segunda-feira, 30 de abril de 2012

segunda-feira de emoções fortes

esta segunda-feira tivemos dois jogos em dois campeonatos distintos deveras emocionantes, em Inglaterra o City derrotou o United e assumiu a liderança em igualdade pontual mas com vantagem no confronto directo.
incrível como Sir Alex Ferguson e seus pupilos perderam oito pontos no último mês.
a duas jornadas do fim, o primeiro a escorregar lixa-se.
































na nossa liga o Sporting venceu os estudantes mas passou por algumas aflições, quem também está aflito é Pedro Emanuel e a briosa - estão abaixo da linha de água e as "coisas complicaram-se".
o Sporting continua na luta pelo terceiro lugar e consequente apuramento para a dita pré - eliminatória da champions league.
siga para bingo!

Jorge Jesus vai mesmo sair

Manuel Sérgio lembra a excelente relação entre o treinador e Pinto da Costa e assume que Jesus já deverá ter acordo com outro clube.

Jorge Jesus vai sair do Benfica e inclusivamente já deverá ter acordo com outro clube.
Quem o defende é Manuel Sérgio, o "mentor" do técnico. "Ele está apenas à espera do momento para sair. O ciclo dele no Benfica acabou e já deve ter clube", assumiu o professor universitário, em declarações ao site zero zero.

E será o FC Porto o destino de Jesus? "Estes homens são profissionais, não pensam como a maioria dos adeptos.
Quando entram num clube, estão prontos para sair e ele já deve ter a vida resolvida. Esta segunda-feira já me disseram que ele ia para o Valência.
Mas também já me disseram que ia para o FC Porto, o que não se estranha, porque ele dá-se muito bem com o Pinto da Costa", acrescentou.
daqui

se dúvidas houvesse, elas hoje ficaram praticamente dissipadas com estas declarações de quem entrou na Luz pela "mão do próprio técnico".
Se Manuel Sérgio afirma isto, quem somos nós para duvidar?!...

jogo grande

jogo grande hoje em Inglaterra com o City a receber o United num jogo que pode esclarecer de uma vez por todas quem será o vencedor da premier league.
o United de Sir Alex Ferguson leva uma vantagem de três pontos, enquanto aos comandados de Roberto Mancini só a vitória interessa , é que depois do jogo de hoje só ficam a faltar duas jornadas.
a não perder na sporttv logo mais.

os próximos títulos são na equipa B...

"O que sinto é que foi um ano de aprendizagem e um ano de certeza de que há muitos títulos para ganhar. Este é o meu destino, este é o meu clube e hei-de dar a este clube muitos mais títulos. Não é fácil substituir um treinador que ganhou tanto como o André [Villas-Boas] ganhou no ano passado. Quero desfrutar deste momento lindo”, disse o técnico portista, que tem sido muito contestado.
excerto daqui

bom, só se Vítor Pereira está disposto a voltar aos escalões de formação do FC Porto, é sempre uma solução para os títulos que o mesmo refere...e ele sabe isso melhor que ninguém.
é que a continuidade na equipa principal está fora de questão, há sempre a hipótese também de treinar a equipa B, caso se venha a concretizar a inscrição da mesma.

domingo, 29 de abril de 2012

Parabéns ao FC Porto

confesso que quando fiz a entrada anterior não estava acreditando que seria já hoje que o FC Porto conseguiria ser novamente campeão nacional, ou melhor, bi - campeão nacional, mas aconteceu e só me resta dar os parabéns.
não vi jogos este domingo, passei todo ele com o meu filho e só agora através de uma mensagem de um amigo soube dessa boa notícia para os portistas.
a todos os meus amigos portistas, aqui vai um abraço de parabéns!
também a todos os portistas que por aqui passam...a mesma receita!

sábado, 28 de abril de 2012

deixem passar o futuro bi-campeão

falta apenas uma vitória para o FC Porto se sagrar bi - campeão (até pode ser já amanhã caso o Benfica perca pontos em Vila do Conde), não há bruxedo que o evite...
hoje, mais uma vitória, mais três pontos na deslocação ao terreno do Marítimo.

é nos barreiros

o FC Porto é o primeiro dos grandes a entrar em acção, hoje, no funchal diante do Marítimo.
jogo aguardado com muita expectativa pelo adversário Benfica mas também pelos próprios portistas - é a primeira de três finais em que se pode encontrar matematicamente o campeão 2011 - 2012.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

não acredito em bruxedo, mas está dando certo!

está tudo ficando de acordo com a bruxaria (e eu que não acredito em nada disto) que me chegou às mãos há duas semanas.

já acertou em dois resultados do Braga, empate na capital do móvel e derrota em casa com os meninos de Olhão....
(até fico arrepiado com esta merda)

e também já acertou que o Sporting ficava pelo caminho nas meias finais da liga europa.

era certo e sabido que para o Benfica ser campeão tinha várias "equações":

1) ganhar em Vila do Conde e esperar que o FC Porto perca pontos no funchal nesta jornada - será?

2) importante o Braga perder pontos até ao Sporting ir ao Dragão e discutir o jogo com o FC Porto com a equipa completa (se os leões marcassem presença na final da liga europa isso era impossível em virtude da mesma se jogar 3 dias depois - o bruxedo afirmava que o Sporting ia ficar pelo caminho - e ficou) e conseguir o terceiro lugar e consequente apuramento para a champions - será?

3) o Benfica dormir em Fafe nesta deslocação ao norte - alguém sabe onde o Benfica vai pernoitar para o jogo de domingo?

4) o Benfica ganhar os jogos até ao fim. já ganhou 1, domingo há mais 1.

«a luta pelo terceiro lugar e pela champions está ao rubro»

o Braga voltou a ceder pontos, derrota em casa com o Olhanense por 1-2 e o terceiro lugar está em risco.
está ao rubro a luta pelo terceiro lugar e consequente qualificação para a pré - eliminatória da champions league...
caso o Sporting ultrapasse a Académica na segunda-feira, fica a três pontos do Braga e, não esquecer que na última jornada recebe os bracarenses em Alvalade.

afinal é Tito Vilanova o novo treinador do Barcelona

afinal o próximo treinador do Barcelona será o actual adjunto de Guardiola - Tito Vilanova.
o presidente Sandro Rosel agradeceu a Guardiola tudo o que o técnico deu ao Barcelona.

«será Bielsa a substituir Guardiola»

Após quatro anos no cargo de treinador do Barcelona, a saída de Pep Guardiola será oficializada nesta sexta-feira. No dia em que a equipa regressou ao trabalho, após a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões, frente ao Chelsea, o treinador esteve reunido com os jogadores para lhes comunicar a sua decisão.

O clube ainda não comunicou oficialmente a saída do técnico, mas a imprensa e agências internacionais citam informações de fontes próximas do Barcelona no sentido de ser essa a decisão de Pep Guardiola. Está marcada uma conferência de imprensa com o presidente Sandro Rosell, o director desportivo Andoni Zubizarreta e o próprio Pep Guardiola para as 13h30 (12h30 em Portugal).
excerto daqui

tudo leva a crer que seja o actual treinador do Atlético de Bilbao a substituir Guardiola, há muito que se fala nessa possibilidade e ela cada vez ganha mais força....há que aguardar pela confirmação...

sem dúvida que o Barcelona continuará bem servido com Marcelo Bielsa.

Sporting a altas horas da madrugada...

O Sporting não cumpriu o sonho de chegar à final da Liga Europa, apesar disso foi recebido com aplausos de dezenas de adeptos no regresso a Lisboa, depois de ter perdido no reduto do Atlético de Bilbau.

No Aeroporto, e depois no Estádio de Alvalade, os jogadores e o treinador Ricardo Sá Pinto foram ovacionados e agraciados com cânticos de apoio, entre os quais o famigerado "só eu sei porque não fico em casa".

A noite dos leões terminou já de madrugada com a equipa no relvado de Alvalade a ser aplaudida por cerca de 500 adeptos. A tristeza era visível no rosto de alguns jogadores, face à eliminação europeia, e Diego Capel deixou-se levar pela emoção, vertendo algumas lágrimas.
daqui

quinta-feira, 26 de abril de 2012

foi uma prestação digna que merecia mais

infelizmente o Sporting não conseguiu chegar à final de bucareste, depois de uma eliminatória bem jogada, até gostei mais do jogo de hoje, os detalhes fizeram a diferença.
detalhe em destaque: o golo do Bilbao surge numa falta não assinalada sobre Schaars e consequente vermelho para o jogador basco por cotovelada ao jogador holandês. a partir daí tudo poderia ser diferente mas não foi.
depois desse lance o jogo continuou intenso e quando já tudo levava a crer que isto só se resolvia no prolongamento o balde de água fria deitou por terra todas as aspirações leoninas.
enfim..., foi uma prestação digna e, se houvesse justiça no futebol era o Sporting que merecia estar na final da liga europa.

o onze e sistema oficial do Sporting para hoje

de uma maneira estranha, mas fez-se justiça

Despedido em finais de Novembro, João Alves está de regresso ao comando técnico do Servette.

