da Costa pode perder novamente Jorge Jesus»

Pinto da Costa está em vias de perder novamente o técnico preferido para a próxima época.

o Benfica marcou para esta tarde uma conferência de imprensa para anunciar a renovação com o actual técnico encarnado por dois anos, segundo fonte deste blogue.
a ver vamos no que vai dar...

depois da asneirada de Pinto de Costa nas contratações de Liedson e Izmailov, perder JJ pela segunda vez é sinal de que "a coisa" já não é o que era no FC Porto.

Federação chumba alargamento para 18 clubes

Recorde-se que esta tinha sido uma decisão da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) chumbou, esta terça-feira, a decisão do alargamento para 18 clubes - atualmente estão 16 no escalão principal - a competir no campeonato português.
Recorde-se que esta tinha sido uma decisão da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
«A Direção da Federação Portuguesa de Futebol sempre entendeu, e agora reafirma-o, que qualquer alteração à regulação dos quadros competitivos deve forçosamente ocorrer no início de uma época desportiva e não no seu decurso», lê-se no comunicado emitido pelo organismo que rege o futebol luso.
daqui

«a festa do Benfica campeão»

na época de 1993/94 o Benfica de Toni foi campeão com algumas dificuldades - rescaldo de um verão quente com saídas de jogadores para o Sporting, um grande plantel no outro lado da segunda circular e um balneário do Benfica com vários meses de ordenados em atraso.

mesmo assim, não foi o suficiente para Manuel Damásio renovar com Toni.


Festa de Campeão do Benfica 93/94 por MemoriaGloriosa

Lucho: «A equipa está a atravessar um bom momento»

A quatro pontos do Benfica, o FC Porto continua a preparar a deslocação ao terreno do Nacional da Madeira, este sábado, na próxima jornada da Liga portuguesa.

Lucho González foi hoje porta-voz da confiança portista. O argentino assume que o conjunto orientado por Vítor Pereira está a atravessar «um bom momento».

«Estou em crescendo de forma, a equipa está a atravessar um bom momento, sabemos que faltam jogos importantes e temos de fazer tudo para estarmos o melhor possível», explicou Lucho González, em declarações aos jornalistas antes do treino do FC Porto, esta terça-feira, no Olival.

El Comandante, 32 anos, conquistou o prémio de melhor jogador do jogo de sábado, no Dragão, com o Vitória de Setúbal e admitiu hoje que esse foi um triunfo «importante».
«Fiquei contente pela vitória, era importante somar três pontos para lutar pelo campeonato e é importante para qualquer jogador marcar um golo, neste caso para dar uma pequena vantagem para ganhar o jogo», destacou.

A equipa portista prossegue a preparação para o duelo com o Nacional, no sábado, na Choupana, em partida da 28.ª jornada da Liga ZON Sagres.
 daqui

a festa dos campeões da II divisão

«farinha maizena deve andar estragada»

o Benfica conseguiu conquistar os três pontos ontem ao final da tarde no Funchal...

(...) e verdade seja dita, depois de uma primeira parte algo complicada...
...
na segunda, o Benfica melhorou e conseguiu os tão desejados três pontos,... e bem merecidos!

anda por aí uns 'porras tontas' que passam a vida a criticar esta equipa quando não percebem que nesta fase da época não dá para conquistar sempre os três pontos com nota artística.

alguém criticou a arbitragem arranjando desculpas esfarrapadas para o mau resultado.
ou é cego..., ou então a 'farinha maizena' anda estragada por aqueles lados.

cuidado com as 'alergias nasais' que a vida é mais curta que comprida!...

nota final:
o Benfica deveria ter renovado com o Jorge Jesus por 10 anos, agora, provavelmente é tarde...
...a não ser que 'Deus' venha cá abaixo..., mesmo assim, não sei se consegue anular a investida feita pelo 'Vaticano'.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

«onze e sistema oficial de Marítimo e Benfica»

«aguardando pelo glorioso»

Pinto da Costa furioso com Carolina Salgado

A participação de Carolina Salgado no ‘Big Brother VIP’ (TVI) está a deixar Pinto da Costa verdadeiramente irritado. O presidente do FC Porto teme que a ex-namorada conte episódios da sua vida íntima no programa e já partilhou o desagrado com os amigos mais chegados.


“A Carolina estava afastada da vida pública há muito tempo e, para o Pinto da Costa, isso era um alívio. Agora está preocupado com o que ela irá dizer. Até porque já começou a fazer piadas sobre ele e ainda agora o ‘Big Brother’ começou”, revela fonte próxima do líder dos dragões.

Pinto da Costa e Carolina assumiram um relacionamento, em 2005, que não traz boas recordações ao dirigente.

Agora casado com a brasileira Fernanda Miranda, o presidente do Porto teme que a entrada de Carolina na casa também prejudique a relação.

Andreia Leal revela paixão
Andreia Leal entrou na ‘Casa dos Segredos’, em 2010, e revelou que se tinha envolvido com Pinto da Costa, que considerou “o homem da sua vida”.

Fernanda preocupada
Fernanda Miranda teme que a participação de Carolina Salgado no ‘BB’ tenha consequências na saúde de Pinto da Costa, que tem problemas cardíacos.
daqui

«Acredito que vamos ganhar» - Luís Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira (foto ASF)
 
Luís Filipe Vieira está otimista para o importante compromisso do Benfica frente ao Marítimo, depositando total confiança na conquista de mais três pontos na corrida das águias pelo título.
«Vamos ter um jogo importante. Temos esperança de ganhar e acredito que vamos conseguir», afirmou o presidente dos encarnados, durante o almoço que reuniu as Direções dos dois clubes no Regimento de Guarnição N.º3 do Funchal.

