sexta-feira, 31 de agosto de 2012

« um avançado de outro mundo »

confesso que não dá para entender como é que o melhor avançado da europa não tem lugar no Real Madrid ou no Barcelona, para já não falar num grande de Inglaterra.
Falcao demonstrou hoje (mais uma vez) que é jogador de "outro planeta"

os escolhidos do técnico português

aqui fica a lista de jogadores convocados por Paulo Bento para os primeiros dois jogos de qualificação para o Mundial-2014.

Portugal estreia-se a 7 de Setembro, frente ao Luxemburgo, no Estádio Josy Barthel, às 19.45 horas, recebendo o Azerbaijão, dia 11, no Estádio Municipal de Braga, às 20.15 horas.

Guarda-Redes: Beto, Eduardo e Rui Patrício;

Defesas: Bruno Alves, Fábio Coentrão, Miguel Lopes, João Pereira, Pepe, Nuno André Coelho e Ricardo Costa;

Médios: Carlos Martins, Custódio, João Moutinho, Manuel Fernandes, Miguel Veloso, Raul Meireles e Ruben Micael;

Avançados: Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga, Nani, Pizzi, Nélson Oliveira e Varela.

Javi García já é jogador do City

o médio defensivo do Benfica Javi Garcia já é jogador do City.


Está confirmada a transferência do médio Javi García para o campeão inglês, o Manchester City. O jogador espanhol deslocou-se ao início da tarde desta sexta-feira no Estádio da Luz para se despedir de Luís Filipe Vieira, presidente do clube encarnado.

Os valores envolvidos no negócio ainda não são oficialmente conhecidos, mas devem estar próximos da cláusula de rescisão, ou seja, devem rondar os 30 milhões de euros.

Javi García deve viajar ainda hoje para Inglaterra, a fim de realizar os habituais testes médicos, para depois firmar um contrato com o clube do Etihad, ao que tudo indica válido para as próximas quatro temporadas.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sporting de mão cheia

O Sporting qualificou-se para a fase de grupos da Liga Europa com uma goleada de 5-0 aos dinamarqueses do Horsens, em partida da segunda mão do play-off.
Os golos leoninos foram apontados por Wolfswinkel (2), Kortegaard (autogolo), Carrillo e Elias.
daqui

o futebol português está ao rubro...

conhecido o sorteio da champions já anda por aí muito pessimista, mas não vejo razão para tal.

temos FC Porto, Benfica e Braga na fase de grupos da champions league;
Académica, Marítimo e Sporting (*) na fase de grupos da liga europa;
uma selecção que acabou de fazer um brilharete no europeu;
um treinador e jogadores que são dos melhores do mundo como ontem se veio a provar (mais uma vez) no Bernabéu...

bolas?!..., meus amigos: somos um país pequenino mas damos que falar por esse mundo fora...
...pelo menos o futebol dá-nos essas regalias.

Ah!, Ronaldo não foi eleito o melhor jogador da UEFA?
Paciência, acho que Iniesta também merecia e é bom não esquecer que a vitória no euro 2012 provavelmente ajudou a que essa escolha fosse feita.

(*) não acredito que o Sporting fique hoje pelo caminho, mas...um jogo de futebol quando se inicia são 11 de cada lado, duas balizas e uma bola.

Moutinho pode estar a caminho do Tottenham

Afinal, João Moutinho ainda é objetivo do Tottenham de André Villas-Boas. Depois da contratação do belga Moussa Dembelé, ao Fulham, especulou-se que o médio do FC Porto teria saído da mira dos 'spurs', mas o internacional português poderá, na verdade, estar a caminho de Inglaterra.

Alguma imprensa inglesa adianta que Moutinho está perto de assinar contrato com o Tottenham, avançando com um alegado acordo alcançado com o FC Porto por verbas da ordem das 24 milhões de libras (cerca de 30 milhões de euros). Os dois clubes terão estado reunidos, na quarta-feira à noite, para negociarem o médio, depois de consumada a transferência de Luka Modric para o Real Madrid, por 33 milhões de libras (quase 42 milhões de euros).
daqui

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mourinho desceu rápido demais aos balneários

o Real Madrid conquistou a supertaça de Espanha numa primeira parte excelente de ambas as equipas, os catalães chegaram ao intervalo a perder por 2-0 e com menos um jogador, expulsão de Adriano.
na segunda parte o Barcelona ainda reduziu para 2-1 mas o futebol praticado por ambas as equipas nunca mais foi o mesmo da primeira parte, mesmo assim a indefinição em torno do resultado foi até ao último apito do árbitro da partida.

curiosidades: Mourinho desceu aos balneários logo após o apito final. será que esta notícia tem algum fundamento e foi a razão para tal desaparecimento? mais tarde se saberá...


« onze/sistema oficial de Real Madrid e Barcelona para hoje »




« onze provável de Real Madrid e Barcelona »


Sporting refém de Sá Pinto e das claques (e um brinde)

 
O Sporting continua amarrado.

Amarrados aos problemas de financiamento.

Amarrado também a Sá Pinto.

O treinador leonino sabe com quantos paus se faz uma canoa e percebeu que Alvalade é um cemitério de treinador.

Repare-se no ritual que o popular Sá instituiu no final dos jogos, obrigando a equipa a agradecer às claques que minutos antes chamavam palhaços aos jogadores.

Ricardo, dito coração de leão, tem margem para errar pois as claques estão do seu lado.

Godinho Lopes e seus pares vão sentir muitos problemas quando perceberem, se é que já não perceberam, que a solução técnica não passa por Sá Pinto.

Quando um treinador ultrapassa a sua área de competência dá nisto. Mas é algo que se entende.

No fim de contas, José Mourinho só não foi treinador do Sporting porque a Juve Leo não quis.

Entretanto, cá fica algo realmente animador: a misse Gil Vicente de setembro:

























daqui

ui...mas que grande banhada?!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Udinese-Sp. Braga, 1-1 (4-5 g.p.) (crónica)

Uma partida tremenda, numa montanha russa de emoções de futebol no Friuli, em Itália, onde o Sp. Braga acabou por garantir a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. A brincadeira de Maicosuel, nos penalties, custou 8 milhões de euros à Udinese, mas lançou a formação portuguesa para mais uma brilhante epopeia europeia. Depois de Sevilha, há Udine, depois de Mateus e Lima, há Ruben Micael, o homem que mudou o jogo e a eliminatória a favor dos minhotos. Portugal volta a ter três equipas na Liga dos Campeões!

