sábado, 31 de dezembro de 2011

o meu onze do ano 2011 das equipas portuguesas

este foi o sistema e jogadores escolhidos por mim para elaborar o que está desenhado em baixo, tendo como critério o que foi consumado:
final da época desportiva 2010-2011-liga portuguesa e a prestação das nossas equipas na liga europa.

o reinado de Villas Boas está acabando

é com alguma pena que tenho visto o percurso de Villas Boas e deste chelsea na premier league, decisões e opções que o comum adepto do futebol não entende, nem me vou alongar, apenas destaco duas:
-alternar durante os jogos entre Bosingwa e Paulo Ferreira;
-insistência em pôr Lampard a jogar, hoje, mais uma asneira que matou o chelsea, passe mal efectuado demonstrando autêntica falta de concentração e, o Aston Villa confirmou o 3-1, quando o Chelsea tentava o empate...

uma autêntica miséria franciscana!, pressinto perca de paciência do russo que comanda o clube nos próximos dias!!!

Manchester United perde em casa com o último classificado

os rapazes de Sir Alex Ferguson despedem-se da pior maneira do ano de 2011, uma derrota em casa com o último classificado estava fora das previsões.
depois de uma boa recuperação e, de no último fim de semana ter alcançado no topo da classificação o rival City, hoje perderam em old trafford com o Blackburn Rovers por 2-3.
com várias baixas no plantel, é certo, mas não se justifica a prestação apresentada em campo.

desejo a todos umas boas saídas de 2011 e umas melhores entradas em 2012

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Barcelona de Cruyff e...Guardiola

O Barcelona treinado por Johann Cruyff atuava num misto de 3-1-4-2 e 3-4-3

Saída de Daúto Faquirá consumada

Depois de três dias de reuniões, a direcção do Olhanense e Daúto Faquirá assinaram a rescisão do contrato, já ao final da noite de ontem.
Da anterior equipa técnica, Diamantino Figueiredo, treinador dos guarda-redes, é o único que fica no clube de Olhão.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Análise táctica do Barcelona


por Renato Ribeiro

FC Porto com balneário arrombado

Alvaro Pereira revelou que os futebolistas do FC Porto são punidos monetariamente por cada minuto de atraso num treino de Vitor Pereira. A multa difere caso haja ou não justificação:

"Os jogadores têm de marcar o ponto antes das 9 e 30.
Por cada minuto de atraso paga-se 100 euros de multa, caso não se tenha avisado previamente.
Se o clube for avisado do atraso, cada minuto custa 50 euros", confessou o defesa à televisão uruguaia Monte Carlo
in jornal record

umas vezes é no twitter, outras é no facebook, agora foi numa rádio uruguaia que um jogador do FC Porto falou sobre assuntos que há bem pouco tempo ninguém imaginava que algum dia viriam a ser públicos.
realmente é lamentável, estes assuntos nunca deviam "transpirar" para fora do balneário.
e não vale a pena Vítor Pereira dar ordens aos jogadores para o cumprimentarem quando chegam ao relvado para treinar como se têm visto ultimamente, querendo demonstrar união ou seja lá o que for.

o silêncio sobre o que se passa(va) dentro das quatros paredes do balneário do FC Porto sempre foi de ouro, ....e era um dos segredos que fez aquele balneário invejado por outros clubes.
enfim, ...falta lá alguém para os meter nos eixos.
poderia ser Semedo, mas não o vejo com "feitio para dar uns berros"?!

uma mulher de sonho


mais fotos aqui

Eduardo quer sair do Benfica

tal como escrevi nesta entrada, o guarda-redes Eduardo quer mesmo sair do Benfica.

A tranquilidade na Luz parece destinada a regressar no dia 31 de janeiro, quando fechar o mercado de inverno. Enquanto Enzo Pérez e Ruben Amorim parecem apostados em forçar a saída, Eduardo vai continuar a tentar sensibilizar os responsáveis do Benfica para aceitarem a rescisão do acordo de empréstimo acertado no último verão.
excerto jornal record

sorteio da taça de Portugal já foi realizado

realizou-se ontem o sorteio das meias-finais da Taça de Portugal que ditou os seguintes jogos:
Sporting-Nacional
e
Académica-Oliveirense

Os jogos das meias-finais serão disputadas em duas mãos, a 11 de janeiro e a 8 de fevereiro.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

eles são bons de cabelo!

Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto, concedeu esta quarta-feira uma entrevista à Bola Branca, da Rádio Renascença, onde garante que Pinto da Costa, que hoje completa 74 anos, se vai recandidatar para mais um mandato na presidência do FC Porto.
no record

dizia-me um amigo em relação a estes dois senhores que tem em comum o nome Pinto:

eles são bons de cabelo!

eu diria,

já tiveram mais!... e já foram..."melhores nos meandros da bola"!!!

Futre vai para a tropa

acabei de receber um telefonema do Ministério da Defesa a informar que tenho até dia 30 para me apresentar ao serviço.
3 meses de serviço Militar obrigatório para compensar o estatuto de alta competição que me foi dado em 1987 contra as normas europeias. não quero acreditar nisto!
post da página de Paulo Futre no Facebook

este post de Futre no Facebook provavelmente foi feito a partir de Espanha!, é que consta que hoje é o dia das mentiras no país vizinho, so pode?!...

Benfica tem de arranjar solução para este jogador

já há muito tempo que a direcção do Benfica deveria ter encontrado uma solução para Rúben Amorim, jogador querido por parte dos adeptos (alguns) benfiquistas.
já não é a primeira vez que ele se chateia com Jorge Jesus por não ser aposta regular, o que, não é nada de estranhar...

sinceramente, não o vejo com lugar neste núcleo duro de jogadores do Benfica (só para substituir Maxi Pereira?!, quando este não pode jogar?, o que não lhe agrada!!!)!
Rúben Amorim é um jogador como tantos outros, mediano,... não é um fora de série!...