Em sentido inverso, o clube suíço, que enfrenta graves problemas financeiros, dispensou o treinador João Carlos Pereira e o diretor desportivo Costinha.
excerto daqui

uma situação deveras caricata, mas fico feliz por se fazer justiça, embora este assunto esteja todo ele mal contado...
«o que interessa é que os interesseiros foram corridos e quem trouxe o clube de volta aos grandes palcos está de regresso - João Alves»

e a casa em Londres...

depois destas declarações muitos vão questionar:
e a casa em Londres, para que vai servir?
obviamente para um dia mais tarde, dirão alguns..., eu cá por mim tenho uma ligeira impressão que é já para a próxima época.
nem tudo é um mar de rosas em Madrid para José Mourinho e quem o conhece sabe que o saco quando enche arrebenta...e ele já está mais cheio do que devia.

tarefa complicadíssima

todas as atenções estão hoje viradas para San Mamés, o Sporting vai tentar cinco anos depois marcar novamente presença numa final europeia - liga europa.
a tarefa é complicadíssima, apesar da vitória por 2-1 na primeira mão em Alvalade, este jogo vai ser "de loucos".
só um Sporting de "outro mundo" conseguirá levar de vencida este Atlético de Bilbao.
há que acreditar que é possível, eu tenho fé e ficarei a torcer por mais um êxito destes leões.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bayern de Munique na final com todo o mérito

o Bayern Munique atinge a final da champions league com uma vitória na lotaria das grandes penalidades, depois de ter estado a perder por 2-1 no tempo regulamentar e prolongamento.
esta equipa orientada por Jupp Heynckes esteve melhor que o Real Madrid no conjunto das duas mãos, só não esteve por cima do jogo nos primeiros 15 minutos do jogo de hoje e no prolongamento, aqui a rapaziada de Mourinho demonstrou mais frescura física mas de nada valeu.

onze e sistema oficial de Real Madrid e Bayern Munique

é com cada um...

«Tinha muitos clubes interessados, como o Chelsea. Mas a escolha foi rápida e preferi o F.C. Porto. Tinham sido campeões e ganho a Liga Europa e todos os anos ganham, pelo menos, um título.
Em cada três anos, o F.C. Porto é duas vezes campeão.
E depois é um clube que contrata jovens e depois vende, pelo que este desafio pode ser um trampolim para mim».
excerto daqui

«o rapaz ainda não se afirmou no FC Porto, mas como ele diz no último parágrafo, já pensa noutros voos.
sinceramente?!...haja paciência!

terça-feira, 24 de abril de 2012

bem me parecia...

quando hoje às 16h07 escrevi este post, pressentia que este Barcelona se ia lixar - confirmou-se!
não se pode falar em vingança da meia-final de 2009, mas para quem esteve nesse jogo e, também jogou hoje esta meia-final, Cech, Terry, Cole, Lampard, Drogba e outros mais, deve ter dado um gozo especial?!..., a mim deu.
não se consegue entender como a melhor equipa do mundo (para alguns), a jogar com um jogador a mais consegue sofrer dois golos em casa.
enfim...Hala Madrid!...porque quero uma final com muitos jogadores portugueses.

onze e sistema oficial de Barcelona e Chelsea

«Xavi junto ao instrumento de Puyol»

posição de Xavi junto ao instrumento de Puyol levou a um rol de piadas que «obrigou»  o jornal catalão Sport a alterar a edição

experiências que podem prejudicar....

O Barcelona lambe as feridas após a derrota por 1-2 frente ao Real Madrid. José Mourinho foi triunfante, Cristiano Ronaldo arrebatador e agora vem aí o Chelsea para o segundo jogo da meia-final da Liga dos Campeões, aquele que Messi e companhia acreditam que seja o da redenção. Daí não ter saído de Camp Nou o fantasma José Mourinho, que não esquece os momentos de glória vividos precisamente no clube inglês.
excerto daqui

mais do que estes fait-divers, interessa é saber o porquê do modelo de jogo e respectivas peças do sistema do Barcelona terem mudado nos jogos com Chelsea em Londres e com o Real Madrid no último sábado.
apenas 1 exemplo: o trio do meio campo - Busquets, Xavi e Iniesta ter sido alterado, passando Iniesta mais para a ala e jogando Thiago Alcântara com o Real e Fabregas com o Chelsea ao lado de Xavi e Busquets.
algo se passa...mais logo veremos se isto muda ou não!!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

«complicada a vida da Académica»

a derrota de hoje da briosa no seu terreno pode vir a complicar este final de época para os estudantes, a luta pela manutenção está difícil.
quem garantiu a manutenção com o resultado de hoje foram os homens de Olhão comandados por Sérgio Conceição.

Rui Santos e o espírito da perseguição

quem não assistiu ontem ao programa tempo extra perdeu uma bela oportunidade para dar umas boas gargalhadas, de qualquer maneira aqui fica um excerto em baixo do tema em questão.
com que então?!...as assistências no dragão terminam com os últimos dois algarismos do autor do primero golo?
caro Rui Santos, vexa anda a tomar os comprimidos trocados!...só pode..., é porque estas suas saídas são de alguém que vive constantemente com o espírito da perseguição...

aqui fica o excerto do assunto em causa:
No programa Tempo Extra do último domingo, Rui Santos abordou um facto que tem passado despercebido à maioria das pessoas:
as assistências no Estádio do Dragão acabam sempre nos dois algarismos do jogador que marca o primeiro golo.
Isto se o marcador funcionar até ao intervalo, altura em que são contabilizados os espetadores presentes.
O comentador alerta ainda para possíveis falsas assistências na Luz.

Abramovich paga o que for preciso para ter Mourinho de volta.

Roman Abramovich, proprietário do Chelsea, está disposto a pagar o que for preciso para convencer José Mourinho a regressar a Stamford Bridge na próxima época.

Segundo noticia o Daily Mail, o empresário russo quer um treinador forte e experiente para o Chelsea e elegeu o special one para reconstruir a equipa, que deverá perder algumas das principais referências no próximo verão.
excertos daqui

ora aqui está, o russo já percebeu que só com Mourinho pode voltar a ter sucesso.
e todos nós sabemos que Mourinho quer voltar para Inglaterra...,desta vez e, caso isso se concretize, a limpeza vai ser grande no balneário do Chelsea.
sempre quero ver se tentam fazer a folha a Mourinho como fizeram a Villas Boas....

e eu sou o Pai Natal?!

RECORD – Desde que foi constituído arguido no processo de difamação caluniosa, remeteu-se a um silêncio quase absoluto. Por que decidiu falar agora?

PAULO PEREIRA CRISTÓVÃO – Relativamente ao processo que, como é do conhecimento público, está a decorrer, tenho assistido a uma acusação e a um julgamento públicos nos media e tenho estado calado, não me tenho pronunciado sobre qualquer das coisas que me vão sendo, aqui e ali, imputadas. E tenho-o feito, unicamente, para defender o bom-nome do meu clube e porque me recuso a entrar no jogo do diz-que-disse mediático. Entendo que não é assim que elevamos o nome do Sporting Clube de Portugal. No entanto e neste momento decidi, excecionalmente, tecer algumas considerações sobre isso. A primeira, sou inocente, e isso é bom que fique esclarecido de uma vez por todas: sou inocente daquilo que vai sendo escrito. A seu tempo e dentro do processo, porque entendo que é aí que essas questões têm de ser esclarecidas, será provado isso mesmo. A mim e ao meu advogado, não nos basta a não culpabilidade, mas também chegar à conclusão de quem é que esteve por detrás disto, de que forma é que foi orquestrado e porquê. Embora tenha algumas linhas sobre isso, manda a prudência que não tenha de fazer, neste momento, qualquer juízo de valor ou acusar quem quer que seja. A esse respeito, e só para finalizar, temos é de respeitar as instituições, respeitar as investigações e esperar que as mesmas cheguem ao seu destino. Os processos não se resolvem nas páginas dos jornais, pese embora compreenda o interesse jornalístico.
daqui

domingo, 22 de abril de 2012

foi pena

António Pereira  não conseguiu em Torres Vedras a mesma proeza da época passada na tapadinha.
o seu Torrense nas últimas duas jornadas perdeu cinco pontos e ficou pelo caminho na luta pelo título de campeão da II divisão zona sul.
o jogo do passado domingo teve contornos dramáticos, vencia em casa por 1-0 ao Mafra quando um autogolo ditou o empate final já nos descontos.
hoje, quando ninguém fazia prever, uma derrota por 2-1 em casa do décimo classificado - o Juventude de Évora.
quem também parece estar com azar é Filipe Moreira, na época passada na última jornada não conseguiu a subida com o Tondela, hoje perdeu a liderança para o Fátima e só um milagre na última jornada poderá fazer com que o seu Oriental seja ainda campeão.



