Os minhotos pisaram o relvado em desvantagem, trazida de Braga por esse golo de Dusan Basta. Ainda assim, o ascendente inicial foi todo para a equipa de Peseiro. E refira-se o nome do treinador porque o Sp. Braga apresentou-se com posse de bola, circulação, como o técnico prometera fazer, quando chegou ao Minho.

Essa capacidade minhota em ter a bola levou o Sp. Braga para junto da área italiana. Era preciso recuperar o que se perdera em casa e logo aos 9 minutos Lima estava na cara de Brkic, isolado por um passe mágico de Mossoró. Brkic aparecu pela primeira vez na noite e evitou o golo bracarense. Uma imagem que ia ser constante durante todo o encontro.

O desperdício de Lima teve consequências. Com italianos, o preço a pagar por aquele minuto 9 foi previsível. Dusan Basta invadiu a área de Beto, quando havia domínio minhoto, deu um pontapé para trás das costas e, ao fundo, ao segundo poste, Armero fez o 1-0, de cabeça. Havia 25 minutos e até final do primeiro tempo nunca mais se viu as cores minhotas por cima do encontro.

Era preciso tombar o gigante

Era preciso reanimar a equipa. Dar-lhe fôlego, não deixá-la ficar ligada à máquina, porque um golo no Friuli deixava tudo igual. Peseiro tirou Ruben Amorim e lançou Micael. E o segundo tempo foi encarnado e branco, com o madeirense a ficar debaixo de todos os holofotes do Friuli.

O segundo tempo foi soberbo! Braga ao ataque, Braga com a bola. Bola para a esquerda, bola para a direita, italianos a correrem atrás dela. E Salino atirou à entrada da área, para fora; seguiu-se um pontapé de Viana, que Brkic defendeu de forma impressionante; outro de Viana para fora...

Até que surgiu Armero na cara de Beto! O colombiano teve tudo para marcar, mas deu um valente pontapé na relva e a Udinese acabou ali, ao minuto 58. Num tropeço. Bom, não acabou verdadeiramente, porque o golo minhoto só surgiu aos 71 minutos. Pelo meio, Brkic! Sempre ele. Tentou muita gente: Alan, Ismaily, outra vez Viana. O sérvio era um gigante na baliza.

Mas os gigantes também caem. Mossoró rompeu pela área, foi tocado, decidiu continuar a jogar e atirou. Brkic defendeu, mas a insistência de Mossoró derrotou o sérvio. Bola na área e Micael a aparecer para um cabeceamento de glória, a empatar a eliminatória! Por fim!

A Udinese acordou do choque, mas nem por isso assustou, até final dos 90. O Braga foi sempre mais equipa e nem se importou com a possível tradição transalpina. Viana, Custódio, Micael e Mossoró deram a importância de um encolher de ombros a esse cinismo italiano e continuaram a levar jogo até à área de Brkic, para lá do tempo regulamentar.

O prolongamento teve uma grande ocasião, que foi minhota. Lima não chegou a um passe de Micael e Beto afastou com um tremendo chuto o perigo maior causado pelos italianos. Sem golos, vinham os penalties.

Hvaia fé em Beto, habituado a decidir estas questões. Mas houve um brasileiro que tentou uma brincadeira que custou milhões à Udinese e deu o ouro a Ruben Micael. Beto sorriu com o «Panenka» de Maicosuel, que só teve de segurar com um sorriso, como quem segura ao colo um bebé. Depois, a decisão foi para Micael. No último pontapé, no último sopro, o madeirense que tiha saído do banco atirou o Sp. Braga para junto das principais equipas da Europa. E é lá que merece estar, porque pelo menos em alma é tão grande quanto elas. Que ninguém duvide.
daqui

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

domingo, 26 de agosto de 2012

um Benfica de mão cheia...

...beneficiando, é certo, de jogar com mais um elemento a partir dos 8 minutos, o Benfica partiu para uma vitória fácil.
um jogo que deu para tudo, até para um adversário pedir a camisola a um dos seus ídolos durante o jogo.


Scolari irritado

Palmeiras está aflito, perdeu com o Santos e o ex-selecionador de Portugal ironiza
O Palmeiras voltou a perder no Brasileirão e o treinador Luiz Felipe Scolari renovou críticas à arbitragem.
O ex-selecionador de Portugal ficou irritado com os juízes que dirigiram o encontro com o Santos, que Neymar resolveu com dois golos. Felipão mostrou insatisfação, com o Verdão a poder terminar a primeira volta nos lugares de descida.

«Para o Palmeiras, seria boa a minha saída no fim do ano, aí, algumas coisas fora do futebol poderiam ser ajeitadas», começou por dizer Scolari, após o encontro. «Só que os árbitros vão sentir falta de mim», ironizou o técnico.

«É a 50ª vez que acontece algo contra o Palmeiras, então, é melhor que eu diga isso de uma vez por todas, para que eles (árbitros) fiquem felizes para o resto da vida», acrescentou Felipão, citado pela Globoesporte.

«Mas eles têm de definir se vão prejudicar A, B ou C, porque há equipas que basta prejudicar uma vez e muda tudo. O Palmeiras é prejudicado dez vezes e não muda nada», atirou o treinador.