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

mais um treinador que sai na I liga

o mar anda algo agitado pelos lados de Olhão, segundo alguma imprensa desportiva Daúto Faquirá está reunido com a direcção do clube em conjunto com o seu advogado. algo de anormal se terá passado!...
não é muito comum um treinador reunir-se com os seus superiores levando consigo o advogado,...enfim, nada fazia prever esta situação!
certo é que o treino de amanhã já não será orientado por Daúto!
há que aguardar pela confirmação oficial por parte do elenco directivo.

época raras vezes vista

O ano de 2011 consagrou um dos melhores FC Porto dos últimos anos, com a equipa de futebol dos “dragões” a conquistar quatro de seis troféus possíveis, embora tenha sido o Benfica quem disputou mais jogos.

Os “números” do FC Porto no ano civil sustentam quatro importantes conquistas, três ainda na primeira metade do ano e sob o comando de André Villas-Boas – Liga, Liga Europa e Taça de Portugal – e um já com Vítor Pereira – a Supertaça Cândido de Oliveira.
Ler todo o balanço do ano 2011 aqui

foi sem dúvida uma excelente época de 2010-2011 para o FC Porto, raras vezes assistismos a um equipa portuguesa conquistar praticamente todas as provas em que se vê envolvida, a liga europa foi a cereja no topo do bolo, faltou a taça da Liga, que foi ganha pelo Benfica com todo o mérito.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

o «onze» do ano para o L´Equipe

este foi o «onze» escolhido pelo L´Equipe, mas como nestas coisas há o direito a concordar ou discordar:
eu discordo, não se pode ignorar o melhor marcador da liga europa, Falcao, jogador do FC Porto, equipa que inclusivé venceu a prova!,
nem concordo que Busquets tenha feito uma época melhor que Xabi Alonso que foi semi-finalista com o Real Madrid, ou Fernando, o pivot defensivo do FC Porto, para não falar em Van der Sar que fez a sua última época em grande forma, mas pronto, aqui ainda vai que não vai?!...

Villas Boas e o Chelsea vão de mal a pior

o Chelsea de Villas Boas voltou a desiludir, desta vez em Stamford Brigde perante o Fullham, empate 1-1!
o avançado português Orlando Sá foi titular na equipa do Fullham e demonstrou personalidade perante os defesas londrinos.
em Portugal não conseguiu grandes perfomances, vamos ver se em Inglaterra será diferente!

bebendo a água das fontes

Algumas prendas de Natal

1. Acusado de insultos racistas, o avançado uruguaio Luiz Suárez foi punido com oito jogos de suspensão e condenado ao pagamento de uma multa de 48 mil euros.

A comissão de disciplina da Federação Inglesa de Futebol deu como provado que o jogador do Liverpool usou “palavras insultuosas” em relação à “cor da pele” de Patrice Evra, num jogo disputado a 15 de Outubro contra o Manchester United.

2. O capitão da selecção inglesa de futebol e do Chelsea, o defesa central John Terry, vai ser acusado do crime de atentado à ordem pública agravado por racismo, anunciou o Ministério Público britânico. O Ministério Público britânico considerou que existem indícios suficientes para acusar John Terry, de 31 anos, de ter proferido insultos racistas contra Anton Ferdinand, jogador do Queens Park Rangers, durante um jogo do campeonato inglês com o Chelsea, disputado a 23 de Outubro. Terry vai comparecer perante o tribunal a 1 de Fevereiro de 2012.

3. Sara Moreira foi suspensa por seis meses pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Atletismo, por ter acusado a presença de uma substância dopante nos Campeonatos do Mundo de Daegu, a 30 de Agosto deste ano. Este castigo acabou por ser a pena mínima aceite pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que teve em conta algumas circunstâncias atenuantes para não impor uma sanção mais pesada.

Em comunicado, a direcção da FPA congratulou-se com o facto de “ter sido demonstrada a inocência da atleta”: “Tem sido uma desportista exemplar em todas as suas vertentes, apesar de não poder ser ilibada, já que um atleta, de acordo com as regras em vigor, é sempre responsabilizado pela detecção de qualquer substância proibida no seu corpo.”

4. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) determinou nesta quinta-feira que a Autoridade Antidopagem de Portugal (Adop) pague 56.181 francos suíços (46.000 euros), correspondentes à totalidade dos custos do recurso interposto por Carlos Queiroz.

Da quantia acima mencionada, a Adop terá de pagar, ainda por deliberação do TAD, a Carlos Queiroz 18.500 francos suíços (15.100 euros) que este teve de adiantar no início do processo.

5. Em Espanha, nas apostas desportivas online, em mercado regulado e já sem regime de monopólio, os espanhóis podem legalmente apostar sobre competições desportivas portuguesas de futebol: jogos da 1ª liga, da 2ª liga, da Taça de Portugal, a partir dos trinta e dois avos de final e no jogo da Supertaça.

6. A página web da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude informa: Este site está em Manutenção! Tentaremos ser breves.

7. Os “Casos de racismo”, mais tarde ou mais cedo, chegarão inevitavelmente a Portugal. É bom que se saiba e que se pense como atalhar as suas nefastas consequências.

No “Caso Sara Moreira”, aguardamos, com curiosidade, a publicação do parecer obrigatório do Conselho Nacional Antidopagem, na página do não sei o quê (IDP, IDPJ, ou lá o que é).

No “Caso Carlos Queiroz”, Laurentino Dias não paga um tostão. Pagamos nós.