está assim ordenada a classificação da II divisão zona sul a uma jornada do fim:

1º Fátima: 57 pontos
2º Oriental:55 pontos
3º Torreense:53 pontos
5º Pinhalnovense: 53 pontos


«onze e sistema» provável do Sporting para hoje

Sá Pinto vai poupar jogadores na deslocação de hoje ao terreno do Nacional, mesmo assim, aqui deixo o provável onze/sistema que não me parece nada mau.

um bom domingo

sábado, 21 de abril de 2012

tudo na mesma na frente da classificação

Benfica e FC Porto ultrapassaram os seus adversários nesta jornada com goleadas, os primeiros por 4-1 ao Marítimo e os segundos por 3-0 ao Beira - Mar.
no que respeita às contas do título tudo igual na frente da classificação.

calminha aí!

sou do tempo em que via Maradona, Gullit e mais alguns a brilhar por esse mundo inteiro e questionava:
será que algum dia vamos ter um português como um dos melhores do mundo?
pois é?!, temos Ronaldo e também temos Mourinho, são portugueses e são dos melhores do mundo.
parabéns a ambos, parabéns a Portugal e, aos adeptos portugueses do Barcelona, hoje só resta uma opção:"chorar na cama que é lugar quente".
favor entregar o "caneco" ao Real Madrid se quiserem poupar tempo.lol!

"calminha aí"!


























PS:claro que só sou adepto do Real porque tem lá portugueses, o "fanatismo" não me impede de reconhecer que o Barcelona tem sido a melhor equipa do mundo no últimos anos.

um jogo aguardado por milhões de amantes do desporto rei

perspectiva-se um grande jogo dentro de mais ou menos 30 minutos no nou camp em Barcelona.
este Barcelona - Real Madrid será acompanhado por 400 milhões de telespectadores no mundo inteiro.
convém recordar que só uma vitória interessa aos catalães que estão neste momento com menos quatro pontos que o Real Madrid.

aqui fica o onze e sistema de ambas as equipas:

de regresso

o regresso da liga zon sagres teve o seu início com o empate do Braga na capital do móvel num jogo marcado pelas expulsões...
hoje é a vez do Benfica receber o Marítimo e o FC Porto o Beira-Mar.
amanhã é a vez do Sporting e, se Sá Pinto pensava em poupar alguns jogadores para o jogo da próxima quinta-feira, o resultado do Braga fez com que isso deixasse de fazer sentido.
atingir o terceiro lugar no campeonato e consequente apuramento para a pré-eliminatória da champions league ainda é uma hipótese que faz todo o sentido.
para tal é necessário ganhar na choupana e reduzir para 6 pontos a diferença para o Braga.
recorde-se que o último jogo do Braga neste campeonato é em Alvalade, antes disso, há os embates com Olhanense e Beira-Mar, enfim, há que andar de calculadora na mão pelos lados de Alvalade.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

um duelo interessante para quem não assistiu

Real Madrid despede dirigente

O Real Madrid despediu, esta sexta-feira, Pedro Duarte, responsável pela área de New Media devido a mensagens de conteúdo bélicas e a pedir extermínio de sindicalistas publicadas no seu Twitter.

“CCOO e UGT que os exterminem a todos, um por um contra a parede”, “Eu não acredito em greves, só acredito em guerras”, foram algumas das mensagens escritas pelo ex-dirigente merengue.
excertos daqui

Neymar e Kardec em destaque na Taça Libertadores

O Santos sofreu a bom sofrer para vencer em casa os bolivianos do The Strongest, na última jornada da fase de grupos da Taça Libertadores 2012.
os golos só apareceram aos minutos 85 e 87 do segundo tempo.
Neymar marcou o segundo, sendo o primeiro da autoria de Alan Kardec.

os jogos dos oitavos de final são os seguintes:
Fluminense (Bra)   –  Internacional (Bra)
Corinthians (Bra) –  Emelec (Equ)
Santos (Bra) –  Bolivar (Bol)
Universidade do Chile (Chi) – Deportivo Quito (Equ)
Libertad (Par) – Cruz Azul (Méx)
Vélez Sarsfield (Arg) – Nacional de Medellin (Col)
Lanús (Arg) – Vasco (Bra)
Unión Española (Chi) – Boca Juniors (Arg)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

um Sporting que merecia outra sorte

foi um bom jogo o que o Sporting realizou hoje frente ao Atlético de Bilbao, não merecia ter estado a perder o jogo durante algum tempo mas o futebol é isto, quem não marca sofre e o Sporting podia ter vindo para o intervalo a vencer por 1-0.
apesar de tudo, 2-1 é um bom resultado, pena Carrillo não ter feito o 3-1, aí sim, tudo seria mais fácil rumo à final.
há que acreditar, em San Mamés vai ser necessário a mesma postura que houve em Manchester contra o city.
na outra meia final o Atlético de Madrid venceu por 4-2 ao Valencia, mas um dos momentos do jogo foi este golo de Falcao:

«onzes e sistemas» oficiais do Sporting e do Atlético Bilbao

já são conhecidos os onzes e sistemas de Sporting e Atlético de Bilbao para hoje.
em relação ao Sporting Matías Fernandez fica mesmo de fora, no Bilbao,... Muniain recuperou de uma inflamação numa vista e vai mesmo jogar.
são estes os interpretes que daqui a pouco vão subir ao relvado de Alvalade:

«onze e sistema provável do Sporting para hoje»

Matías Fernández pode ser baixa de última hora, segundo alguma comunicação social o chileno acusa fadiga muscular permanecendo em dúvida até à hora do encontro.
de qualquer maneira aqui fica o provável onze/sistema para hoje, duvido que o chileno não jogue...

Felipão sobre Cristiano Ronaldo: É grande, bonito e come todas; só tem o Messi para atrapalhar

«Ricardo Araújo Pereira no seu melhor»

Com o coração a cheirar a lixívia
Celebrar um golo de qualquer clube é um acto de liberdade. Celebrar um golo do Benfica é um acto de liberdade e de bom gosto

João Gobern, comentador de futebol num programa de televisão, foi dispensado por ter recebido a notícia de um golo do Benfica com um festejo contido. A RTP dispensou-o por ter festejado; eu tê-lo-ia dispensado por ter festejado contidamente. Celebrar um golo de qualquer clube é um acto de liberdade. Celebrar um golo do Benfica é um acto de liberdade e de bom gosto. Quem contém a liberdade e o bom gosto merece castigo.

Aqueles que acusaram a RTP de perseguição aos vermelhos estavam certos apenas em parte. Este novo macartismo é, na verdade, daltónico. Amanhã acontecerá o mesmo com adeptos do Sporting, do Porto, do Braga, do Arrifanense. Não se admite que quem fala de futebol goste de futebol. Quantos dos nossos amigos que se interessam por futebol e gostam de falar sobre ele não têm clube? Quantos dos que apreciam literatura não têm escritores preferidos? Quantos dos que sabem de música não se emocionam mais com um compositor do que com outro? E, no entanto, a esmagadora maioria dos comentadores de futebol que vemos na televisão não tem clube preferido. São apenas entusiastas assépticos das transições defensivas, burocratas da basculação, geómetras do duplo pivô. Não são exactamente seres humanos. São semideuses que não se deixam afligir pelas paixões da alma. Ora, estes comentadores, tal como João Gobern, não relatam factos, comentam. Exprimem opiniões. O que torna o seu trabalho muito mais difícil, uma vez que os robôs não têm opiniões. Os comentadores políticos podem manifestar a sua preferência por determinado programa político ou líder partidário. Nenhuma estação dispensa um crítico de cinema quando exprime regozijo por um filme ou um artista da sua predilecção ter vencido um prémio. No futebol, talvez por ser matéria mais importante que a política e a arte, não se admitem gostos.

Há uma única excepção. Quando a brava selecção lusitana defronta a estrangeirada bárbara, não só os comentadores como os próprios jornalistas podem festejar o que quiserem, designadamente atirando ao ar os papelinhos que resultaram de terem rasgado o código deontológico.
No futebol, o amor à pátria é o único que se tolera.