O confronto deste sábado serviu também de comparação para Scolari, que concluiu a argumentação. «O Santos tem o Neymar, mas posso dizer que o Palmeiras tem Valdivia. É só assinalar as mesmas faltas que são cometidas sobre o Valdivia, só.
A diferença às vezes é de critério. Podemos não ter jogadores tão exponenciais, mas temos bons, e um ou dois que podem fazer a diferença.
Mas só se alguém olhar lá de cima e ver que os nossos são iguais aos outros que andam por aí.»
daqui

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

o defesa lateral esquerdo do Benfica

já aqui escrevi que se houver paciência com Melgarejo o Benfica poderá ficar bem servido no lado esquerdo da sua defesa, não digo que seja um novo Coentrão mas este rapaz pode muito bem servir os interesses dos encarnados.

vem este post a propósito da provável não convocatória do rapaz para Setúbal, não sejámos ingénuos - JJ está a proteger o rapaz tal como fez com Coentrão.

o jogador do Real Madrid também sentiu muitas dificuldades nos primeiros tempos, no segundo jogo oficial, curiosamente frente ao Braga (o primeiro foi com o Nacional, na luz, vitória por 6-1) Coentrão ouviu muitas críticas depois da derrota no minho por 2-0.
curiosamente, no jogo a seguir JJ decidiu poupá-lo contra o Everton - liga europa - , e foi apostando em César Peixoto intercalando com Coentrão.

sabem quando é que Coentrão garantiu a titularidade em definitivo no Benfica?

foi na 15ª jornada num Rio Ave - Benfica!, leram bem, a meio do campeonato meus senhores.
o resto da história do caxineiro é conhecida por todos nós.

marés vivas


e o Hulk não quer ir para a Rússia..

não conheco nem tive acesso por nenhuma fonte à personalidade de Bellushi, mas acho estranho um jogador desta qualidade ir parar ao Bursaspor . só pode ser por factores extra futebol que este argentino não fica num clube de nomeada.

como também acho estranho que seja só os euros que façam com que Hulk possa seguir para a Rússia, o jogador já fez saber que quer ir para Inglaterra. e agora, como resolver isto?

No YouTube não se ganham campeonatos

Há 30 anos que Pinto da Costa é presidente do FC Porto.

No Benfica, Luís Filipe Vieira prepara-se para assinalar o seu 9.º ano na tal cadeira de sonho.

No FC Porto, Pinto da Costa ganhou as primeiras eleições concorrendo sozinho. Afonso Pinto Magalhães desistiu da corrida a meio da campanha. Depois, o líder e criador dos dragões apenas teve um adversário: o médico Martins Soares, que avançou duas vezes e acabou com meia dúzia de votos.

Vieira só teve um adversário também. Bruno Carvalho foi à luta, até fretou um avião para se apresentar aos jornalistas mas acabou também goleado. Como não desanimou, viu o Benfica alterar os estatutos e desta vez não se pode apresentar a sufrágio pois ainda não tem 25 anos de filiação clubística, embora seja maior e, presumo, vacinado.

Diga-se o que se disser, nos clubes de futebol há uma certa tendência coreana que é difícil contrariar. Quem se apanha lá em cima só por desistência entrega o ceptro. Pratica-se uma política de terra queimada que desanima qualquer pretendente. Há toda uma máquina montada no sentido de perpetuar no poder os senhores feudais da nossa bola, que contam com as respectivas mesnadas, propaganda q.b. e também com a falta de capacidade crítica dos chamados "associados". Por falar neles, será importante perceber que cada vez mandam menos. São os grandes "acionistas" que impõem a lei, ou seja, os bancos que suportam passivos astronómicos na certeza de que, sobretudo no caso do FC Porto, a venda de dois ou três jogadores por norma resolve possíveis problemas.

Pinto da Costa será presidente enquanto quiser.

Luís Filipe Vieira ainda não atingiu este estatuto mas para lá caminha, ele que esta época ainda tem uma muralha atrás da qual se pode defender. Se as coisas voltarem a correr mal, a porta é a serventia da casa para Jorge Jesus.

Ou seja, Pinto da Costa pode ser visto como uma espécie de monarca que até se pode dar ao luxo de indicar o seu sucessor.

Quanto a Luís Filipe Vieira, pelo menos já conquistou a vassalagem de alguns dos seus potencias inimigos.

As guerras ganham-se não apenas no campo de batalha.

A glória, essa, já é outra coisa.

Só a História um dia nos irá dizer quem é que com ele se pode cobrir, embora o líder e criador dos dragões já possa vestir hoje o fato de mito vivo nos largos dias que têm os seus 30 anos de presidência de um clube que nas últimas três décadas virou o rumo da história do futebol português, colocando na cidade do Porto a capital do reino e deixando para Lisboa apenas a sensação de que os outros também podem ser campeões, sobretudo depois de o tal clube que alguns diziam ser apenas um rotunda ter sido sacrificado a propósito de uma investigação aos jogos do Gondomar. Uma tábua de salvação à qual LFV se tem tentado agarrar quando sente o chão a fugir-lhe debaixo dos pés.

O Apito Dourado, afinal, não passou de um fait-diver. Ficamos todos a saber que há fruta para dormir e árbitros com problemas sentimentais.
Mas está mais que visto que no YouTube não se ganham campeonatos.
daqui

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

«onze/sistema oficial de Barcelona e Real Madrid»




« o onze/sistema oficial do Sporting para hoje »

Mourinho a querer passar os outros por parvos

hoje é dia grande para o futebol espanhol, o primeiro clássico disputa-se  em camp nou e José Mourinho já veio desvalorizar o jogo em causa - 1ª mão da supertaça.
pois é, quando se pressente que a coisa pode correr mal é um tal desvalorizar a competição, realmente sem Pepe é um pouco assustador jogar contra o Barcelona.
se com a equipa completa já é um vê-se-te-avias, imagina-se como será sem algumas peças do xadrez.
enfim..., vamos ver como corre, não é por isso que vou deixar de torcer pelo Real, espero que consigam travar a rapaziada da Catalunha.
Hala Madrid!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Peseiro e as vitórias morais

continuo na minha, tal como afirmei no último parágrafo deste post - cheira-me que este Braga vai fazer uma época fraquinha.
isto de "vitórias morais" parece que está colado ao melhor da personalidade de José Peseiro, por vezes um futebol bonito...mas.... quanto a títulos...nada!

espero bem que a fase da carreira em que foi adjunto de Carlos Queiroz não o continue a afectar...

há gente que ainda não percebeu que para se ganhar jogos é necessário marcar mais golos que o adversário.