Quanto às apostas desportivas online, continuamos, activamente, a perder tempo.

Quanto ao responsável (?) pela área do Desporto, esperemos que actue de acordo com a amável mensagem da sua assessoria.

artigo de José M.Meirim no jornal público
título da minha responsabilidade

domingo, 25 de dezembro de 2011

Maradona esteve perto de fazer história

já passaram 21 anos, mas vale a pena recordar a meia final e final do mundial disputado na Itália.
Maradona e a Argentina tinham eliminado a selecção da casa na lotaria das grandes penalidades, no estádio San Paolo, onde jogava (e joga ainda) "o Napoles de Diego Armando Maradona", e tinham pela frente a poderosa Alemanha.
Em 1986 Maradona tinha ganho a final por 3-2 aos alemães, agora era a vez da Alemanha vingar a derrota anterior.



roubou a bola e marcou em 11 segundos

foi na passada quarta-feira, em jogo da Taça da Bélgica (Beker van Belgie), entre o Lokeren e o Gent. Benjamin Mokulu Tembe, do Lokeren, marcou aos 11 segundos.

daqui

Gilberto Madaíl vai falar...

para quem tem estado atento ao canal da RTP informação, por certo já viu uns excertos da entrevista com Gilberto Madaíl-a ir para o "ar" hoje, no jornal das 21h00 (menos uma hora nos Açores) do mesmo canal.
pelo que percebi, pressinto que seja mais do mesmo.
novidades?
provavelmente a sua divulgação no dia de hoje!..., mas o melhor é esperar para logo.

continuação de um excelente dia de Natal a quem que por aqui passa!!!

as lesões são muitas

se há campeonato que não sofre interrupção é o inglês, mas Sir Alex Ferguson tem muias dores de cabeça para o boxing day, o último a ficar fora foi o extremo Ashley Young.
lesionados continuam Nemanja Vidic, Darren Fletcher, Rio Ferdinand, Michel Owen, Anderson, Tom Clverley, Fábio e Phil Jones.
mesmo assim Sir Alex Ferguson descarta parcialmente a ida ao mercado:

«Estou muito feliz com o potencial da equipa. É jovem mas acredito que pode singrar e conquistar títulos.
Em princípio não vamos ao mercado...», indicou o escocês, ele que em anos anteriores também já manifestara a ideia de não contratar ninguém em Janeiro, o que, afinal, não se verificaria, bastando recordar as chegadas de Saha, Patrick Evra ou Vidic a Old Trafford no mês de Janeiro.
através daqui

a não perder amanhã nos canais da Sporttv mais uma jornada da premier league.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Nacional nas meias-finais

o último jogo dos quartos de final acabou com uma vitória do Nacional na lotaria das grandes penalidades, depois do 2-2 no tempo regulamentar e prolongamento.
um jogo difícil e sofrido para "os rapazes da Madeira", que ficaram reduzidos a 9 jogadores no início do segundo tempo.
antes, ainda na primera parte, já Edgar Costa tinha sido expulso aos 41 minutos.
Académica, Sporting, Oliveirense e Nacional, vão disputar um lugar no Jamor.

só falta saber o outro semi-finalista

Moreirense e Nacional jogam hoje o apuramento para as meias-finais da taça de Portugal, já são conhecidos três semi finalistas-Sporting, Académica e Oliveirense.
em Moreira de Cónegos existe a esperança de fazer um brilharete nesta edição da taça de Portugal, a equipa da casa está a ter um comportamento excelente na liga Orangina, mas o Nacional de Pedro Caixinha parte como favorito.

O Natal tem mais encanto com Danielle Tamayo

A jovem Danielle Tamayo é uma verdadeira preciosidade digna de um conto de Natal.
imagem e mais fotos aqui
As fotos desta bela loira são capazes de deixar qualquer homem sem fôlego.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

o meu palpite para a final

o Sporting venceu esta noite o Marítimo por 3-0 e segue também rumo às meias-finais da taça de Portugal.
vitória inteiramente justa!, e um vencedor digno, se bem que, Pedro Martins tem que rever este aspecto do Marítimo raramente acabar os jogos com 11 em campo.
com o devido respeito para quem está ainda em prova, o meu palpite para a final é: Sporting-Académica!
recorde-se que já estão apurados para a final: Académica, Sporting e Oliveirense.
Amanhã disputa-se o Moreirense-Nacional.

ou vai ou racha

jogo grande hoje em Alvalade, sim, grande!,...porque este Marítimo está-se a portar muito bem esta época, basta recordar os jogos fora de casa e a prestação no dragão no último fim de semana, enquanto tiveram 11 de cada lado.
os amantes do futebol não vão querer perder a oportunidade de assistir a um grande espectáculo esta noite em Alvalade!
como dizia alguém, ou vai ou racha, resta saber quem vai rachar e ter um Natal menos feliz..., em relação ao futebol, claro está!

há um ano disputava o campeonato da Ilha de São Jorge

 O avançado cabo-verdiano Djaniny está muito próximo de se tornar jogador do Benfica, avança a imprensa desportiva desta quinta-feira.
excerto daqui

há precisamente um ano, por esta altura, disputava o campeonato da Ilha de São Jorge, "hoje está no Leiria e, amanhã, segundo alguma comunicação social estará no Benfica".
é um salto enorme para este jovem?!, mas...só o tempo dirá se já está preparado ou não para ficar no plantel principal .

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

breves

Académica venceu o Desportivo das Aves por 3-2 e já está nas meias finais da taça de Portugal.
As meias-finais disputam-se numa eliminatória a duas mãos.

FC Porto venceu 2-1 o Paços de Ferreira na capital do móvel em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da taça da liga.