Parece-me mais proveitoso que quem exprime opiniões sobre futebol tenha mesmo opiniões sobre futebol. E parece-me mais honesto que não as esconda. Pessoalmente, nunca escondi que sou do Benfica, não por uma questão de honestidade mas de imodéstia: ser benfiquista é a minha melhor qualidade - se não for a única. E não tenho grandeza de carácter suficiente para a manter secreta. Um adepto do Vasco da Gama chamado Carlos Drummond de Andrade escreveu: "Para o diabo vá a razão quando o futebol invade o coração." Felizmente, a RTP já não foi a tempo de lhe mergulhar o coração em formol.
daqui

o Atlético de Bilbao para logo mais em Alvalade

em baixo deixo o provável onze e sistema que Marcelo Bielsa apresentará hoje contra o sporting nesta primeira mão da meia final da liga europa.
este Bilbao é uma equipa eficaz e todos os seus jogadores são solidários na intepretação do modelo de jogo. do meio campo para a frente só dois jogadores não fogem muito das suas posições, o pivot defensivo Iturraspe e o avançado Llorente. tanto Herrera como De Marcos no meio campo e Ibai Gomez e Susaeta no ataque, são jogadores que tanto estão do lado esquerdo como no lado oposto, enfim...todo o cuidado é pouco.
Bielsa tem como baixas para hoje o defesa central Javi Martinez, castigado -jogará no seu lugar Ekiza, e provavelmente Muniain que não deve recuperar de uma inflamação numa vista, jogando no seu lugar Ibai Gomez.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

o adversário das meias-finais

um pequeno vídeo sobre a história do adversário do Sporting nas meias finais da liga europa.

mais um grande jogo para os amantes do desporto rei

depois da vitória de ontem do Bayern de Munique sobre o Real Madrid, jogo que, diga-se de passagem, teve uma arbitragem com alguns erros, favorecendo quase sempre os espanhois, teve sorte o Real Madrid em acabar o jogo com onze jogadores em campo.

hoje, mais um jogo grande, com o Chelsea a receber o Barcelona em mais uma meia final da champions league, espero bem que desta vez o Barcelona demonstre que é mesmo a melhor equipa do mundo e não necessite de chegar a nova final com ajudas da equipa de arbitragem como sucedeu na última meia final no mesmo terreno perante o mesmo adversário.
eles não precisam, são mesmo os melhores, por isso, demonstrem em campo que esta época não será diferente da última.
eu não acredito, mas pronto, vamos esperar para tirar dúvidas, enquanto isso, aqui ficam os provaveis «onzes e sistemas» para logo mais.

já treinaram no estádio universitário

uma das equipas que melhor futebol tem praticado por essa europa fora, já cá está e já treinou no estádio universitário em Lisboa.
o Bilbao de Marcelo Bielsa vai ser um osso muito duro de roer pela equipa leonina...mas, como ficou demonstrado com o City, tudo é possível em futebol.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Pinto da Costa celebrou 30 anos na presidência do FC Porto

hoje já vai ser de loucos

jogo grande hoje em Munique com a equipa da casa a receber o Real Madrid de Mourinho.
os da casa já foram por diversas vezes as bestas negras do Real na maior prova de competições de clubes na europa.
como será desta vez? enfim, perspectiva-se um jogo de loucos", no bom sentido claro está!

de qualquer maneira aqui ficam os prováveis «onzes e sistemas» de Bayern e Real para logo.

«mais um dinossauro do futebol português atingiu o seu fim»

«O presidente apresentou formalmente a demissão, portanto, passou a ser oficial. No dia 27 de Maio haverá uma reunião magna, para analisar a situação e eleger novos administradores.
O futuro da SAD está agora, ainda mais, nas mãos dos acionistas», referiu ao Maisfutebol João Carlos Duarte, presidente da Assembleia-Geral da SAD leiriense.

O dirigente explicou ainda que João Bartolomeu irá manter-se em funções por mais um mês a contar da data da demissão, ou seja, até 13 de Maio.
excertos daqui

sinto pena de ver este clube na situação em que se encontra, não querendo fazer juízos de valor, esta era uma situação há muito esperada, basta  recordar o "divórcio das gentes de Leiria" com o seu clube de há muito anos a esta parte.
porque será?!...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Paulo Pereira Cristóvão reintegrado

O vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão foi reintegrado em plenas funções.

O Conselho Diretivo do Sporting está reunido para analisar a situação em torno do vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão, que suspendeu o mandato quando foi constituído arguido no caso Cardinal.

A decisão final passou, alegadamente, pela reintegração de Paulo Pereira Cristóvão.
O dirigente vai agora prosseguir as suas funções no Sporting.
notícia e imagem daqui
na minha opinião e depois de todo este caso, esta é a primeira decisão para o fim desta direcção de Godinho Lopes, não dou um ano para novas eleições no universo leonino..., é a minha opinião, respeito todas as outras.

Sporting em "blackout"

Comunicado

"A administração da Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD, decretou o "blackout" na equipa de futebol profissional, numa medida que vigorará a partir do dia de hoje.

Qualquer informação apenas poderá ser obtida no site oficial do clube, sem prejuízo de estarem asseguradas as presenças regulamentares previstas pela UEFA (Liga Europa), Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga Zon Sagres) e Federação Portuguesa de Futebol (Taça de Portugal)".
daqui

Di Natale pediu custódia da irmã do falecido Morosini

o jogador da Udinese, Antonio Di Natale, pediu a custódia da irmã do falecido Morosini (jogador que morreu em campo neste final de semana).
A irmã de Morosini é deficiente mental e não havia ninguém que pudesse cuidar dela, a guarda seria passada a um tutor.
Antonio Di Natale não deixou que isso acontecesse e será o tutor. 
começou também um movimento pedindo a todos os capitães do Calcio (campeonato italiano) a cuidar dela, não só nesse momento de dor, mas para todo o sempre.

uma entrevista interessante

aqui vos deixo uns excertos curiosos de uma entrevista de António Fiúsa, presidente do Gil-Vicente, dada ao jornal i na semana passada.

homenzinho Com tantos anos de Gil, é natural que seja um poço sem fundo de histórias. De bola e não só.
Fiúza escolhe a sua preferida sem pestanejar.
“A contratação mais mirabolante? Não foi jogador, mas sim um treinador. Leonardo Jardim.”


Leonardo Jardim, pergunta-se do outro lado, com espanto. “Sim, o Leonardo Jardim. Em 2009, foi campeão da 2ª B pelo Chaves e iniciámos negociações com ele. Estava tudo acertado quando ele apareceu no meu gabinete a exigir mais uma coisas. Estávamos ali a falar quando um colega seu, do jornal A Bola, diz-me que estão à espera dele em Aveiro. ‘Ai é’, perguntei-lhe eu, ‘então olhe vou avisá-lo disso mesmo porque ele está aqui à minha beira’.”


Acaba aqui o folhetim Leonardo Jardim. “Queríamos contratá-lo mas ele preferiu roer a corda e mudar de ares, para o Beira-Mar. Desejei-lhe sorte e que para a próxima fosse mais... homenzinho, não é? Afinal, isso não se faz.”




E com Luís Filipe Vieira? Ahahah, ecoam gargalhadas. “Já estamos em paz.” Recua-se à época 1997/98, quando Fiúza é o vice do Gil e Vieira é o presidente do Alverca, a equipa-satélite do Benfica.
Na Liga de Honra, o Gil acaba em quarto, a dois pontos do Alverca. Mas quem sobe é o Alverca! “Pelos regulamentos, o satélite não sobe de divisão. Como estavam a fazer um bom campeonato e andavam nos primeiros lugares, lembraram-se de deixar de ser um satélite do Benfica.
Havia até jogadores que numa semana alinhavam pelo Benfica e na outra pelo Alverca.


O presidente da Assembleia Geral da Federação alterou os regulamentos à pressa para ainda ir a tempo de eles conseguirem subir nesse ano.
Os regulamentos foram alterados a quatro ou cinco jornadas do fim. Foi uma vergonha nacional.”

domingo, 15 de abril de 2012

está o rubro...

o campeonato espanhol está ao rubro, neste fim de semana tanto Barcelona como Real Madrid ganharam os seus jogos.
na próximo sábado (sporttv) um clássico com o Barcelona a receber o eterno rival no seu estádio.
é o tudo ou nada para o Barcelona, só uma vitória interessa para encurtar os quatro pontos de vantagem que o Real de Mourinho tem neste momento. depois desse jogo ficam a faltar 3 jornadas.
enquanto isso, a comunicação social continua a dar destaque ao duelo Messi/Ronaldo para galvanizar ainda mais toda a indústria do futebol do país vizinho e...mundial!

quando Dias da Cunha denunciou o sistema

Este país não tem lugar para pessoas sérias. Trabalhei no Sporting durante 5 anos, de 2000 a 2005, exatamente durante o período da investigação do Apito Dourado.
O Sporting não foi apanhado numa única conversa telefónica, porque lutavamos contra o sistema com lealdade e honestidade e desta forma conseguimos desmantelar parte do sistema e até ganhamos títulos.
Fomos perseguidos, desacreditados e até tivemos de lutar contra dirigentes sportinguistas quando a nossa investigação começou a detectar negócios pouco transparentes no seio do clube.
Tinhamos tudo para ganhar, mas Dias da Cunha era uma pessoa séria e tinha de ser derrubado.
Marinho Neves na sua página do facebook.

sábado, 14 de abril de 2012

mais uma para o museu

infelizmente não tive oportunidade de assistir ao Benfica vs Gil-Vicente, final ganha pelos primeiros por 2-1.
de quaquer maneira aqui fica o resumo da final da taça da liga, a 4ª ganha pelo Benfica.

mais uma final...