« o onze/sistema oficial do Braga para hoje»


Rui Santos põe a pata na poça

neste artigo escrito por Rui Santos sobre a fraca qualidade do futebol praticado na primeira jornada, o  comentador do tempo extra põe a pata na poça pelo menos duas vezes:

1) ignora o excelente jogo Beira-Mar vs Académica que ficou 3-3, depois dos aveirenses conseguirem o 3-0 e com mais 1 jogador em campo permitiram que os estudantes fizessem  3 golos - empate a 3 foi o resultado final.

2) diz ainda Rui Santos:
se alguém tem dúvidas sobre essa bipolarização basta consultar o mapa de títulos de campeão nacional dos últimos 20 anos:

FC PORTO - 15;
BENFICA - 3;
SPORTING - 2;
SP. BRAGA- 0

pergunto eu: e o Boavista? não foi campeão?
enfim..., o homem de vez em quando dá cada patada que mete dó?!...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um Ronaldo paraguaio a aprender a ser Coentrão

Aposta. Jorge Jesus quer transformar Lorenzo Melgarejo, um veloz atacante paraguaio, num defesa lateral de nível internacional. Além do treinador, poucos acreditam na repetição do fenómeno Coentrão. O jogador quer agarrar a oportunidade, mas se lhe perguntam pela máxima referência escolhe Cristiano Ronaldo.

No dia em que soube que tinha sido convocado pela primeira vez por Francisco Arce para a seleção paraguaia, Lorenzo Melgarejo não escondeu a surpresa. “Disseram-mo há umas horas, por telefone, e ainda não consegui recuperar. Oxalá me recomponha a tempo de jogar bem logo à noite”, disse o jogador ao programa “Futgol 3D”, da Radio 970am. Mais à noite, frente ao FC Porto, fez um autogolo mesmo a acabar a primeira parte, permitindo aos Dragões a abertura do marcador na que acabou por ser uma vitória simples, por 3-0. Na brincadeira, há quem diga que ao fim da tarde do último sábado, em que voltou a fazer um autogolo, comprometendo as aspirações do Benfica frente ao Sp. Braga, Melgarejo teria ouvido, da boca de Jorge Jesus: “Tu vais ser um lateral esquerdo de grande nível”. A surpresa e a comoção do jovem paraguaio que toda a vida jogou ao ataque teriam feito o resto para explicar a fraca exibição que o deixou à mercê da crítica.
Jesus tem um fator do seu lado, nesta adaptação que as hostes benfiquistas já criticam: foi ele quem inventou Fábio Coentrão como defesa-lateral. “O Fábio também não ia dar nada… Deu só 30 milhões!”, disse já o treinador do Benfica, com aquele ar de desprezo que coloca sempre que encontra pela frente quem põe em causa as verdades absolutas que costuma sentenciar sobre a paixão da sua vida, que é o futebol. Neste momento, por isso, Lorenzo Melgarejo encontra-se numa encruzilhada. Ou se transforma na “Next Big Thing” saída do laboratório de Jesus ou admite um falhanço que pode custar-lhe um degrau na progressão de carreira que inquestionavelmente tem feito nos últimos anos. O jogo com o Sp. Braga permite ambas as saídas, pois Melgarejo foi bom no ataque mas sofrível na defesa, onde além do autogolo entregou mal a bola que conduziu ao segundo golo bracarense.
“Não vai ser nada fácil para Melgarejo. Ele nunca treinou movimentos defensivos na carreira e vai precisar de tempo”, argumentou ao jornal “A Bola” Henrique Calisto, o veterano treinador com quem Melgarejo fez quase toda a primeira época em Portugal, no Paços de Ferreira. No Norte, a jogar como extremo-esquerdo ou segundo avançado, o paraguaio destacou-se, com onze golos (dez na Liga) e quatro assistências nas 31 partidas oficiais que efetuou depois de ali ter sido colocado por empréstimo do Benfica, que o comprara ao Independiente, do Paraguai, por 760 mil euros. O próprio Jesus concordou que a atuação do paraguaio contra o Sp. Braga não foi bem conseguida e que ainda lhe falta aprender o jogo posicional de um defesa lateral. “Mas o Melgarejo tem qualidade e vai continuar a crescer”, decretou o treinador do Benfica logo após a partida de sábado.
E é de crescimento que fala a história deste jovem paraguaio, nascido a 10 de Agosto de 1990 no bairro de Mariscal Estigarribia, em Loma Grande, a 70 quilometros de Assunção. O mais velho de quatro irmãos, Lorenzo Antonio Melgarejo Sanabria deu os primeiros passos no futebol no Porvenir Atlético. Dali passou ao Libertad, onde nunca teve hipóteses de se estrear, pelo que foi no mais modesto Independiente de Campo Grande que entrou no futebol sénior. A jogar nas divisões secundárias, chamou a atenção do 12 de Octubre, clube que há uma década revelara o internacional Salvador Cabañas, e a 8 de Março de 2009, aos 18 anos, estreou-se na I Divisão paraguaia, jogando os últimos 4’ de um empate a zero frente ao poderoso Olímpia. Logo na primeira época, Melgarejo mostrou toda a sua velocidade e certeza de finalização, obtendo sete golos em 22 jogos e marcando presença no Mundial de sub-20, que se realizou no Egipto e no qual o Paraguai se ficou pelos oitavos de final. O 12 de Octubre, porém, desceu de divisão, ao sair derrotado nos penalties no play-out frente ao Sport Colombia, e Melgarejo deixou o clube, assinando pelo Olímpia.
No clube mais titulado do Paraguai, contudo, Melgarejo não foi feliz, fazendo apenas um golo em 12 jogos, pelo que o mais natural foi o regresso ao Independiente, que entretanto subira de divisão. E o passo atrás fez-lhe bem. Com oito golos nas primeiras 19 jornadas, deixou o clube de Campo Grande num lugar tranquilo e rumou à Europa. Os jornais paraguaios encheram-se de notícias acerca do interesse do Lyon e do Estugarda, mas foi o Benfica que o contratou para o colocar a rodar em Paços de Ferreira. E logo na estreia na Liga portuguesa, Melgarejo marcou: entrou a 25’ do fim de uma receção à U. Leiria, ainda a tempo de abrir o marcador, respondendo de cabeça a um cruzamento de Luisinho – esse mesmo, o que entretanto também assinou pelo Benfica e que jogava a lateral-esquerdo nessa tarde. O destaque no Paços de Ferreira levou mesmo à convocação para a seleção paraguaia, pela qual, no entanto, ainda lhe falta estrear-se a jogar.
Para Francisco Arce, o selecionador que em tempos foi um lateral de grande projeção ofensiva, isto é, aquilo em que Jorge Jesus quer transformar Melgarejo, a dúvida pode agora colocar-se: valerá a pena continuar a chamá-lo? Para o jogador, a questão é porventura outra. Trata-se de agarrar o lugar num grande, de fazer o que não conseguiu no Olímpia, para evitar novo passo atrás. E para isso adota a velha máxima de tempos imemoriais e joga “onde o mister quiser”. Ainda que essa não seja a sua preferência ou a sua convicção. Em Abril do ano passado, quando fez pelo Independiente o primeiro hat-trick da carreira sénior, os jornais paraguaios interessaram-se por ele e perguntaram-lhe quem era a sua máxima referência no futebol. E Melgarejo respondeu “Cristiano Ronaldo”. Nessa altura ninguém lhe perguntou se não preferia Fábio Coentrão.