Atlético de Madrid eliminado da taça do Rei em casa pelo Albacete.
uma vergonha, já há anos que este Atlético de Madrid não acerta com o sector recuado, para variar, quem vai pagar as favas é o treinador.
enfim...não jogam a ponta de um corno, já tiveram na frente de ataque jogadores como Aguero e Forlan, espertos, puseram-se a andar, agora, tem Falcão, que nem percebo o porquê de ter escolhido o Atlético.
Só pelos cifrões? Sinceramente?!!!
por mais estrelas que tenham no meio campo e na frente de ataque, sem uma boa defesa não vão a lado nenhum.

Juventus empatou a zero em Udine,...e agora partilha a liderança com o AC Milan, ambos com 34 pontos.

Amanhã não perder o Tottenham-Chelsea.

rumo às meias-finais

a Académica entra em campo já hoje em jogo a contar para os quartos de final da taça de Portugal, o adversário é o Desportivo das Aves-um adversário de respeito e muito bem orientado.
será que o sonho da briosa em voltar a levantar uma taça de Portugal se vai cumprir?...a ver vamos!

também hoje, mas para a taça da liga, disputa-se o Paços Ferreira-FC Porto.
recorde-se que só passam para as meias-finais os vencedores de cada um dos grupos.

Mourinho oferece colete ao adversário

após o apito final do jogo de ontem Mourinho fez questão de cumprimentar todos os jogadores adversários.
um deles, o defesa Dani Carril, pediu ao técnico português o colete/casaco que costuma utilizar nos jogos.
Mourinho ofereceu!

Portugal termina em 7º no Ranking FIFA

Portugal termina o ano um lugar acima do que aconteceu em 2010, nada mau!
A Espanhal lidera!

Ranking da FIFA – Dezembro de 2011
1.º Espanha
2.º Holanda
3.º Alemanha
4.º Uruguai
5.º Inglaterra
6.º Brasil
7.º Portugal
8.º Croácia
9.º Itália
10.º Argentina
11.º Dinamarca
12.º Rússia
13.º Chile
14.º Grécia
15.º França
Fonte: daqui

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mandem calar o médico

aqui vos deixo um excerto de um post de Eugénio Queirós publicado aqui:
*título da autoria do mesmo;

Estava tudo a correr tão bem no Sporting...

E pronto! O médico começou a falar, no jeito de resposta ao homem que não lhe estendeu a mão no funeral de Pôncio Monteiro.

Alguém sabe, por acaso, quem são os presidentes da assembleia geral de Benfica e do FC Porto?

Não, pois já suspeitava.

Mas o presidente da mesa da AG do Sporting é claramente Eduardo Barroso, o tal que até concorreu na lista que ganhou na primeira volta e que perdeu na segunda.

Investido também na condição de paineleiro - onde no último programa mais uma vez amuou e até foi indelicado com Manuel Serrão... -, o cirurgião Eduardo Barroso é uma figura simpática mas até a simpatia tem limites, sobretudo quando se mistura com a tacanhez.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
mas já existe mais gente " a cair em cima do médico".
ler este artigo, aqui

resumindo:concordo com a parte em que o ataque feroz a Pinto da Costa vai ajudar a dar um clima de guerra ao próximo Sporting-FC Porto, clima este que, como se sabe, os dragões se sentem sempre mais à vontade que os dois históricos rivais.

merece!

O árbitro internacional português Pedro Proença é um dos 12 árbitros principais nomeados pela UEFA para o Euro 2012, anunciou hoje o organismo que tutela o futebol europeu.
fiquei feliz por termos alguém muito diferente de Olegário Benquerença a representar Portugal, tão simples quanto isto!

os outros árbitros principais são:
-Cneyt ·akr (Turquia), Jonas Eriksson (Suécia), Viktor Kassai (Hungria), Bjorn Kuipers (Holanda), Stéphane Lannoy (França), Nicola Rizzoli (Itália), Damir Skomina (Eslovénia), Wolfgang Stark (Alemanha), Craig Thomson (Escócia), Carlos Velasco Carballo (Espanha) e Howard Webb (Inglaterra).

dualidade de critérios foi gritante

até poderia acontecer que o Sporting não concretizasse a grande penalidade!, Wolfswinkel, habitual marcador estava em dia não, enfim, nunca se saberá....
mas a verdade é que "este penalty" ficou por assinalar e o Sporting mais uma vez prejudicado.

qual será a receita para os espirros de Pinto da Costa?!

"Pinto da Costa está no pleno direito de se queixar de uma grande penalidade que não foi marcada. O FC Porto queixou-se de forma exagerada. Mas quando o presidente do FC Porto espirra, os árbitros constipam-se.
Quando o Sporting se queixou de forma sensata, os árbitros fizeram greve. Ninguém veio retratar-se...
São dois comportamentos diferentes, com duas respostas tão diferentes que me deixam apreensivo", afirmou.

excertos daqui


não sou sportinguista - alguns(*) que por aqui passam ficam desde já esclarecidos -, mas se há comentador com o qual eu simpatizo e acho alguma piada, é Eduardo Barroso, Rui Oliveira e Costa, não!
claro que alguns benfiquistas e portistas não concordam comigo!
tal como alguns sportinguistas e alguns portistas também não simpatizam com Seara e com Rui Gomes da Silva!
...ou até alguns benfiquistas e alguns sportinguistas que não gostam de Guilherme Aguiar e Miguel Guedes!

mas pronto, todos temos direito a opinião e, ... eu gosto (quase sempre) de ouvir o Dr.Barroso.