...da taça da liga que se joga hoje, em Coimbra!
para muitos é a hipótese do Benfica salvar a época com uma vitória na taça da liga, não concordo, continuo com algumas dúvidas que o campeonato esteja decidido, este FC Porto versão 2011-2012 é capaz do melhor e do pior.
mesmo que assim não fosse, não era uma taça da liga que salvava a época encarnada.
cuidado com este Gil-Vicente, não é favorito para esta final, mas esta equipa de Barcelos tem muita qualidade e pode ganhá-la!

aqui ficam os provaveis onzes e sistemas:

algumas perguntas que ninguém sabe a resposta

aqui deixo algumas perguntas que tenho encontrado na blogosfera e que por enquanto ninguém sabe a resposta:

-Quem disse à Lusa que Domingos Paciência tinha reunido com dirigentes do FC Porto quando era ainda treinador do Sporting?

-Quem pirateou o site da APAF e pôs cá fora as moradas dos nossos árbitros?

-Quem era o Edilson, jornalista brasileiro do jornal Impacto, na última conferência de imprensa do Sporting-Benfica?

-Porque os árbitos se recusaram ir a Aveiro apitar o Beira-Mar / Sporting?

-quem teve a ideia de mandar  incendiar as cadeiras do estádio da Luz no Benfica-Sporting ? 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

miúdo quis devolver camisola de Muntari (AC Milan)

uma situação caricata a que o ganês Muntari passou ao sair do relvado:
Muntari despiu a camisola e deu-a ao primeiro miúdo que lhe apareceu pela frente mas o apanha-bolas quis devolvê-la para espanto do médio.

Falcao: "Vou sentir-me campeão pelo FC Porto"

Avançado colombiano pede aos ex-companheiros de equipa para "não desperdiçarem a oportunidade" de revalidar o título nacional.

Falcao é jogador do Atlético de Madrid, mas esta época já representou o FC Porto no campeonato português. Foi na primeira jornada, como suplente utilizado na vitória em Guimarães por 1-0.

Por isso, o avançado colombiano afirmou que se vai "sentir campeão", caso o FC Porto termine no primeiro lugar.
excerto e imagem daqui

um excelente jogador sem dúvida alguma, nunca cheguei a perceber como Mourinho e o Real não o conseguiram levar..., provavelmente continuam bem arrependidos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Paulo Pereira Cristovão suspende mandato no Sporting

Comunicado do Sporting
«O Sporting Clube de Portugal vem comunicar que se realizaram buscas no Estádio José Alvalade, esta quinta-feira, promovidas pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária, tendo sido prestada toda a colaboração solicitada.


O processo encontra-se em segredo de justiça pelo que o Sporting Clube de Portugal abstém-se de, nesta fase, tecer quaisquer considerações sobre o mesmo.


O Sporting Clube de Portugal informa que o vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão solicitou, ao presidente do Conselho Directivo, a suspensão do seu mandato, a qual foi aceite com efeitos imediatos.


O Conselho Directivo


Lisboa, 12 de Abril de 2012»


José Cardinal é ex-funcionário dos CTT e, de momento, não exerce outra atividade que não a arbitragem e está em final de carreira.

notícia e imagens através do jornal «A Bola»

PJ efectuou buscas à Sporting SAD e à casa do vice presidente dos leões, que terá sido constituído arguido.

A Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) procedeu esta quinta-feira a buscas à casa e à empresa de Paulo Pereira Cristóvão, vice presidente do Sporting.
E ainda à sede da Sporting SAD, em Alvalade.

De acordo com a SIC, a PJ suspeita que o árbitro assistente José Cardinal esteja a ser alvo de uma armadilha.
Recorde-se o Sporting apresentou uma denúncia por suspeita de corrupção a Cardinal, nas vésperas do Sporting-Marítimo.
O árbitro assistente terá recebido um depósito de 2 mil euros na sua conta.

José Cardinal é um árbitro assistente que esteve envolvido em alguns lances polémicos do Sporting nos últimos anos.
Foi ele a assinalar o penálti a Pedro Silva na final da Taça da Liga contra o Benfica em 2008/09 e a anular um golo limpo a Hélder Postiga frente ao Olhanense, já esta época.

Entretanto de acordo com a Antena 1, Paulo Pereira Cristóvão foi constituído arguido neste processo.

A suspeita é que terá sido uma pessoa que trabalha na empresa do dirigente do Sporting a proceder ao depósito na conta do árbitro assistente, num banco da Madeira.
notícia daqui


sobre esta notícia, podem também ler mais um artigo relacionado com este vice-presidente do Sporting.

uma vergonha! "afinal isto nunca deve ter parado depois do apito dourado"























As suspeitas de corrupção no escalão maior do futebol português regressam, oito anos depois do caso «Apito Dourado».
A Polícia Judiciária detetou um pagamento de dois mil euros a um árbitro auxiliar - José Cardinal, do Porto - dias antes dos quartos de final da Taça de Portugal, em dezembro, onde Sporting e Marítimo (3-0) se defrontavam, mas há suspeitas de outros subornos a árbitros.
notícia e imagem daqui
sublinhados da minha responsabilidade

quarta-feira, 11 de abril de 2012

fiquei sem dinheiro para comer

Milos Obradovic assinou, nesta terça-feira, a rescisão unilateral do contrato que o ligava à União de Leiria.
O médio sérvio invoca os salários em atraso como a razão para a saída do clube.

«Recebemos muitas promessas mas a verdade é que continua tudo na mesma.
A minha situação tornou-se insustentável, fiquei sem dinheiro para comer e tive de mandar a minha mulher e filho de volta para a Sérvia», desabafou o jogador ao site do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.
excertos daqui

sinceramente, tudo isto é lamentável, mas não menos lamentável é o choradinho do presidente do sindicato quando acontece este tipo de situação.
ele sabe, nós sabemos, que ele podia fazer mais.
ele também sabe que alguns jogadores assinam documentos a provar que os clubes não lhe devem ordenados, quando os mesmos lhe devem 3 e 4 meses de salários.
enfim...tudo vale para enganar o fisco e, assim sendo, os clubes podem fazer a sua inscrição para participar nas provas oficiais.

agressão de um polícia a um adepto no AXA, uma vergonha

Margem infalível

Se a história se repetir, o FC Porto conquistará o 26º título de campeão nacional esta temporada.
É que desde que Pinto da Costa chegou à presidência do clube, na época de 1982/83, nunca os dragões desperdiçaram uma vantagem pontual sobre o segundo classificado a quatro jornadas do final, tendo até havido duas ocasiões em que conseguiu abandonar o segundo lugar para roubar o título ao Benfica nos últimos jogos do campeonato - 1985/86 e 1992/93.
Ler mais aqui

PJ investiga suspeita de corrupção no Sporting-Marítimo

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar uma suspeita de corrupção de José Cardinal, árbitro assistente, nomeado para o Sporting-Marítimo, dos quartos-de-final da Taça de Portugal, de dezembro de 2011, avança o "Diário de Notícias" desta quarta-feira.
Em causa estará um depósito de 2 mil euros em notas, feito na Madeira, na conta do árbitro assistente, a poucos dias do jogo.

Segundo a publicação, foi o próprio Sporting, após ter recebido uma denúncia anónima, que informou, na altura, o recém eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
De imediato, o Conselho de Arbitragem retirou a nomeação de José Cardinal, alegando "motivos pessoais".

Desde então, também segundo o "Diário de Notícias", além do depósito considerado suspeito, a Unidade Nacional contra a Corrupção da PJ está a investigar um levantamento do património pessoal do árbitro assistente.

Recorde-se que o Sporting venceu o Marítimo por 3-0 e, no final da partida.
notícia daqui

espero bem que isto tudo seja um grande mal entendido, voltar aos tempos em que a corrupção dominava por completo o futebol português é mau demais para ser verdade...ainda há alguma, mas que diabo?!...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Danilo para as decisões

Quatro jornadas separam o FC Porto do objetivo supremo da época, que é a conquista de mais um título nacional, o 26.º do seu historial, e para isso Vítor Pereira espera contar com todo o seu arsenal para fazer face aos obstáculos complicados que terá pela frente.