«Há mais de 40 anos que não entrava num quartel militar. É uma honra e um prazer estar aqui», salientou.

Presente na cerimónia, o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, foi perentório quanto à sua preferência para o jogo desta noite, no Estádio dos Barreiros: «Sou do Marítimo».

Mário Figueiredo, presidente da Liga de Clubes, também marcou presença no almoço entre as Direções de Benfica e Marítimo, que contou ainda com as participações de várias individualidades madeirenses.

Barça a usar «truques baixos» diante do Bayern

Franz Beckenbauer antevê «truques» por parte do Barcelona no jogo diante do Bayern München, em partida da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões.

Na primeira mão, recorde-se, os germânicos venceram por 4x0. «O Barcelona vai tentar usar algum truque que tenha na manga para desequilibrar o Bayern.
Eles não vão hesitar em utilizar métodos que vão contra as regras do jogo. O Barça vai lutar e não vai desistir.

Vão dar tudo para darem a volta à eliminatória, vão tentar provocar o Bayern e, se necessário, usar truques baixos», destacou Beckenbauer, citado pelo jornal alemão Bild.

O Kaiser apelou ainda aos jogadores bávaros para não entrarem em duelos «pessoais» com os catalães.

«O Barcelona, provavelmente, vai tentar tornar o jogo numa batalha física, de modo a quebrar o jogo do Bayern.
Os jogadores têm de evitar entrar em duelos pessoais, pois vai haver abundância de pequenas faltas», afirmou o dirigente do Bayern München.
Ler mais aqui

este alemão, tal como Platini, continua a viver com o espírito da perseguição - só pode!

«o vídeo que motiva o Real Madrid para o jogo da segunda mão»

domingo, 28 de abril de 2013

é demais...

e a europa aí tão perto...

é bom que Bruno de Carvalho não se deixe enganar e resolva de uma vez por todas a renovação com Jesualdo Ferreira.

com uma equipa tão jovem, conseguir os resultados que tem sido conseguidos é de louvar - esta gente acredita até ao fim!

hoje, mais uma vitória ao cair do pano, está visto que há muito trabalho mental/motivação de Jesualdo Ferreira no balneário do Sporting.

«onze e sistema oficial de Sporting e Nacional»

um autêntico animal...

...não sei o que será deste jogador até ao final da sua carreira, mas de uma coisa estou certo:

se 'apanha' com Bruno Alves, Pepe, 'um Mozer' no seu tempo, ou até Jorge Costa, ....a 'festa' acabava depressa.

sábado, 27 de abril de 2013

«FC Porto passa a bola ao Benfica»

o FC Porto conquistou mais três esta noite no dragão e devolveu a 'pressão' aos encarnados que fecham a jornada segunda-feira no 'caldeirão' dos barreiros.

ao FC Porto já só faltam três jogos, deslocação na próxima semana à Choupana para jogar com o Nacional, recepção ao Benfica e deslocação à capital do móvel para defrontar o Paços de Ferreira na última jornada.

ao Benfica, segunda-feira no Funchal com o Marítimo, recepção ao Estoril, deslocação ao Dragão e para finalizar, o Moreirense na Luz.

«onze e sistema oficial de FC Porto e Setúbal»

«Scolari bastante irritado no último jogo da selecção»

o sistema já não engana Luís Filipe Vieira...

...e Bruno Carvalho também já o percebeu durante esta semana,... na ausência de declarações de Vieira sobre a arbitragem do passado domingo.

há já vários anos que o dito 'sistema' tem certas e determinadas estratégias para arranjar sarilho sempre que as direcções dos dois grandes de Lisboa se aproximam...

...até há quem afirme que quando isso acontece e, ameaça o poder instalado, o  dito 'sistema' arranja forma de nomear árbitros que ajude um e prejudique o outro.

esta tese não teve o sucesso pretendido no passado domingo, a primeira nomeação falhou porque alguém abriu os olhos e teve a sorte (?) em ser beneficiado.

resultado: declarações a quente e novo afastamento entre os rivais da segunda circular poderia ter acontecido!!!

Vieria não foi na cantiga, Bruno Carvalho ainda se 'espantou' mas foi sol de pouca dura!, enfim,... já abriram os olhos!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

sua velhaca !


polémica com árbitro para os Barreiros já começou



através do Blog Novo Geração Benfica

só hoje se soube quem apitaria o jogo do Benfica na Madeira, mas a polémica já estalou sobretudo devido ao comentário na foto.

enfim...sobre isto (comentários em blogues) tenho uma opinião que é esta:
quem administra um blogue sabe perfeitamente como estas situações acontecem e, porquê!.. 



anda tudo nervoso...

António Figueiredo também já "arrotou", mas o que me faz mais confusão são as declarações dos treinadores a quente após os jogos:

Jorge Jesus diz que foi "limpinho"!
(após jogo com o Sporting)

Vítor Pereira, que a grande penalidade e expulsão do jogador portista na final da taça da liga, contra o Braga, "condicionou o FC Porto"!
(após o jogo da final da taça da liga e ontem novamente).

bem, mais grave do que isso, é que passado este tempo tempo, Vítor Pereira veio ontem dizer a mesma coisa.

será que Jorge Jesus na próxima oportunidade vai repetir - " limpinho"?!

(...) ou andam perturbados com o futuro, ou então os plasmas estão adulterados!... alguém lhes mostre os resumos dos jogos em causa.