(*) para aqueles cobardes que me insultam com comentários anónimos pensando que me ofendem e, afirmando eles, que sou sportinguista/lagarto etc...
Não!..não me ofendem, até acho divertido, mas não posso publicar comentários no blogue com tanto palavrão...
favor reduzir na caixa de velocidades de quinta para segunda e, ...eles serão libertados!

vai ser um excelente negócio para o Benfica

se tudo se concretizar como está a ser escrito e comentado em alguma comunicação social, o Benfica faz um excelente negócio.
mais se seguirão, em saídas e entradas, entenda-se!...enfim, nos tempos que correm 35 milhões por Gaitán é muito bom!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

continua a haver bons jogos em Portugal

a 13ª jornada da liga zon sagres terminou com um excelente jogo de futebol em Olhão.
ao intervalo os da casa venciam por 2-0 ao Braga de Leonardo Jardim, mas no fim, o resultado foi de uma vitória por 4-3 dos bracarenses.é de jogos como este que o povo gosta!!!

não me parece, mas...

sinceramente, "não estou a ver Bruno Alves a jogar noutra equipa em Portugal que não seja o FC Porto!, mas pronto, possa ser que seja aqui o caixa de óculos que esteja a ver mal a coisa".

o meu onze/sistema até agora

hoje disputa-se o último jogo da última jornada antes das férias de Natal- Olhanense-Braga-, um bom jogo em perspectiva.
posto isto, e decorridas 13 jornadas do campeonato, mais a primeira fase das competições europeias, aqui vai o meu «onze/sistema» dos jogadores que mais se destacaram até agora nos três grandes.

Suplentes:Helton, João Pereira, Onyewu, Garay, Insúa, Rinaudo, Elias, Witsel, Moutinho, James Rodriguez e Rodrigo.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Sporting chumba no exame de Coimbra

o sporting não conseguiu passar esta noite no teste de Coimbra, ...e assim sendo, tudo se complicou na luta a três para sabermos quem é o campeão de Inverno (que apenas serve para inglês ver), mas mesmo assim interesante.
...a não ser que na próxima jornada consiga vencer em Alvalade um FC Porto que está "qualquer coisa melhorzinho" em relação ao início da época.
mesmo assim, e com tanto jogador novo, Domingos continua no seu objectivo número 1 desta época:
um novo Sporting a lutar até ao fim com FC Porto e Benfica!

Barcelona campeão mundial de clubes

o Barcelona sagrou-se campeão mundial de clubes hoje no Japão ao derrotar o Santos por 4-0.
sem dúvida que ninguém consegue parar este Barcelona, é raro o dia em que tal acontece,...mas que diabo?!...este treinador do Santos teve muita ousadia em abdicar de um homem do meio-campo e jogar com dois avançados.
se já é difícil um meio-campo com 5 homens recuperar a bola a este Barcelona, com quatro é tarefa impossível.
a derrota seria praticamente certa, mas não por estes números...
este Barcelona e o seu tiki-taka, é qualquer coisa de cortar a respiração a qualquer adversário, Parabéns ao Barcelona!!!

sábado, 17 de dezembro de 2011

FC Porto acaba o ano na liderança, essa é que é essa?!

(Fotos: LUSA e Reuters)
O FC Porto derrotou esta noite o Marítimo, por 2-0, no dragão, e acaba o ano na liderança do campeonato, em igualdade pontual com o rival Benfica-33 pontos!
o FC Porto demorou 80 minutos para conseguir fazer um golo diante do Marítimo, Cristian Rodríguez foi quem desbloqueou um jogo que estava muito complicado. Parabéns ao Marítimo!
grande capacidade de sofrimento teve esta equipa madeirense!, sem 5 habituais titulares e com menos um jogador desde o minuto 41, dignificou e de que maneira esta vitória merecida do FC Porto.
e a verdade é que, sem grandes espectáculos e com alguns problemas pelo meio, o FC Porto acaba o ano na liderança.
sem tirar nem pôr!

declaração de "amor a Paulo Bento"

O novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, afirmou este sábado que Portugal parte para o Euro'2012 com uma das melhores equipas técnicas da competição, e reiterou a sua absoluta confiança em Paulo Bento.

"Meu caro Paulo Bento, o país acredita nas suas capacidades e na mais-valia que nos próximos anos a sua ação pode significar para o futebol português", disse Fernando Gomes, na cerimónia em que foi empossado como presidente da FPF.

O novo líder federativo classificou Paulo Bento como "um líder no banco e no balneário, como já o era em campo. Um homem de valores, de trabalho, de exigência, de regras claras".
excertos daqui

uma autêntica "declaração de amor" pelo trabalho realizado até agora pelo seleccionador nacional Paulo Bento, foi desta forma que o novo presidente da FPF demonstrou  hoje para com o "nosso seleccionador"!
nada será como dantes, é necessário muita Paz e sossego rumo a uma boa prestação no euro-2012, ...era bom que Rui Santos do Tempo Extra (programa com muita audiência junto dos adeptos do desporto rei) "fizesse o cessar fogo"!,
...sim, eu sei, é pedir demasiado.

este quer que a gente acredite novamente no Pai Natal

O antigo jogador confessa que se enganou em relação a José Sócrates, a quem deu o seu apoio, e quer vender tudo o que tem em Portugal.