O primeiro é o Beira-Mar, dentro de uma semana e meia, e nesse embate o treinador dos dragões equaciona ter já à sua disposição praticamente todo o plantel. Sabe-se que Alvaro Pereira ficará na bancada a cumprir castigo, mas em contrapartida é quase certo que Danilo passa a ser um elemento a ter em conta para as grandes decisões do campeonato.
excertos daqui

é sempre bom quando jogadores desta categoria estão de volta aos relvados, em especial aos nossos, onde queremos sempre ver os bons artistas a dar o seu melhor...

entrevista de José Veiga

aqui fica uma entrevista de José Veiga ao site relvado

José Veiga: "Vieira é o pior presidente da história do Benfica"

Em exclusivo ao Relvado, o antigo homem forte do futebol dos encarnados anuncia que um dia vai voltar ao clube da Luz.


José Veiga, antigo homem forte do futebol do Benfica e campeão nacional no clube em 2004/05, arrasa a gestão de Luís Filipe Vieira. Em entrevista ao Relvado, o ex-dirigente do clube da Luz quebra um longo silêncio e também critica Jorge Jesus, dizendo ser "inadmissível perder um campeonato diante de um FC Porto muito fraco e de um Sporting muito abaixo das suas potencialidades".

Veiga anuncia ainda que um dia vai regressar ao Benfica: "Houve pessoas que não me deixaram acabar o trabalho que estava a realizar, mas vou voltar quando Deus quiser".

Relvado - A derrota do Benfica em Alvalade coloca a equipa fora da luta pelo título?

José Veiga - Bom, afastado matematicamente não está, mas temos de reconhecer que é muito difícil... O FC Porto tem quatro pontos de vantagem que na prática são cinco, pois está em vantagem no confronto direto. Ou seja, o FC Porto pode empatar dois jogos nas quatro jornadas que restam.

R - Como se explica que o Benfica tenha perdido cinco pontos de avanço?

JV - As pessoas deslumbraram-se com essa vantagem. Ainda havia muito campeonato pela frente e pensaram que a vantagem era segura. Perder essa vantagem é inadmissível, até porque este seria um campeonato muito fácil de ganhar. Lembro que o Benfica tem de longe o melhor plantel do campeonato e o maior orçamento de sempre do futebol português. É inadmissível perder um campeonato diante de um FC Porto muito fraco e de um Sporting muito abaixo das suas potencialidades.

R - Jorge Jesus tem condições para continuar no Benfica na próxima época?

JV - Não faço parte do clube, por isso não sei. Isso terá a ver essencialmente com o ambiente que o treinador tem no grupo de trabalho. Mas a verdade é que é complicado um treinador não ser campeão em dois anos seguidos com os maiores orçamentos da história do futebol português...

R - Jorge Jesus é o principal responsável por este mau momento da equipa de futebol?

JV - A responsabilidade também é obviamente dos dirigentes....

R - Pensa que você faz falta no Benfica?

JV - (risos). Não sei se faço ou não falta, não seria correto da minha parte falar sobre isso. Mas tenho o desejo de um dia voltar ao Benfica. Houve pessoas que não me deixaram acabar o trabalho que estava a realizar, mas vou voltar quando Deus quiser. Se será em breve? Não sei, a seu tempo saberemos...

R - Como é a sua relação com Luís Filipe Vieira?

JV - Normal, nem boa nem má.

R - Como avalia a gestão de oito anos e meio de Luís Filipe Vieira como presidente do Benfica?

JV - São dois títulos de campeão nesse período de tempo. E não nos podemos esquecer que ele esteve dois anos como líder do futebol, quando Manuel Vilarinho era o presidente. Os resultados falam por si, é o pior presidente da história do Benfica! Nunca alguém que esteve tanto tempo como presidente ganhou tão pouco.

R - Como classifica esta época do Benfica?

JV - É uma desilusão, mesmo que a equipa acabe o campeonato em segundo e ganhe a Taça da Liga. Nenhum benfiquista pode ficar contente em ganhar a Taça da Liga ou o Torneio do Guadiana com um orçamento elevadíssimo!

António Figueiredo: «Que Jorge Jesus vá para o FC Porto»

Depois da derrota com o Sporting, levantam-se agora várias críticas a Jorge Jesus. Para António Figueiredo, antigo dirigente dos encarnados, o técnico do Benfica é o grande responsável pelo momento do clube.

"Jorge Jesus é profundamente teimoso e quando a teimosia vai longe demais, é burrice, falta de inteligência. Há coisas tão evidentes que saltam à vista", afirmou à Antena 1.

O ex-dirigente não entende o pavor constante que o Benfica tem do FC Porto e convida Jorge Jesus a ir para lá.

"Para mim, este ano já não estava no Benfica. Excedeu o que era razoável. Prestou um bom serviço ao Benfica, mas as coisas ficavam por ali no ano passado. Já prestou o seu serviço e deve ir à sua vida. Jorge Jesus que vá para o FC Porto, que ele lá não se portava assim", sublinhou.

O antigo diretor de futebol do clube da Luz estranha ainda que, em nome da gestão do plantel em dois anos consecutivos a equipa tenha sido eliminada da Taça de Portugal pelo V. Guimarães e pelo Marítimo.
excerto daqui

tirando a questão de Jorge Jesus ir para o FC Porto, acho de uma deselegância enorme essa frase proferida por António Figueiredo, no restante concordo com ele.
parece-me é que anda por aí muito benfiquista com medo de pôr o dedo na ferida, preferindo atacar os árbitros como se estes fossem culpados de tudo.
com um plantel excelente, o Benfica arrisca-se a duas taças da liga (caso ganhe o Gil-Vicente no próximo sábado) em dois anos.
É tudo culpa dos árbitros?
porra, não me façam rir?!...

apenas um reparo

caros leitores, para quem ainda não "passou pelo jornal público", aqui vos deixo uma excelente crónica de Bruno Prata ao jogo de ontem, subscrevo inteiramente, apenas com um reparo.
o segundo amarelo a Luisão não se justifica, é uma falta normal junto à linha lateral, excesso de zelo na minha opinião, mas enfim...houve alguma dualidade de critérios de Artur Soares Dias, mas sem influência directa no resultado.
erros normais de um árbitro com futuro promissor, basta evitar alguns momentos de vaidade e protagonismo, não caia no mesmo erro de Pedro Proença, tente passar despercebido o mais possível num jogo de futebol e será um dos melhores em Portugal.

Análise: Sá derrubou o mestre da táctica

1. O Benfica não teve força mental para impor a qualidade do seu jogo e foi derrotado por um Sporting que encontrou uma fórmula segura para exponenciar as qualidades e disfarçar as debilidades frente a adversários com gula. Artur foi o melhor benfiquista, o que não abona a favor de quem não esteve à altura de um candidato ao título. Jorge Jesus demorou meio jogo a perceber que Elias não deixava Rodrigo jogar. Sá Pinto ganhou a guerra ao mestre da táctica.

2. Primeira parte intensa e competitiva. O Benfica entrou melhor, mas isso acontecia também em resultado da estratégia que o Sporting assume nos confrontos mais exigentes: linhas baixas (para atenuar a lentidão dos centrais), aposta clara no erro do adversário e nas saídas rápidas.

3. Em resultado da entrada vigorosa do Benfica ou porque já estivesse estabelecido, Elias passou a policiar Rodrigo, que se eclipsou. A certa altura, era como se jogassem dez contra dez. O regressado Elias tem mais aptidão do que o promissor André Martins para o duplo pivot com Schaars.

4. O ímpeto benfiquista esfumou-se rapidamente e o ritmo do jogo baixou um pouco, como pareceu ser vontade do Sporting, que investia num jogo de sombras – o próprio Matías Fernández tentava controlar as acções de Javi e prejudicar a primeira fase da organização ao Benfica. Ao mesmo tempo, o Sporting aproveitava as muitas bolas recuperadas para fazer contra-ataques simples, mas venenosos. João Pereira deixava sob pressão Emerson. E Matías sentia-se como peixe na água na posição central, onde é capaz de queimar linhas. Wolfswinkel mostrava dinâmica, como no lance em que recebeu o lançamento de Insúa e Luisão fez penálti.

5. O Benfica acusou o golo e, pior, parecia preso num colete de forças. Novamente com os centrais e o trinco de elite à disposição, Jesus olhava incrédulo para o relvado. Não havia sinal do vendaval ofensivo que normalmente caracteriza a sua equipa. Dois lances inconsequentes para a cabeça de Cardozo não chegavam para contrariar o jogo cínico mas eficaz do Sporting.