Perfil
Lorenzo Melgarejo
Natural de Loma Grande, Paraguai, onde nasceu no dia 10 de Agosto de 1990
Tem 22 anos e custou 760 mil euros ao Benfica
No Paraguai representou o 12 Octubre, o Olímpia e o Independiente
É veloz e toda a vida jogou com extremo ou segundo avançado
Na primeira época em Portugal, fez 11 golos (10 na Liga) em 31 jogos

António Tadeia
In Diário de Notícias, 21.08.12

eu continuo na minha, caso o Benfica não contrate mais nenhum defesa/lateral esquerdo e tenham paciência com Melgarejo, faz-se do rapaz um defesa/lateral-esquerdo de qualidade..., é preciso é tempo?!...
Coentrão no início também falhou muito, a memória de alguns é que é curta como se vê por este artigo de António Tadeia.

o rapaz mudou de nome?!...

...enorme gaffe na camisola de Anderson, ontem, no Everton - Manchester United


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

os empates...


Saviola já terá chegado a Málaga

Javier Saviola já chegou a Málaga, clube com o qual vai assinar contrato e assim abandonar o Benfica.

É a informação revelada esta manhã pelo sur.es, que escreve que o jogador já chegou ao aeroporto local na noite passada.

Durante o dia desta segunda-feira, o acordo deverá ficar selado e assim Saviola será anunciado como o primeiro reforço do Málaga para a nova temporada.

O avançado argentino de 30 anos já representou em Espanha o Barcelona, o Sevilha e o Real Madrid.

Deixou de ser opção habitual para Jorge Jesus na equipa da Luz e, segundo o mesmo portal, o Benfica deu autorização a Saviola para tratar do seu futuro longe de Lisboa.

O objetivo do Málaga é acelerar o negócio para poder contar com o avançado já no play-off da Liga dos Campeões, frente ao Panathinaikos, cuja primeira mão se joga esta semana.

O Benfica poderá não receber qualquer quantia nesta transferência, já que a ideia é conseguir a rescisão de contrato por parte de Saviola, antes de assinar pelo Málaga, que passa por dificuldades financeiras.

Nicola Zigic, do Birmingham, será a outra prioridade para os responsáveis do Málaga.

daqui

domingo, 19 de agosto de 2012

excelente post do Eugénio...












Mensagem no meu telemóvel às 20.51:

«O Benfica não ganha este jogo. Já sei mais coisas da dita bruxa do Alto Minho»

O popular Bruxo de Fafe, vulgo Fernando Nogueira.

O Benfica-Sp. Braga estava no intervalo.

No fim do jogo, novo SMS:

«Eu aviso, amigo, mas está tudo embruxado e ninguém quer ouvir a verdade. Continua a magia negra no Benfica.»

Olhando para os lances dos golos sofridos pelo Benfica...












Este não é bruxo, dá pelo nome de Bruno Carvalho, foi impedido de concorrer às próximas eleições do Benfica mas também acerta muitas vezes.

«Mais do mesmo.

Estou um pouco cansado de gastar o meu latim!

Estavam à espera de quê?»

Escreveu há pouco no seu Facebook.

Por fim, uma pérola do passado se calhar com algum futuro:

daqui

sábado, 18 de agosto de 2012

« onze e sistema do Benfica para memória futura »

que injustiça deixar Enzo Perez e Carlos Martins no banco depois da excelente pré-época que realizaram..., e lançar Salvio que nem 1 jogo particular fez nesta pré-época?!...
nem vou falar na aposta do 4-4-2 inicial. já nem vale a pena falar mais nas opções tácticas de JJ...., mais do mesmo - teimosia pura!

« o onze e sistema provável do Benfica para hoje»

aqui vos deixo o onze provável - na minha opinião, claro está - do Benfica para hoje.
a única dúvida é a utlização ou não de B.César, Nolito ou Gaitán na ala esquerda, JJ há muito que sonha em dar a posição 10 ao brasileiro, será que acerto?
acho de uma injustiça tremenda não ser Carlos Martins o 10 desta equipa, pelo menos até Aimar estar em boas condições físicas.

«o onze provável do Braga para hoje»

temos jogo grande hoje na luz - Benfica vs Braga - e como tal aqui fica o onze provável do SC Braga para hoje, claro está, se Peseiro não inventar como já anda tentando há muitas semanas.
Peseiro que não se esqueça que Salvador não é de pôr água a pintos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

obrigado ao presidente do Benfica pelo digestivo

chegado a casa depois de uma bela futebolada com amigos, a cozinheira de serviço aconselhou-me a pesquisar pelas declarações do presidente do Benfica na inauguração da casa do Benfica da Batalha.

preferi, primeiro, virar-me ao cozido à portuguesa e, depois, sim, tentar ter acesso às mesmas.
confesso que foi um belo digestivo e nem a pouca vergonha que Bruno Prata e Hugo Gilberto protagonizaram na RTP Informação fez com que ficasse com azia.