A confissão é feita numa entrevista ao jornal "Público", na qual Figo diz com todas as letras: "estou um bocado farto disto tudo".
Respondendo à pergunta sobre querer vender o que tem em Portugal devido a pagar muitos impostos, Figo é taxativo:
"Não, quero vender porque estou um bocado farto disto".
excertos daqui
*sublinhados e título da minha responsabilidade;

este rapaz que só vê $ (euros?,até quando?) na frente, quer fazer os leitores de parvos, só pode!
claro que a parte que eu sublinhei a verde é a que ele quer evitar?!
ao ler isto, lembrei-me de um post escrito por alguém que "conviveu com Luís Figo" muitas e muitas vezes, por isso, aqui fica o post:

estórias da bola quarenta e cinco

passam hoje dez anos sobre a desgraça da queda da ponte de 'entre-os-rios'.
a propósito da onda de solidariedade que na altura se gerou recordei-me da 'nossa' participação, da 'federação portuguesa de futebol', nesse movimento.
começámos por aprovar um donativo, na 'direcção', de 5.000 contos.

depois gilberto madail desafiou-me a que conseguisse algo semelhante junto dos jogadores e equipa técnica da 'selecção nacional'.

julgo que terá sido no estágio para o jogo com a 'holanda', no 'porto', a ser jogado a 28 de março desse ano, (ou terá sido no 'amigável' que se seguiu contra a 'frança'?...) que abordei o 'capitão' fernando couto sobre o assunto.

disse-lhe:

- olha fernando, a direcção decidiu dar 5000 contos para as vítimas do desastre de 'entre-os-rios'. penso que 'nós', selecção nacional' também deveríamos contribuir pelo que sugeria que visses junto dos teus companheiros que beneficiam de um prémio de presença se estão disponíveis para que uma parte do mesmo seja destinada a esta acção de solidariedade.

basta-me dizeres quanto é que querem dar que eu, depois, faço encaminhar o dinheiro para quem de direito, procedendo ao desconto da verba nos vossos 'prémios'...
ele achou oportuna a ideia e disse-me que de imediato, a seguir ao almoço, iria reunir com os colegas.

por volta das duas e meia da tarde fui chamado à sala de reunião onde todos se encontravam discutindo a forma de proceder.

disse-lhes que não daria qualquer sugestão pois era uma matéria a que só eles poderiam responder mas que estava disponível para todo e qualquer esclarecimento que fosse julgado necessário.

a reunião começou com alguma indefinição até que luís figo, do alto da sua autoridade junto do grupo, propôs uma verba de 150 contos a ser disponibilizada por cada um deles.

não cumprindo com a minha intenção inicial espicacei o 'leilão' sublinhando que achava a verba proposta muito reduzida e que a mesma se traduziria, no final, por uma quantia bastante inferior aquela decidida pela 'direcção'. teríamos que conseguir fazer melhor que os 'burocratas' da 'praça da alegria'...

foi aí que se levantaram as vozes de joão pinto, primeiro, e de rui costa, secundando-o, dizendo que a verba nunca poderia ser muito inferior a 500/ 600 contos dada por cada um deles.

e assim foi!

não sem que o luís figo, como sempre aliando a sua tradicional forretice a uma mente brilhante, tivesse salientado que a sua proposta inicial tinha tido sobretudo em conta as dificuldades dos mais desfavorecidos entre eles petit, o exemplo escolhido.

pode complicar e pode ser bastante fácil

depois da vitória de ontem do Benfica, hoje é vez do FC Porto tentar manter a liderança no campeonato frente a um Marítimo um pouco desfalcado, mas mesmo assim um grande equipa, como o tem demonstrado nas provas em que está envolvido.
na minha opinião, tanto pode ser um jogo complicado para os dragões, como pode ser mais fácil do que se está a pensar.
a primeira parte dirá muito do que vai ser o resultado final!,
caso o Marítimo chegue ao intervalo com um resultado positivo, os níveis de confiança elevam-se para a etapa complementar.
a ver vamos se Vítor Pereira e o FC Porto conseguem passar o Natal em primeiro...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

sem espinhas

o Benfica acaba o ano com uma goleada de 5-1 frente ao Rio-Ave de Carlos Brito, que entrou na Luz sem medos e explorando a velocidade de Yazalde e de Christian Atsu, autor do primeiro golo da noite aos 25 minutos.
depois disso, só deu Benfica, com Pablo Aimar a fazer de Pai Natal e a encher a catedral da luz com o seu futebol deslumbrante.
o Benfica empatou por Cardozo de penalty, Nolito fez o 2-1, Saviola o 3-1 depois de um pormenor deslumbrante de Pablo Aimar.
os encarnados chegavam ao intervalo a ganhar 3-1 .
a segunda parte começou com o 4-1 marcado por Garay aos 47 minutos, depois disso o Benfica desacelerou mas ainda aproveitou para marcar mais um, o segundo de Nolito e o 5-1 final.
Boas férias que bem merecem!!!

portistas não conseguem eliminar Jorge Jesus do Facebook

as coisas que eles inventam?!, mas como não tem maldade tomei a liberdade de partilhar.
pelo menos enquanto damos umas boas gargalhadas, não pensamos na crise que nos afecta.

todo o cuidado é pouco antes das férias

hoje tem início a 13ª jornada da Liga Zon Sagres, com o Benfica a receber o aflito Rio-Ave.
dizia-me um amigo agora há pouco que os jogadores do Benfica já só pensam nas férias!, em especial os estrangeiros!, bom, isto só pode ser conversa de café?!
só faltou dizer que eles vão estar a jogar e as esposas no aeroporto esperando por eles para embarcar!
jogadores profissionais como os do Benfica, que estão na frente com os mesmos pontos do líder FC Porto, "facilitar em casa com o Rio-Ave"?
não me parece!...mas todo o cuidado é pouco!!!

poderá haver um Sporting-FC Porto nos oitavos de final da Liga Europa

o sorteio da liga europa foi simpático para Sporting e nada meigo para FC Porto e Braga, claro está, na teoria, porque os jogos ganham-se é dentro das 4 linhas.
caso o FC Porto ultrapasse o Manchester City e o Sportng o Legia de Varsóvia, teremos um clássico português nos oitavos de final da liga europa.
O Braga, por sua vez, caso ultrapasse o Besiktas enfrenta nos oitavos de final o vencedor da eliminatória entre Lazio e Atlético de Madrid.
aqui vos deixo os jogos:
16 avos-de-final
1 - FC Porto-Manchester City