Capela na Luz: mais "limpinho" não podia ser

confesso que este post em baixo me passou despercebido no blogue do conhecido jornalista do record Eugénio Queirós, mas como fui alertado por um leitor deste blogue, não resisti a partilhar.

confesso que estou boquiaberto com o jogo que o Eugénio Queirós viu.

só o posso interpretar com sentido de humor, não acredito que este post seja na realidade o jogo que o Eugénio assistiu.

É que é mau demais para ser verdade!




BOLA NA ÁREA TV já no ar

O coro de virgens ofendidas já está por aí a cantar.

Mas o que aconteceu foi apenas isto: uma grande arbitragem de João Capela e um grande golo do Benfica.

O resto é conversa da treta só para justificar 37 pontos de diferença e a necessidade mórbida de falar do acessório e não do principal, isto é, de árbitros e não de futebol.

Capela definiu bem cedo um critério largo, ou seja, arriscou falhar algumas faltas em favor da fluidez do jogo. É um critério que normalmente os nossos adeptos aplaudem quando vêem jogos disputados em Inglaterra mas que, está visto, é altamente contestado quando nos toca alguma coisa.

Vamos ver o que aconteceu.

A televisão mostra-nos um lance (Maxi) que podia ter dado origem a uma grande penalidade para o Sporting logo no início do jogo. Falta saber se o penálti era convertido mas essa é outra história.

Capel é um artista ao nível de Mossoró na fabricação de faltas. Não é uma crítica que faço, até é um elogio, pois não é para todos.

Os outros "penáltis" reclamados surgem já na parte final do jogo, quando o Benfica vencia por 2-0, com dois grandes golos, num jogo até aí sem grandes oportunidades do Sporting.

Estes são os factos. O que agora está a acontecer é o folclore do costume. Até Pinto da Costa já se pronunciou sobre a arbitragem do clássico. Faltava apenas esta isenta opinião para ficarmos todos esclarecidos.

PS - Só mais uma coisa. Alguém me pode informar se ainda existe na Luz a capela ali instalada pela esposa de Manuel Damásia, a dona Margarida Prieto?
post daqui

quinta-feira, 25 de abril de 2013

tudo em aberto...

o Benfica perdeu em Istambul perante o Fenerbahçe na primeira mão da meia final da liga europa, mas pior que isso, foi não marcar golos.

há que continuar acreditando que é possível a remontada na Luz.

sem Luisão, Enzo Perez e Lima....não é a mesma coisa, mas o futebol é isto mesmo, ganha quem marca mais golos...

«Jorge Jesus envolvido no sarilho do doping»

depois de Casagrande se ter lembrado de falar no suposto doping no FC Porto, agora foi a vez de um caso antigo com um ex-jogador do Felgueiras do tempo de Jorge Jesus no clube vir para a praça publica.


mas que estranha coincidência...

e,

.... logo dois ou três dias depois de Casagrande tecer declarações polémicas sobre um suposto caso de doping no FC Porto.

essa gente não se enxerga?!..., ao tempo que isso foi dava mas era um belo programa na RTP Memória.

siga para bingo...





(actualização feita às 12h15 de 26/04/2013)
(imagem daqui)

aguardando pelo jogo do Benfica...

....e com receio das 'asneiras' de Jardel!..., enquanto isso, há que desfrutar de coisas bonitas como em tempos idos dizia Artur Jorge!

ah!...na altura que treinou o glorioso, não foi ele que contratou um 'excelente central' - Paulo Pereira?!...
....irmão de um grande jogador que passou pelo Sporting - Silas?!...

mesmo assim, com todas as críticas, conseguiu chegar aos quartos de final da taça dos campeões europeus,...not bad!


Charlize Theron

« onze/sistema provável do Benfica para hoje »

quarta-feira, 24 de abril de 2013

«o futuro treinador do FC Porto já o tinha dito»

alguém em tempos disse:

no futebol, onze contra onze, e no fim ganham os alemães!, nunca esta frase fez tanto sentido como agora...

não sei se o campeonato alemão é o mais forte do mundo como diz o 'futuro treinador do FC Porto', mas que para lá caminha a passos largos, lá isso caminha.

brevemente - e a crise financeira também está ajudando - a premier league e a bundesliga serão os melhores campeonatos para os 'amantes da bola', deixando para trás a liga do país vizinho.

depois dos 4-0 do Bayern de Munique ao Barcelona, ontem, hoje foi a vez do Dortmund aplicar 4-1 ao Real Madrid!



sem palavras...

Cristiano Ronaldo «pronto» para o grande jogo

Imagem partilhada pelo próprio Ronaldo (foto D.R.)
 
Já vem sendo habitual no internacional português, antes dos grandes jogos, numa ação para mobilizar os adeptos merengues: Cristiano Ronaldo colocou uma curta mensagem na sua página pessoal no Facebook, antes do grande jogo de logo à noite. CR7 garante estar «pronto» e puxa pelo Real.

«Pronto para jogar à bola! Hala Madrid!», escreveu Ronaldo, ao lado de uma imagem de si próprio, durante o último treino antes do jogo com o Dortmund, a contar para a primeira mão das semi-finais da Liga dos Campeões, onde o internacional luso será uma das setas apontadas à baliza dos alemães.

Quem passara esta eliminatória vai encontrar o vencedor da meia-final entre o Barcelona e o Bayern Munique. Ontem, na primeira mão, ganharam os alemães. E hoje, como será?