é sempre bom não deixar cair no esquecimento algumas poucas vergonhas que se passaram no futebol português...

nota: entenda-se este post apenas e só pelas declarações de Vieira, hoje, é que ele também não é santinho nenhum.
Jorge Nuno pôs-se a jeito e...ouviu das boas, enfim...é a vida.

é hoje

é já hoje que tem início a liga zon sagres, Olhanense - Estoril abrem as hostilidades no estádio José Arcanjo.
a rapaziada de Olhão não respira muita confiança, Maurício, castigado, e D´Onófrio, lesionado, faz com que Conceição apenas tenha 13 jogadores de campo para o desafio frente ao Estoril.
por sua vez o Estoril partiu esta tarde para o Algarve com praticamente todo o plantel disponível, Tiago Gomes é o único ausente, o lateral esquerdo está a recuperar de uma cirurgia a uma pubalgia.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

e o substituto de Luisão é...

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou ter recebido da homóloga alemã o relatório do encontro particular entre o Fortuna Dusseldorf e o Benfica, que acabou aos 39 minutos devido a um incidente entre Luisão e o árbitro.

Aos 39 minutos, o capitão do Benfica encostou-se ao árbitro Christian Fischer, quando protestava uma decisão do juiz do encontro, que perdeu os sentidos durante alguns segundos.

Segundo a FPF, o relatório será agora “encaminhado pelos serviços competentes para o Conselho de Disciplina”, que avaliará eventuais procedimentos disciplinares a Luisão.

Comunicado da FPF

“A Federação Alemã de Futebol enviou, esta quarta-feira, o relatório do árbitro do jogo particular disputado no dia 11 de Agosto entre as equipas do Fortuna Dusseldorf e do SL Benfica, Christian Fischer, para a Federação Portuguesa de Futebol, pelo que o documento será encaminhado pelos serviços competentes para o Conselho de Disciplina.”
notícia daqui
título da minha responsabilidade

confesso que estou ansioso para perceber quantos dias vai demorar para o Benfica conseguir um substituto para luisão,...é que o possível castigo a Luisão ainda vai fazer correr muita água até ficar resolvido...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

no Benfica e FC Porto mais do mesmo...

aproxima-se a passos largos o início do campeoanato - é assim que gosto de apelidar a nossa liga zon sagres - e para variar os casos já são muitos envolvendo alguns dos clubes grandes...

no Benfica o caso Luisão...todo ele vergonhoso, começando no chefe da comitiva, uma boa jarra de porcelana - ler este post para se ter uma ideia de quem é este senhor, acabando nos sorrisos de JJ no particular da Alemanha é uma desgraça completa...
...nem vou falar nos desiquilíbrios na formação do plantel..., tema para outro post.
com Rui Costa a chefiar a comitiva aposto que este caso não dava em (quase) nada, mas enfim...Rui Costa parece que não serve para este Benfica.

no FC Porto, o boxe de Álvaro Pereira e a irritação de Rolando, ao contrário de Moutinho e Hulk que continuam a demonstrar o bom profissionalismo apesar das tão faladas saídas, são casos a resolver para bem da estabilidade.

no Sporting as coisas estão mais estabilizadas (pelo menos parece), o problema é mais em saber como resolver algumas renovações ( $ ?)  e descobrir a maneira de fazer calar algumas personalidades do universo leonino... a bem da paz no balneário.

e o Braga?,...hum..., cheira-me que vai ser uma época fraquinha, tenho pena, pois ao contrário de FC Porto, Benfica e Sporting este Braga aposta em jogadores portugueses e isso é sempre de louvar.

«o onze e sistema provável da selecção nacional para hoje»


Witsel mais perto de trocar a Luz por Manchester

A transferência de Axel Witsel para Inglaterra não é, de todo, improvável. Com o Real Madrid perto de contratar Luka Modric ao Tottenham, o Manchester United fica na frente da corrida para contratar o médio belga, que vê, assim, gorada a possibilidade de se juntar a José Mourinho e Cristiano Ronaldo na capital espanhola.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ronaldo, 10 anos de recordes

a estreia pelo Sporting:

a primeira entrevista:

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Messi mais para lá do que para cá?!...

Lionel Messi com os copos?! nah...o "menino é um exemplo"!...
o diário sueco Aftonbladet "apanhou" o jogador do Barcelona aparentemente embriagado depois de uma festa com os colegas do Barcelona a seguir ao jogo particular entre o Barcelona e o Manchester United, disputado em Gotemburgo, Suécia, no passado dia 8 de Agosto.
na imagem vê-se Xavi a fazer a vez de 1 rebocador...

Apresentação oficial marcada para as 15 horas

O jovem avançado argentino Valentim Viola, ex-Racing Avellaneda, será oficialmente apresentado pelo Sporting, esta segunda-feira, às 15 horas.

Depois, às 15.30 horas, está marcada uma sessão de autógrafos na Loja verde do Estádio de Alvalade, onde o avançado irá também receber o cartão de associado.
daqui

e assim fica praticamente fechado o plantel do Sporting, sim, porque a questão da renovação de Adrien nada tem a ver com a continuidade do jogador esta época.
ao contrário de Benfica e FC Porto o Sporting é o único dos grandes que está pronto para o arranque da I liga.

domingo, 12 de agosto de 2012

Enzo Pérez num grande momento e vai para a selecção

Enzo Pérez foi chamado à seleção argentina. O extremo do Benfica vai juntar-se aos seus colegas Salvio e Garay, também eles convocados pelo selecionador alviceleste.
O camisola Nº 35 dos encarnados vai render Maxi Rodríguez no jogo com a Alemanha esta quarta-feira, informou a Federação Argentina de Futebol, em nota colocada no seu sítio oficial.

A imprensa da Argentina revela, contudo, que Enzo foi chamado depois do Celta de Vigo ter recusado ceder Augusto Fernández.
daqui

se dúvidas houvesse elas hoje ficaram dissipadas, o reconhecimento pelo excelente momento de forma de Enzo Perez é geral.
agora pergunto, era necessário gastar os milhões que o Benfica gastou para contratar Salvio?
...um jogador que na primeira passagem pelo Benfica só começou a render no início da 2ª volta do campeonato?!...

que jeito teria dado esses milhões investidos num lateral esquerdo de categoria, num bom substituto para Maxi Pereira ou até num bom central!...

ou muito me engano ou Enzo vai ser queimado no actual Benfica..., oxalá me engane!