2 - Ajax-Manchester United

3 - Lokomotiv Moscovo-Athletic Bilbau

4 - Salzburgo-Metalist

5 - Stoke City-Valência

6 - Rubin Kazan-Olympiakos

7 - AZ-Anderlecht

8 - Lazio-Atlético de Madrid

9 - Steaua Bucareste-Twente

10 - Viktoria Plzen-Schalke 04

11 - Wisla Cracóvia-Standard de Liège

12 - Sporting de Braga-Besiktas

13 - Udinese-PAOK

14 - Trabzonspor-PSV Eindhoven

15 - Hannover-Club Brugge

16 - Légia de Varsóvia-Sporting

Oitavos-de-final
Vencedor jogo 4- Vencedor jogo 6
Vencedor jogo 16- Vencedor jogo 1
Vencedor jogo 9- Vencedor jogo 10
Vencedor jogo 11- Vencedor jogo 15
Vencedor jogo 5- Vencedor jogo 14
Vencedor jogo 7- Vencedor jogo 13
Vencedor jogo 8- Vencedor jogo 12
Vencedor jogo 2- Vencedor jogo 3

"acredito que as mijadelas de cão" já acabaram

o sorteio dos oitavos de final da Champions determinou que o adversário do Benfica fosse o Zenit da Rússia, nada mau!, digo eu, que acredito que o Benfica já lá está nos quartos de final, com maior ou menor dificuldade, porque não há jogos fáceis na champions league.
espero bem que as "mijadelas de cão" tenham acabado senhor Danny, já basta a pouca vergonha da fase anterior.

o meu palpite para o sorteio de hoje

é já hoje o sorteio da UEFA para se ficar a saber quem calha aos clubes portugueses.
como não sou muito de acertar em palpites, vou tentar desta vez ver no que dá.
aqui fica o meu palpite:

acho que o Benfica vai "apanhar" o Bayer Leverkusen;
o Sporting o AZ Alkmar;
o FC Porto o PSV;
e o Braga o Olympiakos.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Santos e Barcelona na final do Mundial de Clubes

Santos e Barcelona vão disputar a final do mundial de clubes no próximo domingo,às 10h30, hora do continente português-menos uma nos Açores.
nos jogos das meias-finais o Santos venceu ontem 3-1 os japoneses do Kashiwa Reysol.
hoje foi a vez do Barcelona despachar com uma goleada de 4-0 o Al Sadd do Catar.
aqui ficam os resumos dos dois jogos:

isto está mau para todos

No dia em que termina o prazo de regularização de pagamento de salários, Joaquim Evangelista alerta para a situação de incumprimento de vários clubes e garante o apoio do Sindicato a todos os jogadores que peçam ajuda.
Mas deixa o alerta para a falta de verbas.

RECORD – Oprazo para a regularização de salários acaba hoje. Qual a situação dos clubes profissionais?

JOAQUIM EVANGELISTA – A situação é particularmente grave, na medida em que acompanha a conjuntura económica do país e da Europa. Ao contrário do que alguns ainda pensam, as dificuldades não deixam de afetar o futebol e isso está a refletir-se no cumprimento das obrigações dos clubes. O Sindicato está consciente disso e não tem contribuído para empolar ainda mais a situação.
Temos sentido de responsabilidade e temos procurado junto dos jogadores e dos dirigentes encontrar soluções consensuais.
Vamos fazer um esforço para resolver os problemas sempre que houver um sentido de lealdade e responsabilidade. A situação no futebol profissional e não profissional é grave e exige medidas de fundo.
excertos daqui

já pressentia que mais depressa do que muitos pensavam, ia ouvir estas palavras do presidente do sindicato.
aproximando-se uma época sensível, espero bem que os clubes consigam ajudar de alguma maneira os seus atletas e funcionários, pagando o que estiver ao seu alcance!
é que regularizar por completo está fora de questão, pelo menos para já!...tudo isto é triste!!!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

foi uma grande banhada

Domingo à noite no Estádio José Alvalade, em Lisboa, 14 de Dezembro de 1986. Sporting e Benfica defrontavam-se para a 14.ª jornada do campeonato nacional em mais um jogo de futebol para acrescentar um capítulo à maior rivalidade desportiva em Portugal. Os "encarnados" subiam ao relvado como favoritos porque lideravam com 23 pontos, mais cinco que o rival.
O resultado do jogo acabaria por não importar nas contas do campeonato - o Benfica seria campeão -, mas os números valeram pelo simbolismo e pela frequência com que ainda aparecem nas conversas entre os adeptos das duas equipas.
Faz nesta quarta-feira 25 anos que o Sporting ganhou ao Benfica por 7-1 e ambos os lados têm bons motivos para recordar este jogo.
excerto jornal público

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Real vence para a taça do Rei (resumo)

O Real Madrid venceu por 2-0 no terreno do modesto Ponferradina, Callejón marcou o primeiro, Ronaldo o segundo.

nem os grilos os querem ver...

como é possível gente deste calibre-Platini é outro-, continuar ligada a altos cargos no futebol por essa europa fora?!
os árbitros de baliza nem para "bater punhetas a grilos" servem.
sinceramente?!...não há pachorra!

não esquecer os outros

Domingos Paciência convocou cinco juniores para o desafio desta quarta-feira, em Roma, com a Lazio, da última jornada da fase-de-grupos da Liga Europa.
Tiago Ilori, Betinho, João Carlos, Ricardo Esgaio e João Mário são as novidades nos convocados para o confronto frente aos italianos.
excertos do jornal público
*sublinhados meus;

sem dúvida uma excelente iniciativa de Domingos Paciência, o Sporting continua a demonstrar o porquê da sua academia ser das melhores do mundo.
só não percebo como Adrien não teve lugar no plantel actual, Domingos ainda foi a tempo de "recrutar" Pereirinha que estava de saída, mas Adrien não teve o mesmo aval, provavelmente quando voltar não sai mais.
aqui fica o excelente golo de Adrien, ontem em Olhão:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Chelsea continua na "corrida"!