67 passes que não levaram a nada

«O problema do Barcelona é o número de passes. Xavi fez 67 e nenhum deles levou a nada. Nenhuma eficiência», escreveu o holandês no Twitter.
(Seedorf)
realmente aí está mais um que sabe do que fala, para quê tanto passe e tanto "meiinho" se um jogo de futebol ganha-se é marcando golos?!..., e que para isso acontecer é necessário chegar o mais rápido possível á baliza adversária.
claro que este modelo de jogo vai dar para ir jogando com 75% das equipas espanholas, mas com os grandes tubarões da europa, não!

Doping: o que todos sabem, o que ninguém diz



Acho que ninguém tem dúvidas que há doping no desporto. Em todas as modalidades. Por exemplo, por incrível que pareça o bilhar é, em Portugal, uma das modalidades com mais casos de doping.

Não vamos falar de ciclismo pois é uma droga dura.

O doping no futebol português sempre foi um caso tabu. Quase sempre pois a SIC um dia levou uma câmara oculta ao consultório do médico Luís Lourenço e aí garantiu uma série de produtos. O caso foi a julgamento e a SIC condenada. Luís Lourenço é o atual médico do Rio Ave.

Contaram-me um dia um caso de um famoso jogador que até nos treinos se injetava com medo de perder o lugar.

Um dia também experimentei quando almocei no restaurante de uma equipa de futebol. Foi um dia de euforia, embora controlada.

Como se costuma dizer, o doping anda sempre um passo à frente do controlo anti-doping. Não sou eu que o digo mas o homem que, em 1987, foi o médico de Casagrande e que até já pertenceu ao Comité de Anti-Doping da UEFA.

Um conhecido treinador acabou mesmo despedido de um clube depois de uma goleada no estrangeiro. Disseram-lhe que ia haver controlo mas não houve.

Mais tarde, um clube emergente viu um seu jogador ser apanhado só porque o "massagista" estava doente e alguém trocou os frascos.

Jogadores em campo a vomitar, outros a desmaiar...tudo normal, de Felgueiras a Cacela-a-Velha.

Os profissionais chamam-lhe "milho".

Ora, o milho é sempre para os pardais.

Os passarões nunca são apanhados e continuam por aí.
daqui

terça-feira, 23 de abril de 2013

«o jogo do "meiinho" já não ganha jogos»

lá se foi o tiki-taka?!..., não é bem assim, o tiki-taka é que já há muito tempo deixou de ser o principal problema mental (preocupação) dos adversários deste Barcelona.

quando uma equipa deixa de jogar a medo, pressiona mais na frente e, joga solta de preconceitos os resultados aparecem.
hoje foi o Bayern, que é uma grande equipa e não serve de exemplo ao que disse anteriomente, mas o PSG teve oportunidade de confirmar isso mesmo.

isto de jogar ao jogo do "meiinho" no meio campo foi parra que já deu uva.
quando o jogo não corre bem (como hoje), as alternativas para chegar mais perto da baliza e fazer golo, não estão presentes porque não tem rotinas.

está na altura de aperfeiçoar alternativas ao actual modelo de jogo e ter estratégias diferentes.

enfim...o Bayern Munique está de parabéns!

II divisão nacional ao rubro

a II divisão está ao rubro, o Académico de Viseu garantiu no último fim de semana a subida aos campeonatos profissionais, sobre a batuta de um excelente técnico, Filipe Moreira, que, diga-se de passagem, já morreu na praia várias vezes e sempre na última jornada.

na zona norte e no próximo domingo, temos a última jornada com um jogo grande em Chaves...

...a equipa da casa recebe o Ribeirão que tem os mesmos pontos.

O Mirandela liderou durante quase toda a época este campeonato mas deixou-se ultrapassar pelos dois da frente, em especial o Chaves que deu um grande salto desde que João Pinto (o carismático capitão do FC Porto) pegou na equipa.

na zona sul o Farense lidera e joga em casa,...e depende só de si para voltar também aos campeonatos profissionais.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

doping no FC Porto?!

Meu Deus?!...mas o que é isto?

será que não há colega nenhum da época em causa que desminta ou confirme isto?...

um Hino ao futebol no mundo inteiro

na minha opinião, este golo de Lima e a jogada em si construída por Gaitán, é sem dúvida o momento da época até agora, em Portugal e no mundo inteiro - um verdadeiro hino ao futebol.
este jogador tem sido o abono de família deste Benfica, até os comentadores da nossa praça já não falam na falta de um "10" puro na dinâmica atacante deste modelo de jogo de Jorge Jesus.



domingo, 21 de abril de 2013

um jogo destes não merecia arbitragem tão má

o Benfica conquistou os três pontos no derby de hoje contra o rival da segunda circular,... mas não foi assim tão fácil como muitos previam.

1) o Sporting entrou melhor no jogo, aliás, foi quase sempre melhor ao longo de todo o jogo e pode-se queixar da arbitragem de João Capela. 

uma arbitragem caseira com um critério largo, faltas por marcar, muitos amarelos por exibir e dois penalties por assinalar a favor do Sporting - o primeiro até merecedor de expulsão de Maxi Pereira!
se os penalties seriam concretizados em golos? ninguém sabe!

mas que o jogo seria outro com 10 jogadores encarnados em campo disso não duvido, aliás, até o Benfica poderia conquistar os três pontos que ninguém pode provar o contrário...
tal como todos nós sabemos, nem sempre ganha quem merece, mas sim, quem marca mais golos.