6. O Benfica precisava de fazer algo. Jesus abdicou de Rodrigo para lançar Djaló, passando Bruno César para uma posição mais central. Mas Gaitán continuava um desaparecido em combate (só se viu pouco antes de ser substituído), Witsel não chegava para as encomendas e Javi García só se distinguia pelos excessos físicos e pelos disparates, principalmente em dois lances (50’ e 61’) que só não tiveram prejuízos graves porque ontem Wolfswinkel só sabia marcar de penálti. A entrada de Djaló trouxe velocidade, mas percebeu-se que o avançado acusou o regresso a Alvalade.

7. Javi García acabou, naturalmente, por ser sacrificado. Nélson Oliveira entrou para tornar o Benfica ainda mais de tracção à frente. Após Izmailov falhar por pouco um golo olímpico, Sá Pinto respondeu com a troca de Schaars por Carriço, o que libertou Elias para um papel que ele ainda sabe fazer melhor (médio de transição). Mas Wolfswinkel continuou a desperdiçar.

8. A expulsão (justa) de Luisão foi a última imagem forte de um Benfica ontem demasiado fraco e incapaz de contrariar a teia montada por Sá Pinto. Com menos tempo de recuperação da jornada europeia, o Sporting foi sempre mais forte e mais rápido. E também mais inteligente. O Benfica não teve estofo de campeão e acusou a responsabilidade.

9. O jogo teve três lances de alguma dúvida nas áreas. Artur Soares Dias só julgou mal um lance, ao não marcar a falta de Polga sobre Gaitán, no primeiro minuto. Assinalou bem o penálti do golo e não tiveram razão os sportinguistas quando reclamaram falta de Garay sobre Wolfswinkel, aos 25’.
daqui

ginasta

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ganhou quem fez mais por isso

mais um jogo grande, mais polémica com arbitragens, mais fanatismo espalhado pelo corpinho de muitos,...e mais programas televisivos que mete nojo assistir, em especial o dia seguinte da sic notícias.
vamos ao jogo:
o árbitro da partida cometeu alguns erros, logo no primeiro minuto não assinala um penalty a favor dos encarnados.
enfim...também ninguém sabe se o Benfica conseguia fazer golo nesse penalty e o que seria o jogo depois disso, pelo que se viu dos jogadores do Benfica ao longo de todo o jogo coisa boa não devia ser de certeza.

agora, dizer que foi esse lance que fez com que o Benfica perdesse o jogo vai uma longa distância.

o Benfica perdeu o jogo porque não jogou a ponta de um corno e o Sporting jogou mais e melhor, ponto final.

o Sporting está de parabéns por esta vitória!

Sá Pinto queria ir para o Benfica

os meus amigos sportinguistas que me perdoem, mas não podia deixar passar esta entrevista de Sá Pinto, de qualquer maneira, desejo boa sorte a todos eles, eu cá por mim vou ficar a torcer pelo glorioso como não poderia deixar de ser.
que seja um bom jogo, sem casos e muito fair-play, dentro e fora das quatro linhas.

o «onze / sistema» provável do Benfica para hoje

Bruno Prata escreve a João Gobern

Amigo João Gobern,
Vou repetir o que te disse ao telefone antes mesmo de termos tomado conhecimento da evolução do do desfecho deste processo. O teu benfiquismo nunca foi novidade nem problema para mim. E, por minha vontade, no passado sábado teriamos estado sentados frente a frente em mais um Zona Mista. Não não gostaria de ter estado na pele de quem teve de tomar uma decisão. Porque não era uma decisão fácil e porque era certo e sabido que seria criticado qualquer que tivesse sido a opção.
Eu, insisto, teria gostado que tudo se tivesse resolvido sem uma decisão tão drástica. Porque fui aprendendo a conhecer-te e a admirar o teu profissionalismo, o rigor e a qualidade do teu trabalho. Porque fui aprendendo - e muito - contigo. E porque se foi criando, ao longo destes quase quatro anos, uma relação de amizade e até de cumplicidade. Claro que tivemos os nossos diferendos.
Houve momentos de tensão, de choque frontal. Mas essa tensão, que terá contribuído para o sucesso do Zona Mista, nunca foi construída de forma artificial nem impediu que o meu apreço e consideração aumentasse à medida que te conhecia melhor. Subscrevo totalmente quando dizes que já que não nos deixam ser "adversários", ninguém nos impedirá de continuarmos a ser amigos.
Mas, acrescento, espero um dia poder voltar a ter o enorme prazer de voltar a colaborar contigo num projecto profissional.
E temos de marcar esse jantar.
Um grande abraço,

o «onze / sistema» provável do Sporting para hoje

é o tudo ou nada

o derby de hoje em Alvalade é de tudo ou nada para o Benfica continuar a ter esperanças em ser campeão, uma derrota poderá ditar o adeus do Benfica ao título desta época.
alguns amigos meus diziam-me esta manhã que era o início do fim do ciclo de Jorge Jesus no Benfica, eu respondi que não:
o fim do ciclo de Jorge Jesus iniciou-se em Guimarães numa segunda feira e acabou na sexta-feira da mesma semana em Coimbra quando deixou escapar 5 pontos de vantagem que tinha para o segundo classificado.
o resto são fait-divers!, com uma realidade nua e crua:
ou Jesus ganha o campeonato ou a porta da rua é a serventia da casa...sem tirar nem pôr!

domingo, 8 de abril de 2012

há treinadores que ninguém entende...

o que leva um treinador a mudar-se nesta fase da época do Espinho (era líder da II divisão - zona centro a 4 jornadas do fim quando abandonou) para uma Naval que estava em quarto lugar a 7 pontos dos lugares de subida ?
..não percebo, agora já está a 8 pontos a 4 jornadas do fim, Filó perdeu na estreia por 2-0 com o Estoril.
promessa de um bom contrato para a próxima época?
ordenados em atraso no Espinho?
enfim...não entendo, faltavam 4 jornadas para o fim?!...
coincidência ou não, o Espinho com o novo treinador perdeu nesta jornada e já passou para segundo na tabela classificativa.

autocarro da Académica recebido com ovos depois da derrota de ontem

depois da derrota de ontem frente ao Beira-Mar, por 1-2, os jogadores foram recebidos na Academia Dolce Vita por alguns adeptos do clube que demonstraram a sua insatisfação.

uma Santa e Feliz Páscoa!

sábado, 7 de abril de 2012

hoje foi um FC Porto com muita maturidade

e aí está, com tanta adversidade ao longo da época (hoje mais um exemplo com o descontentamento de Álvaro Pereira quando foi substituído) o FC Porto demonstrou hoje em Braga que quando estes jogadores querem podem ganhar a qualquer adversário.
foi um Porto inteligente, matreiro, sereno, demonstrando muita maturidade táctica aquele que derrotou o Braga na pedreira.






















caíu um candidato ao título? quanto a mim nunca o foi e nunca o aqui escrevi, o Braga esteve sim, com uma série de vitórias (13 seguidas) enquanto Porto e Benfica davam tiros nos pés...
o candidato que pode cair é o Benfica em caso de derrota segunda-feira em Alvalade,...pois é?!...a equipa que melhor futebol praticou até 17 de Fevereiro e tinha tudo para voltar a ser campeão, vai ter de fazer das tripas coração...

todos os que por aqui passam sabem que no início desta época apontei o Benfica como o campeão 2011 - 2012, tal como na época passada o fiz em relação ao FC Porto, por isso, continuo com a mesma convicção:
o Benfica acabará por ser campeão!... se Jorge Jesus não voltar a inventar...
a ver vamos se tenho ou não razão..., segunda-feira já se saberá +/- para que lado isto poderá ser decidido.

o «onze e sistema» oficial do Braga e do FC Porto

onze e sistema provável de Braga e FC Porto


sexta-feira, 6 de abril de 2012

a explicação (comunicado) de João Gobern

Meus amigos:
Gostava que me dessem a oportunidade de me referir aos acontecimentos desta semana. Tentarei que seja a última vez até porque, doravante, o assunto só serve para cansar e desgastar. Lá vai…

1. Não me peçam, nem agora nem nunca, que não festeje um golo do Benfica. Faço-o há muitos anos, desde que me reconheço como gente. Já me aconteceu ter que o fazer em campos tidos como adversos – as antigas Antas, o antigo Alvalade. Não festejo contra ninguém, nem me pinto de raiva ou de provocação. Gosto muito do meu clube. Tenho esse direito.