Manchester City conquista supertaça inglesa

o City conquistou a supertaça de Inglaterra depois do defesa Ivanovic ter falhado por completo o tempo do corte e acabou por assinar uma entrada dura sobre Kolarov, do Manchester City.
aos 43 minutos e a vencer por 1-0, o Chelsea ficava a jogar com menos um e o City partiu para a reviravolta e para a conquista da supertaça, 3-2 foi o resultado final.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

dias e horas da 1ª jornada do campeonato

Calendário da 1.ª jornada:
Sexta-feira, 17 de agosto:
Olhanense – Estoril, 20.15 horas

Sábado, dia 18 de agosto:
Rio Ave – Marítimo, 18.15 horas
Benfica – SC Braga, 20.15 horas

Domingo, dia 19 de agosto
Nacional – V. Setúbal, 16 horas
P. Ferreira – Moreirense, 18 horas
Gil Vicente – FC Porto, 18.15 horas
V. Guimarães – Sporting, 20.30 horas

Segunda-feira, 20 de agosto:
Beira-Mar – Académica, 20.15 horas

(*) -1 hora nos Açores

o sorteio do "play-off" para as equipas portuguesas

É a Udinese a que o Sporting de Braga vai defrontar no play-off da Liga dos Campeões. Foi o que ditou o sorteio realizado nesta sexta-feira, em Nyon.
Na liga europa o Sporting vai defrontar os dinamarqueses do AC Horsens enquanto o Marítimo vai encontrar também no play off de acesso o vencedor da eliminatória entre o Dila Gori (Geórgia) e o Anorthosis (Chipre).

«o boxe de Álvaro Pereira»

aqui fica o filme de acção que poucos meios de comunicação social deram importância e a que eu me referia neste post.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

o Marítimo passou...

...com alguma sorte, é certo!... e, como tal, nada melhor do que um post diferente!
... o essencial do jogo está aqui.

os convocados de Paulo Bento

Paulo Bento convocou praticamente os mesmos (entra Carlos Martins, sai Quaresma) jogadores que estiveram presentes no euro 2012 para o particular com o Panamá, agendado para 15 de Agosto (21h00) no estádio do Algarve. uma opção lógica!

Eis a lista de 23 convocados:

Guarda-redes: Beto (SC Braga), Eduardo (Istambul BB, Turquia) e Rui Patrício (Sporting)

Defesas: Bruno Alves (Zenit, Rússia), Fábio Coentrão (Real Madrid, Espanha), João Pereira (Valência, Espanha), Pepe (Real Madrid, Espanha), Miguel Lopes (FC Porto), Ricardo Costa (Valência, Espanha) e Rolando (FC Porto)

Médios: João Moutinho (FC Porto), Custódio (SC Braga), Miguel Veloso (Dínamo Kiev, Ucrânia), Raul Meireles (Chelsea, Inglaterra), Rúben Micael (SC Braga) e Carlos Martins (Benfica).

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Espanha), Hugo Almeida (Besiktas, Turquia), Hélder Postiga (Saragoça, Espanha), Nani (Manchester United, Inglaterra), Nélson Oliveira (Deportivo da Corunha, Espanha), e Silvestre Varela (FC Porto).

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

os cinco possíveis adversários do Braga na Champions

O Sp. Braga é a única equipa portuguesa que entra no play-off de acesso à Liga dos Campeões, em virtude de ter ficado em terceiro no último campeonato. F.C. Porto e Benfica entram directamente na fase de grupos.
assim sendo,os possíveis adversários do Braga no play-off de acesso à Liga dos Campeões são os seguintes:

Fernerbahçe (Turquia),
Udinese (Itália)
Lille (França),
Málaga (Espanha)
Borussia Mönchengladbach (Alemanha).

Quinito & Cajuda


Há 32 anos que acompanho o futebol português na qualidade (?) de jornalista desportivo.

Já vesti as camisolas de vários "clubes", entre os quais os chamados dois grandes, "Record" e "A Bola". Sem esquecer os tempos em que alinhei nas equipas de "O Comércio do Porto", "Gazeta dos Desportos", "Correio da Manhã" e "Jornal de Notícias", para além de algumas participações noutras publicações de que seria fastidioso elencar aqui.

Conheci muitos jogadores, treinadores, dirigentes, médicos, massagistas, assessores, etc,.

Entre os treinadores há dois que são, que me desculpem os outros, os meus preferidos.
Quinito e Cajuda.

Aproveito por isso este espaço para homenageá-los a propósito desta foto rara, tirada na bancada do Axa.

nem de propósito, este excelente post!, concordo em absoluto com o Eugénio, são também dois dos meus treinadores preferidos! se houve alguém que como treinador acompanhei a carreira com enorme entusiasmo, esse alguém foi Quinito, com poucos ovos fazia grandes e saborosas omeletes.

dois treinadores de sucesso em equipas que lutavam pelo acesso ás competições europeias e...não só...

apenas o primeiro "passou por 1 grande (sem sucesso), o segundo, espero vê-lo por lá um dia destes"...

«jarra porcelana apita a supertaça»

confesso que sou hoje tive conhecimento do árbitro da final da supertaça, mas enfim...
como é que é possível nomear esta jarra de porcelana para o primeiro jogo oficial entre equipas do primeiro escalão?!
sinceramente!,...mais do mesmo na nova época que aí vem...
depois de uma época vergonhosa, finalizada em vila do conde com erros de bradar aos céus prejudicando o Benfica numa das piores arbitragens da época passada...., Vítor Pereira tem o descaramento de nomear para a final da supertaça este artista:

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Conte deixa a Juventus depois da Supertaça

Em Itália, o jornal La Republica afirma que Antonio Conte vai deixar de ser o técnico da Juventus após o encontro da Supertaça italiana entre a Vecchia Signora, campeã, e o Napoli, detentor da Taça de Itália.