2) o Benfica não fez um grande jogo, mas Jesus percebeu que o rolo compressor encarnado hoje não teria sucesso...
...por isso, convidou o Sporting a comandar o jogo e apostou na surpresa do contra ataque, basta ver que o Sporting teve mais posse de bola, mais ataques e até mais cantos.

o segundo golo do Benfica é um hino ao futebol, uma jogada excelente e uma concretização de Lima também ela de louvar.
sem Lima este Benfica não liderava o campeonato.

3) segue na frente do campeonato quem mais tem feito por isso, estão de parabéns!, tal como esta equipa do Sporting também o está pelo que conseguiu jogar e pelo que João Capela deixou jogar.

a arbitragem teve influência directa no resultado? não, mas que condicionou, disso não há duvidas.



«onzes e sistemas ofciais de Benfica e Sporting»

«onzes e sistemas prováveis de Benfica e Sporting»

quando o Sporting foi à Luz entregar o campeonato ao FC Porto

ainda está bem presente na memória de muito benfiquista a vitória do Sporting na Luz por 2-1 a 13 de Abril de 1986.

disputava-se a penúltima jornada do campeonato e o Benfica levava dois pontos de vantagem para o FC Porto que nessa tarde venceu em Setúbal por 1-0 com um golo de Paulo Futre.

na última jornada o Benfica ainda perderia no Bessa com o Boavista por 1-0, mas o título já morava nas Antas.

ainda na mesma época o melhor marcador do campeonato - Manuel Fernandes do Sporting, com 30 golos, não era convocado por Torres para o mundial do México.

cabe na cabeça de alguém? enfim...era o futebol português no seu pior.

em baixo, os vídeos do jogo da Luz e da festa do FC Porto nas Antas na última jornada.

um FC Porto quanto baste...

foi um FC Porto sem dificuldades de maior aquele que se apresentou ontem em Moreira de Cónegos.

Helton evitou por duas vezes ainda na primeira parte que o Moreirense se adiantasse no marcador e mesmo à beira do intervalo Jackson Martinez fez o primeiro dos dragões.

no início da segunda parte mais 2 golos para o FC Porto e a conquista dos três pontos para os azuis e brancos,...que assim sendo, põe mais pressão em cima do Benfica para o jogo de hoje.

sábado, 20 de abril de 2013

«onze/sistema oficial de Moreirense e FC Porto»

o guarda redes titular no Moreirense é Ricardo Ribeiro e não Ricardo Andrade.

o ambiente aquece em Moreira de Cónegos

com o aproximar da recta final do campeonato todos os jogos tem extrema importância, hoje, em Moreira de Cónegos, os da casa querem tentar pelo menos um pontinho para o sonho da manutenção continuar vivo...
....aos visitantes só a vitória interessa para não deixar o Benfica fugir ainda mais.

com o aproximar da hora do jogo a correria é grande rumo ao Comendador Joaquim de Almeida Freitas.


«onze/sistema provável de Moreirense e FC Porto»

um FC Porto motivado

vai ser um FC Porto motivado hoje em Moreira de Cónegos, é a primeira vez desde que o Benfica leva 4 pontos de vantagem que há esperanças nas hostes portistas em ver o rival perder pontos no maior derby lisboeta - para muitos, o jogo do título!

na minha opinião não, nesta fase todos os jogos são importantes e o Benfica em Guimarães praticamente carimbou o título deste ano.


este Benfica que na maior parte do tempo de jogo se apresenta num sistema de ataque baseado num 4-2-4 e até num 3-3-4, é um autêntico rolo compressor, por isso, não estou a ver o Benfica a perder pontos amanhã, mas pode acontecer!

apesar do futebol não ser uma ciência exacta, só um Sporting de outro mundo para tirar pontos aos encarnados...
...com o devido respeito pelo Sporting, ainda há um longo caminho para esta juventude comandada pelo mestre Jesualdo.

ao FC Porto só resta não perder pontos hoje, é um dos jogos mais complicados para os dragões nesta fase.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

é o que faz o Benfica falar em Pedro Proença

pois é caros leitores?!, os dirigentes do Benfica e a maior parte da blogosfera benfiquista sempre se preocupou mais em crucificar Pedro Proença em vez de chamar os bois pelos nomes, ou seja, o verdadeiro culpado dos erros da equipa de arbitragem chefiada por Pedro Proença - Ricardo Santos!

agora, vão levar com ele no jogo do próximo domingo com o Sporting!!!

amanhã faz dois que para a taça de Portugal este senhor em baixo validou um golo do FC Porto na Luz em fora de jogo....

e,

...na época passada foi dele também o maior erro de arbitragem na época inteira - validando o golo de Maicon também em fora de jogo nos instantes finais que deu os três pontos ao FC Porto quando a divisão de pontos teria sido o mais indicado.

enfim...o que eu gostava era que domingo não se falasse de arbitragem após o jogo, muito menos deste pássaro!


Recandidatura de Pinto da Costa oficializada

Pinto da Costa (foto ASF)
Recandidatura de Pinto da Costa oficializada
 
A recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto foi esta sexta-feira oficializada, com a entrega da documentação a ser feita por Fernando Cerqueira, líder da comissão de apoio.

«Enquanto estiver lúcido e em condições físicas, Pinto da Costa poderá contar sempre com o apoio desta comissão», garantiu Fernando Cerqueira.
A documentação entregue nos serviços do clube contava com 23.735 assinaturas e 92 cartas de apoio de delegações e casas do FC Porto.