2. Festejei o golo no enquadramento errado. Se não tivesse consciência plena desse deslize, não tinha posto o meu lugar no “Zona Mista” à disposição ainda antes de as campanhas orquestradas chegarem ao seu destino. Ou seja, tenho consciência de que errei. Saber se existiu proporcionalidade entre o meu lapso e a posterior sentença, isso é outra conversa. Tenho a minha opinião (por mais que isso custe aos que viram nessa minha mania uma coisa qualquer chamada “falta de isenção”) mas, com vossa licença, opto por guardá-la.

3. Desafio um adepto de qualquer clube a manter-se quieto depois fechado num estúdio – já a comentar as incidências de um jogo mas sem poder perder as jogadas-chave de outra partida, que terá que comentar de seguida e que se reveste de muito maior importância – diante de um encontro que decide a continuidade nas corridas ao título, emotivo como aquele foi, decidido no último quarto de hora, e com um golo favorável no tempo de compensação. Foi infeliz o gesto? Sim. Foi desajustado? Sim. Foi tudo um grande azar? Quero continuar a pensar que sim. Mas não posso sequer garantir, para ser sincero, que não voltaria a fazer-me o mesmo, de uma forma espontânea e não premeditada. Por maioria de razão, não foi – insisto – uma provocação a ninguém, muito menos aos adeptos do Sporting de Braga.

4. Quanto à minha “atitude continuada” no programa, digo apenas isto: nunca me limitei nas minhas críticas pelo facto de ser adepto do Benfica. Julgo, inclusivamente, que o condicionamento funcionou ao contrário, obrigando-me a ser mais exigente com o meu clube do que com os outros. Nunca ofendi nenhuma instituição, nunca mencionei sequer a vida privada de dirigentes, técnicos ou jogadores – as críticas foram sempre dirigidas a comportamentos públicos e relacionados com o futebol.

5. Apesar de poder ter ofendido – involuntariamente – alguns telespectadores com o meu gesto, acabei por ser agradavelmente surpreendido com a quantidade de mensagens de apoio que recebi de sportinguistas e portistas, bem como de alguns adeptos do Braga. Agradeço o gesto, que me deixa mais descansado quanto ao meu desempenho no programa. De caminho, e sem querer entrar em discussões académicas, quero deixar bem claro que não acredito na “isenção” ou na “imparcialidade”. Respeito, evidentemente, todos os meus parceiros de ofício que optam por não revelar as suas preferências clubísticas. Eu escolhi outro caminho mas, dentro daquele estúdio de tantos sábados, a única camisola que vesti foi a da RTP. E, se quiserem, a de um combate por um futebol melhor e mais autêntico.

6. Tenho que agradecer aos benfiquistas o apoio demonstrado. Algumas mensagens foram verdadeiramente comoventes, outras muito estimulantes. E, de alguma forma, acaba por ser significativo o facto de elas não virem de gente com responsabilidades directivas, mas das bases, dos adeptos, dos meus pares. Não esquecerei o aconchego, nesta hora complicada de viver.

7. Agradeço aos meus amigos, a todos os que não conheço, a alguns com quem não falo há mais de vinte anos, à minha família (que se afligiu e a quem recordo que aquilo que não nos mata torna-nos mais fortes), a camaradas de profissão que julgava perdidos no tempo, a jornalistas que mal conheço, a figuras públicas cuja atitude não precisa de ser aqui publicitada, até velhos companheiros destas e outras lides (pelo incómodo que isso lhes possa ter causado não devo deixar de referir o Pedro Ribeiro, o Paulino Coelho, o José Mariño, o Jorge Alexandre Lopes, o Manuel Queiroz, o João Querido Manha, o Nuno Dias, o Leonardo Ralha, o José Carlos Soares, o João Carlos Silva, o Miguel Carvalho, o Rui Baptista, a Maria João Fialho Gouveia, o Luís Miguel Pereira, o José Zambujal, a Lurdes Feio, o José Paulo Fafe, a Raquel Morão Lopes, o Paulo Marcelino – obrigado a todos e mais aqueles de que possa estar a esquecer-me.

8. Ironizando, quase apetece dizer que valeu a pena tudo isto só para ser nomeado numa coluna do José Ferreira Fernandes, a quem fico devedor de mais esta atenção. Como de costume, ele viu o pormenor que escapa aos outros. Como é seu hábito, partiu do ponto para chegar ao todo. Soube-me especialmente bem o propósito guerreiro da Helena Sacadura Cabral e da Maria João Duarte. O meu parceiro, Pedro Rolo Duarte, esse nunca falha. Permitam-me, ainda assim, que saliente uma mensagem simples, “um abraço” só, de um homem com quem nunca falei pessoalmente mas que, se dúvidas houvesse (e eu já não as tinha), se confirmou como aquilo a que os meus avós chamariam “um cara direita” – Nuno Gomes, o (antigo) capitão do Benfica, hoje profissional de mão cheia do Braga.

9. Nesta espécie de despedida, antes de voltar à “vida real”, faço questão de agradecer a dois homens que, pela entrega, pelo profissionalismo, pela boa disposição e por um quase infinita capacidade de trabalho, caminham para o lugar dos eleitos num mister que não é para todos – o Hugo Gilberto e o Manuel Fernandes Silva. Não há melhor. Quanto ao Bruno Prata, quero afiançar-lhe que, escaramuças à arte, guerrilhas postas de lado, mantenho o que disse na primeira emissão do “Zona Mista”: aprendi com ele. Futebol mas, mais do que isso, lealdade e disponibilidade. Já que não nos deixam ser adversários, lá teremos que ser amigos.

10. Tendo reconhecido o erro, tendo lamentado o sucedido, há uma pessoa que me obriga a ir mais longe. Por ter apostado em mim quando nada o obrigava, por me ter brindado com este desafio e porque o capítulo final é tão murcho, resta-me pedir desculpas ao meu amigo Carlos Daniel. Garantindo-lhe que há casos em que a memória funciona mesmo.

11. Aos que escolheram o insulto, a insinuação, a mentira, a queixinha – já conseguiram o que queriam. Agora, por favor, vão marrar para outro lado, que eu, felizmente, tenho mais que fazer.

12. Gostaria, se me permitem esse desejo, que fossem desactivados os grupos de apoio e as petições em que eu esteja envolvido, mesmo indirectamente. Esta terra tem problemas sérios demais para que se gaste tanta energia, tanta disponibilidade e tanto tempo com questões que são verdadeiramente acessórias.

13. Num país onde os lapsos andam à solta, onde se mente impunemente, onde se rouba sem consequências, onde se abusa dos mais fracos, onde se lançam cortinas de fumo para que as pessoas se esqueçam dos seus problemas, posso dizer que, ao menos no meu caso, a culpa não morre solteira. Azar meu: foi justamente agora que ela, a culpa, decidiu casar-se e ser monogâmica.

14. Obrigado, ainda uma vez. Até um dia destes. Boa Páscoa. Espero as amêndoas só na segunda-feira.

FC Porto terá direito de opção sobre Leonardo Jardim

O nome de Leonardo Jardim, treinador do Sporting de Braga, volta a ser associado ao FC Porto com o Correio da Manhã a garantir que Pinto da Costa assegurou o direito de opção sobre o técnico madeirense.

O jornal realça que o presidente do FC Porto "reservou Jardim" antes de este assinar pelo Sp. Braga, em fevereiro de 2011, realçando que o vínculo aos arsenalistas só aconteceu com a "autorização dos dragões".
daqui

não me parece que esta notícia seja totalmente verdade, apenas um dos excertos desta notícia teve  alguma razão de ser em certa altura, este:

o presidente do FC Porto "reservou Jardim" antes de este assinar pelo Sp. Braga, em fevereiro de 2011.

«daí para cá muito aconteceu, por isso parece-me que Domingos será o próximo treinador do FC Porto caso Vítor Pereira deixe o cargo como tudo leva a crer que assim seja».

mereceram

foi em clima de grande alegria que cerca de mil e duzentos adeptos do Sporting, nas contas da polícia, receberam a equipa leonina. a comitiva chegou a Lisboa pelas 6h30 com o passaporte para as meias-finais da Liga Europa.

Paulo Bento observa Miguel Lopes

Devido à escassez de soluções para o lado direito da Seleção Nacional e numa altura em que estamos a pouco mais de dois meses do início do Campeonato da Europa da Polónia e Ucrânia, Paulo Bento está a estudar algumas alternativas ao lugar do sportinguista João Pereira e, nesse sentido, será presença garantida no duelo entre o SC Braga e o FC Porto, agendado para amanhã à noite.

Para além de ver em ação os portistas Rolando, João Moutinho e Silvestre Varela, a deslocação do selecionador nacional ao Minho servirá igualmente para observar ao pormenor a exibição de Miguel Lopes, um lateral-direito que pode ser alternativa a João Pereira na competição que Portugal tem pela frente no verão.
notícia e imagem daqui