O encontro, agendado para sábado em Pequim, na China, será o último de Conte enquanto treinador da equipa de Turim, passando depois por um longo período de castigo na sequência do caso calcioscommesse.

não sabem de Álvaro Pereira?!...

O FC Porto continua a preparar a final da Supertaça, frente à Académica, e Fernando já treina sem aparentes limitações físicas. O médio foi a novidade desta terça-feira, no centro de treinos do Olival, enquanto Álvaro Pereira não esteve presente.
Neste momento desconhecem-se as razões da ausência do lateral uruguaio, aguardando-se o boletim médico do clube para esclarecer se estará em causa alguma lesão.
Vítor Pereira convocou M’Bola, o defesa esquerdo da equipa B, ao treino com a equipa principal, para colmatar a ausência de Álvaro Pereira.

A equipa volta a trabalhar na quarta-feira, a partir das 10:30 horas, no Olival.
daqui

confesso que há notícias que não chego a entender, esta é uma delas.
daqui até se dar início a um filme de acção sobre Álvaro Pereira é um instante (*), todos nós sabemos que Vítor Pereira não conta com o uruguaio nem o uruguaio quer ficar mais uma época no Porto.
já todos nós (nem todos pelos vistos) também sabemos que o lateral esquerdo do FC Porto será Alex Sandro!...
...depois da supertaça, claro está!

(*) há quem diz que vai abrir mais uma secção de boxe no dragão.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Benfica: Fábio Coentrão quer regressar já

Fábio Coentrão sonhará com um regresso ao Benfica já neste defeso. É o Jornal de Notícias quem o garante, notando que o lateral do Real Madrid está farto das críticas dos adeptos no clube espanhol.
O diário assevera que o ex-defesa da Luz "está desejoso de voltar ao Benfica e nem se importa de perder dinheiro para que isso se torne realidade". A publicação acrescenta que Coentrão está "esperançado em poder ser emprestado por uma temporada às águias, no âmbito do atual processo de venda de Axel Witsel aos merengues".

A potencial transferência de Witsel para Madrid continua na roda das especulações do mercado e Coentrão poderá ser utilizado como "moeda de troca", para aliviar o elevado preço que o Benfica desejará receber pelo médio belga.
daqui

domingo, 5 de agosto de 2012

Fenerbahçe insiste em Óscar Cardozo

O Fenerbahçe não deixa cair o interesse em Óscar Cardozo. Pelo menos a avaliar pelas notícias que nas últimas horas circularam com insistência na imprensa turca.

O Star Gazete, diário de Istambul, deu mesmo amplo destaque a uma expedição de dirigentes deste clube a Lisboa para convencer o Benfica a negociar o ponta de lança paraguaio. Ali Yildirim, vice presidente e irmão do líder do Fenerbahçe, e Hasan Çetinkaya, manager administrativo, estariam em viagem para a capital portuguesa com uma proposta superior à apresentada no mês passado e alegadamente recusada pelo Benfica.
daqui

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Villas-Boas poderá preferir Meireles a Moutinho

O futuro de João Moutinho continua a suscitar especulações, mas desta feita surge a ideia de que o jogador do FC Porto estará mais longe do Tottenham de André Villas-Boas. O treinador português dos "spurs" estará a apontar baterias para Raul Meireles, do Chelsea, como alternativa mais barata ao atual médio portista.excerto daqui

tanta preocupação não sei para quê,...isto é fácil: se sair Hulk, Moutinho fica, se Hulk ficar, Moutinho sai...os dois é que não acredito!

Liedson reforça Flamengo

Liedson é jogador do Flamengo. O avançado ex-Sporting, que recentemente deixou o Corinthians, assinou contrato com o clube rubro-negro até ao fim de 2013.


O anúncio foi feito pela agência que gere a carreira do atleta, que divulgou também a foto em que Liedson assina contrato com o clube da Gávea.

Esta é a segunda passagem de Liedson pelo Flamengo. Em 2002, o goleador representou o clube antes de rumar ao Corinthians. Hoje, faz o caminho inverso.

Liedson deixou o Corinthians no fim de julho e disputou apenas seis jogos no Campeonato Brasileiro, menos que o limite permitido para transferências entre clubes da Série A.
daqui

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Marítimo com boas hipóteses de seguir em frente

os madeirenses empataram a uma bola no terreno do Asteras Tripolis, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. este empate com golos abre boas perspetivas de qualificação para o 'play-off' à equipa portuguesa.

na próxima quinta-feira, no Funchal, realiza-se a segunda mão.

uma vergonha JJ, não poderia ter sido no balneário?

Esta imagem documenta na perfeição aquilo que já se sabia. Não é Mourinho quem quer, é Mourinho quem pode. Infelizmente há pessoas que confundem liderança com gritaria, quando uma coisa está tão perto da outra como o cozido à portuguesa dos aborígenes da Austrália. É inadmissível e são imagens como esta que rebentam com todo e qualquer optimismo que se possa ter em relação à nova época.
Porque o optimismo resulta da esperança de que as pessoas aprendam com os erros cometidos, mas o que esta imagem nos traz é a confirmação de que tudo, afinal, continua na mesma.
Nem escrevo o que me vai na alma, quando olho para esta indignidade, para não ser arruaceiro.

José Marinho, conhecido benfiquista e jornalista da sporttv na sua página do facebook.
título da minha responsabilidade.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sporting a trabalhar bem...

Cédric renovou o vínculo contratual com o Sporting até 2016, os processos de Adrien, Rui Patrício e Carriço estão em andamento e devem ser os próximos.
Ao que Record apurou, encerrado o dossiê das contratações (só chegará mais alguém a Alvalade em condições de mercado consideradas excecionais para o clube), após garantir seis reforços (Boulahrouz, Rojo, Gelson Fernandes, Pranjic, Labyad e Viola), os responsáveis leoninos preocupam-se agora em definir os vários processos de renovação que têm em mãos.
excerto daqui

Cédric, ou muito me engano ou vai pegar de "estaca" nesta equipa do Sporting e na selecção nacional - nos «AA», entenda-se!