Pinto da Costa é presidente do FC Porto desde 1982 e agora, com 74 anos, prepara-se para o seu 13.º mandato.

boquiaberto!

quase no Benfica e vai acabar no FC Porto

esta é uma daquelas notícias postas a circular que dá a entender que o Benfica está interessado no jogador e, de seguida, o jogador assina pelo FC Porto!
vai uma aposta?!...

briosa em risco de descer...

o Braga - Académica de hoje marca a estreia de Sérgio Conceição ao leme dos estudantes depois do despedimento de Pedro Emanuel em pleno balneário após o último jogo.

confesso que fiquei surpreso com esta atitude - não é que não esperasse isso e muito mais do presidente da briosa - , e não me parece que Sergio Conceição em 5 jornadas consiga evitar a despromoção.

aliás, não acredito que esteja no banco os jogos todos, para variar será expulso rapidamente do banco de suplentes.
...não é defeito, é feitio!!!

sensato teria sido manter Pedro Emanuel até ao fim - já provou que é um excelente treinador!

Juninho Pernambucano perde a cabeça

O encontro entre os Red Bulls e o Kansas City tinha entrado já em período de descontos quando o guarda-redes visitante decidiu perder tempo, uma vez que a sua equipa vencia por 1-0.

Juninho Pernambucano avançou para a bola, que estava a meio da área, e rematou-a contra Jimmy Nielsen, que caiu prontamente no relvado.

 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

treino do Moreirense antes de receber o FC Porto (vídeo)

excerto de um dos últimos treinos do Moreirense de Augusto Inácio antes de receber o FC Porto:



antevisão do Benfica - Sporting por Rui Tovar (vídeo)

Jesualdo melhor do que Jesus

O dérbi entre Benfica e Sporting joga-se este domingo, a partir da 20:15, no Estádio da Luz, correspondente à 26.ª jornada da I Liga.

Jesualdo melhor do que Jesus
O dérbi de domingo, entre Benfica e Sporting, a contar para a 26.ª jornada da I Liga de futebol, vai proporcionar o 15.º embate entre Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, num historial dominado pelo atual treinador "leonino".

Nas 14 partidas que colocaram frente a frente os dois experientes técnicos, o "professor" somou o dobro dos triunfos alcançados por Jesus (oito contra quatro), num percurso que regista ainda dois empates.

O último encontro entre ambos aconteceu há cerca de três anos, na penúltima ronda da I Liga 2009/10, a primeira de Jorge Jesus no Benfica e a última de Jesualdo Ferreira no FC Porto.

Os portistas, já afastados do título, receberam o rival e venceram por 3-1, com golos de Bruno Alves, Farías e Belluschi, adiando a festa benfiquista para a semana seguinte.

No entanto, o saldo dessa época acabou por ser favorável a Jorge Jesus, já que antes desse clássico, o Benfica tinha batido os "azuis e brancos" na primeira volta (1-0) e na final da Taça da Liga, no Algarve (3-0).

Assim como no último embate oficial entre ambos, o primeiro também pendeu para o lado do agora
técnico "leonino", no decorrer da temporada 2003/04 e logo num "fervoroso" dérbi minhoto.

Em dezembro de 2003, o Sporting de Braga, comandado por Jesualdo Ferreira, recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, de Jorge Jesus, por 2-1, com tentos do sueco Soderstrom e do brasileiro Wender, de nada valendo o golo tardio de Marco Couto.

Quatro meses depois, no encontro da segunda volta, o lateral esquerdo Rogério Matias ofereceu a Jorge Jesus o primeiro dos quatro triunfos sobre Jesualdo Ferreira, ao apontar golo solitário da vitória vimaranense (1-0).

O reencontro só sucederia mais de um ano depois, em maio de 2005, na última jornada da I Liga 2004/05, já com o técnico benfiquista ao leme do Moreirense, que recebeu e bateu os bracarenses por 2-1, naquela que foi a última vitória de Jesus, até rumar à Luz.

Durante esse período, Jorge Jesus apenas alcançou dois empates, ao serviço de Belenenses (2007/08) e Sporting de Braga (2008/09), em contraste com os seis triunfos de Jesualdo Ferreira, primeiro ao serviço dos bracarenses e, depois, pelo FC Porto.

O 15.º capítulo deste historial tem lugar domingo, a partir da 20:15, no Estádio da Luz, com o dérbi entre Benfica e Sporting, da 26.ª jornada da I Liga.

o FC Porto não dorme

como sempre, o FC Porto não anda a dormir.
aí estão dois reforços com uma margem de progressão excelente e, portugueses!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mourinho de volta ao Chelsea



A "bomba" foi largada numa palestra interna do Real Madrid, em que Mourinho discursou perante 56 treinadores das camadas jovens do clube.

A certa altura, já depois de ter dito que não será treinador do Real Madrid na próxima época o português sacou de uma fotografia do autocarro do Chelsea a passar no meio de uma multidão, durante os festejos de um dos títulos conquistados pelos blues.

Perante o espanto da plateia, Mou apontou para a foto e disse:
"É neste autocarro que eu estarei na próxima época."
excerto daqui

Mourinho de volta ao Chelsea, finalmente!, os dirigentes do Real Madrid podem sempre promover Sergio Ramos, Casillas e Sara Carbonero a treinadores na próxima época.

Atsu não quer renovar e Tottenham mostra interesse

O Daily Mirror avança, esta quarta-feira, com o interesse do Tottenham Hotspur em Cristian Atsu, extremo ganês do FC Porto, que terá ainda o Everton e o Sunderland na lista de interessados.



©Catarina Morais
De acordo com o jornal inglês, os spurs, treinadores por André Villas-Boas, estão mesmo a preparar uma oferta concreta para apresentar ao FC Porto pelo internacional ganês, de 21 anos.


O facto de Villas-Boas já ter trabalhado com o extremo no Dragão é visto como um factor vantajoso para o Tottenham nesta corrida a três, sendo que os argumentos financeiros do emblema londrino também são maiores do que os do Everton e Sunderland.

Atsu, recorde-se, tem uma cláusula de 10 milhões de euros e um contrato válido até junho de 2014. Nas últimas semanas percebeu-se que o ganês não está muito interessado em renovar o vínculo com os dragões que, dessa forma, devem mesmo permitir a saída em junho por forma a realizar algum encaixe financeiro.
daqui

terça-feira, 16 de abril de 2013

«Mourinho passa-se da tola com um dos suplentes»


Mourinho: “Me podéis explicar de una puta vez... por realmadridplay

Manuel José quer que o Benfica ganhe o derby



O treinador deixou claro o desejo de ver uma vitória dos encarnados frente ao Sporting. "O FC Porto que fique na expetativa", atirou.

Manuel José abordou o clássico entre Benfica e Sporting e deixou um desejo: espera que os encarnados vençam.

O treinador foi questionado sobre a expetativa que o FC Porto tem em ver concretizado um resultado inverso.
"Então o FC Porto que fique na expetativa que eu quero que o Benfica ganhe", declarou, à margem do IX Congresso Internacional do ISMAI.

"Um Benfica-Sporting é sempre um jogo emotivo. Normalmente a equipa da casa é favorita.
Será o jogo de honra para o Sporting, que tem vindo a melhorar a nível organizacional.

Se o Benfica ganhar passa a ter um pé sobre o título nacional. Tem mais credenciais que o Sporting.

Souberam gerir o esforço contra o Paços de Ferreira, estão motivadíssimos, jogam bem e por isso espero que o Benfica ganhe", vincou o treinador.

Sobre Carlos Queiroz:

"Só dou boleia a quem gosto e não gosto de Carlos Queiroz"
Treinador garante estar tudo bem com Paulo Bento, depois das críticas ao estágio da Seleção antes do Europeu.

Já com Carlos Queiroz...

Manuel José marcou presença no IX Congresso Internacional de Futebol no Ismai e numa conversa com os jornalistas voltou a falar sobre as críticas que deixou à Seleção Nacional no estágio antes do Europeu.

O treinador garante estar tudo bem com Paulo Bento, também presente no evento, mas Carlos Queiroz continua a não ser bem visto.

"Não tenho nenhum problema com Paulo Bento, já tive oportunidade de o cumprimentar hoje.

Nessa altura emiti a minha opinião e só lamento a forma agressiva como o fiz.

O meu objetivo era ajudar a seleção e o Carlos Queiroz só quis apanhar boleia mas não dei.
Só dou boleia a quem gosto e não gosto de Carlos Queiroz.

Aquilo era de facto um circo e a verdade é que depois fizemos um grande Europeu", declarou Manuel José.

daqui

segunda-feira, 15 de abril de 2013

valeu pela qualificação

o Benfica ao empatar hoje a uma bola em casa com o Paços Ferreira garantiu a presença na final da taça de Portugal.
recorde-se que no jogo da Mata Real o Benfica já tinha ganho por 2-0.

em relação ao jogo de hoje não vale a pena dizer muito - foi fraco demais para ser verdade!, salvou-se o Paços de Ferreira que sai da taça de Portugal com a cabeça levantada, afinal de contas não é todos os dias que se empata na Luz.

nove anos é muita fruta

já foi há quase nove anos que o Benfica conquistou a sua última taça de Portugal e, logo frente ao FC Porto de Mourinho que tinha acabado de se sagrar campeão nacional e ainda venceria a champions league.

hoje, frente ao Paços Ferreira certamente que Jorge Jesus apresentará a melhor equipa em campo para evitar surpresas de última hora.

é importante para o Benfica vencer novamente uma taça de Portugal - nove anos é muita fruta!...

domingo, 14 de abril de 2013

calor chegando...



 

Miguel Veloso processa o pai?!...

uma autêntica bomba esta notícia, não é novidade para ninguém que Veloso pai fora de campo sempre foi um mulherengo, aliás, existe mais um filho desta antiga glória benfiquista fora do casamento que em tempos nunca tinha sido reconhecido - também ele jogador de futebol.
agora, esta trapalhada nos negócios ninguém merece...

espero bem que tudo se resolva, é triste estas cenas entre pais e filhos.

adeptos irritados correm atrás dos jogadores

uma cena algo caricata e lamentável aconteceu hoje com o AEK de Atenas:
os adeptos ficaram irritados com o golo do adversário ao minuto 87 e decidiram invadir o relvado.


Ferguson: «Falcao? Vocês acreditam mesmo nisso?»

Alex Ferguson reagiu de forma descontraída às notícias que dão conta de negociações entre o Manchester United e o At. Madrid para a transferência de Radamel Falcao para Old Trafford.

«Falcao é um grande avançado e é lógico que as grandes equipas estejam interessadas nele. Não me surpreende.
Mas vocês acreditam realmente nisso? Fico espantado por me colocarem essa pergunta», disse o escocês do United.

O ex-avançado do FC Porto é um dos jogadores mais cobiçados no mercado europeu, com vários clubes a surgirem como possíveis destinos do colombiano.
Para além do Manchester United, também o Manchester City, Chelsea e Real Madrid têm Falcao na lista para a próxima época.
daqui

sábado, 13 de abril de 2013

o encarnado vai predominar nesta época

o Braga conquistou a sua primeira taça da liga e, por uns tempos, José Peseiro deixa de ser um pé frio,...e deixou de o ser frente a um Vítor Pereira com mau perder ao afirmar que a expulsão de Abdoulaye e o penalty são injustos.

não vou entrar por aí... mas gostava de ver Vítor Pereira analisar o lance em que o mesmo Abdoulaye leva o primeiro amarelo.
enfim...mau perder é o que é! o Braga foi melhor e o resultado em si peca por escasso.

este FC Porto não arranjou soluções durante toda a época para substituir jogadores como Moutinho, Fernando e Lucho...
...não houve banco no dragão (médios, especialmente) esta época para fazer rotatividade.

de quem é a responsabilidade para tal facto?
acho que neste aspecto não pode ser o treinador o único culpado, não acredito que um treinador de futebol profissional elabore um plantel tão mal elaborado.

áh!, e ainda há o caso Liedson por explicar?!... retaliação de Vítor Pereira com alguém da estrutura?

Vítor Pereira não pediu Liedson?!..., só pode ser isso!

«onze/sistema provável de Braga e FC Porto»

os treinos de Joaquim Meirim na década de 70 (vídeo)

uma grande final entre Boavista e FC Porto

foi há 20 anos mas parece que foi ontem, na primeira mão nas Antas o FC Porto tinha perdido por 1-2 e na segunda mão no Bessa não foi além de um 2-2 final, com a supertaça a ficar em casa dos axadrezados.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Recordações do ídolo António Oliveira

Aos 15 anos começou a jogar nas camadas juvenis do FC Porto e aos 17 já treinava com a equipa principal dos dragões, consolidando o nome Oliveira como uma das estrelas máximas do desporto nacional. Aos 26 anos já era um futebolista conceituado e cobiçado na Europa.

São histórias deliciosas e intermináveis que conhecemos, mas que são recordadas pelo próprio sem saudosismo. “O sucesso é uma coisa efémera, as pessoas não podem estar amarradas ao passado. Eu, por exemplo, entendo, que quem fica muito agarrado ao passado nem sequer deve ter direito ao futuro, temos que seguir a vida” refere enquanto nos mostra troféus que simbolizam uma vida de glória.

Foi um génio enquanto jogador e como treinador também deixou a sua marca e triunfos, passando a figurar no top 100 da primeira década do século XXI, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol. Está na 92ª posição, surgindo ao lado de treinadores como José Mourinho, Alex Ferguson, Vicente Del Bosque ou Fábio Capello. Foi também presidente do FC Penafiel, a sua terra natal, de que tanto se orgulha.

António Oliveira só sabe fazer as coisas com paixão e empenho, porém diz que não é “sequer comparável” o prazer de se jogar à bola ao de se ser treinador: “Jogar futebol e ser treinador de futebol é a mesma coisa que comparar um pintor ao galerista que vende a tela. É completamente diferente o estado de espírito, a visão, a vivência, o prazer, ou a felicidade que cada atividade nos proporciona. Ser futebolista é muito mais, incomensuravelmente muito mais…não é comparável. Jogar futebol é uma arte que só está ao alcance de alguns. Treinar, já pode ser uma coisa acessível a todos, é uma questão de estudo, método e liderança”.

Honrou sempre as camisolas dos clubes que representou, mas é um amante confesso do FC do Porto e é com entusiasmo que nos mostra, no meio de tantas recordações, as chuteiras com que jogou no estádio das Antas, na época 1977/78, com as quais fez os dois primeiros golos contra o Barreirense, no último jogo, que os sagrou "campeões nacionais depois de o FC Porto ter estado 19 anos, sem ganhar qualquer título”.

Das adversidades, Oliveira costuma criar oportunidades. Foi o que aconteceu quando foi diagnosticado cancro da mama à sua mulher, Ivete Oliveira, foi tirar a licenciatura de Direito na Universidade Católica do Porto. “Foi um desafio que coloquei a mim mesmo. Essa era uma vontade dos meus pais e uma vontade minha, que nunca tive oportunidade de concretizar porque o futebol sobrepunha-se a tudo, era completamente obstinado pelo futebol e não queria saber de mais nada. Depois de a Ivete ter aquele problema de saúde, fiquei um bocado desprevenido, queria estar disponível para a apoiar e pensei de como poderia aproveitar o resto do tempo. Já tinha feito um pós-graduação em gestão desportiva, na Universidade Católica, também já tinha feito dois ou três níveis de restauro e arte e pensei: E se eu fosse valorizar-me e fazer a vontade (pós morte) aos meus pais? Fiz o exame que tinha a fazer na universidade e matriculei-me. Ao fim de quatro anos e meio tinha o canudo. Foi interessante porque conheci pessoas que se não estivesse a estudar não teria acesso a elas, nem teria a honra de as conhecer, valorizei-me e estou muito feliz por o ter conseguido. Cheguei a matricular-me no mestrado, inscrevi-me na ordem, mas por razões de tempo ainda não tive oportunidade de concluir esses dois projetos que tenho em mente”.

O futuro passa pelo futebol? “Essa questão podia ser pertinente, mas a verdade é que nunca saí do futebol. Não penso nessas coisas. Tenho ideia de coisas que quero fazer, não são coisas para fazer a longo prazo, acho que isso é um tremendo erro, gasta-se muita energia a pensar naquilo que por vezes nem sequer é verossímil. Gosto de programar coisas que sejam práticas, exequíveis, que me tragam a mim e às pessoas com quem eu convivo, felicidade”, concluiu António Oliveira que se mantém como comentador desportivo na Bola TV e escreve às sextas-feiras artigos de opinião para o Jornal Record.


Fotos: José Gageiro/Estúdio da Baixa