O Chelsea venceu o City esta noite por 2-1 e mantém-se na corrida ao título inglês, sim, porque agora já são apenas sete pontos que os separam.

aos 75 anos ainda joga futebol

João Espírito Santo tem 75 anos e joga futebol com os amigos todos os Domingos às 8h da manhã, há mais de 30 anos.
Os colegas de equipa elogiam a preparação física e a resistência do amigo.

notícia daqui

ou ganha hoje ou é o adeus definitivo

A carreira de André Villas-Boas no Chelsea ganhou algum fôlego a meio da semana, com o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, algo que os rivais de Manchester não conseguiram.
Mas o tempo para o treinador respirar de alívio já terminou. Nesta segunda-feira (20h, SPT-V2), recebe o Manchester City, num jogo decisivo para se manter na corrida pelo título.
excertos daqui

o jogo de hoje para André Villas Boas é de extrema importância na luta pelo título da premier league, uma derrota hoje é o adeus definitivo, na minha opinião, claro está!
13 pontos de atraso em caso de derrota, é muita fruta?!

Benfica também conquistou os três pontos

tal como tinha escrito na entrada anterior, o que conta são os três pontos!, por isso, tal como FC Porto e Sporting, o Benfica também venceu.
não tive oportunidade de assistir ao jogo, por isso não vou tecer comentários ao mesmo.
de qualquer maneira, aqui fica o resumo, neste link.

domingo, 11 de dezembro de 2011

o que interessa são os três pontos

depois das vitórias de ontem, do FC Porto, primeiro, em Aveiro, Sporting, depois, em Alvalade com o Nacional, onde o mais importante foi a conquista dos três pontos, hoje é a vez do Benfica tentar na difícil deslocação ao terreno do Marítimo fazer igual.
Um jogo que promete emoções fortes, na Madeira, com a equipa de Pedro Martins a querer continuar no grupo da frente...

sábado, 10 de dezembro de 2011

e o Barcelona continua a ganhar ao Real Madrid

Fernando Gomes é o novo presidente da FPF

Fernando Gomes foi este sábado eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), vencendo o acto eleitoral que o opôs a Carlos Marta com 46 votos contra 36.

Vítor Pereira, actual presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, vai presidir ao Conselho de Arbitragem da FPF, tendo derrotado por apenas um voto a lista liderada por Luís Guilherme (42 contra 41).

De resto, Fernando Gomes viu todos os órgãos por si convidados vencer as respectivas eleições.

Fernando Gomes será empossado no próximo sábado. Até lá, o sucessor de Gilberto Madaíl - no cargo desde 1996 - na Federação Portuguesa de Futebol terá de renunciar à presidência da Liga.
notícia e imagem daqui

quem vencerá?!

Real Madrid-Barcelona, o jogo mais aguardado do futebol espanhol e, não só, disputa-se hoje no Santiago Bernabéu.
quem vence?
aposto no Real!

mas no dia de hoje também se disputa mais um "duelo", desta vez a nível interno-eleições na FPF!
quem vence?
Fernando Gomes ou Carlos Marta?!
aqui não aposto...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

deve ser par rir...

Deco reununciou à seleção nacional, no tempo em que a equipa era treinada por Carlos Queiroz, mas admite voltar atrás na decisão. "No outro dia falaram-me sobre essa possibilidade mas não sei... Se for uma coisa em comum acordo com o treinador, um desejo dele, então talvez sim, poderia ser repensado", assumiu, em entrevista à ESPN Brasil.
O médio de 34 anos foi considerado um dos melhores médios do último Brasileirão, ao serviço do Fluminense, isto depois de uma primeira época que não lhe correu muito bem - apesar do título conquistado, esteve muito tempo de fora, lesionado.
daqui

*título da minha responsabilidade;

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

mesmo assim não sei se será convocado

O avançado inglês Wayne Rooney vai poder disputar o derradeiro encontro do Grupo D do Europeu de futebol de 2012, face à anfitriã Ucrânia, depois de a UEFA ter reduzido o castigo de três para dois jogos.

O comité de recurso do organismo que superintende o futebol europeu decidiu atenuar o castigo do jogador do Manchester United – um dos mais importantes da selecção inglesa –, mas na condição de manter o bom comportamento nos próximos quatro anos, em todas as provas europeias.
excertos daqui

concordo, um europeu disputa-se de quatro em quatro anos e, quanto a mim, devem estar presentes os melhores, mas...com juízo, o que por vezes não parece haver na "tola" de Wayne Rooney.
mesmo assim, não é certo que Capello o convoque, há que esperar para ver.
ontem ficou bem claro que ele não estava dando os parabéns ao árbitro pelo trabalho realizado no final do jogo...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Benfica é primeiro,Manchester United eliminado

o Benfica venceu o grupo C ao derrotar esta noite na Luz o Otelul Galati por 1-0, mas mesmo que isso não tivesse acontecido ficaria sempre em primeiro.
então não é que o United de Sir Alex Ferguson foi eliminado?!
sem tirar nem pôr!,o Basileia venceu 2-1 na Suiça e causou surpresa em todo o mundo-o united ficou eliminado da champions league.

o « onze e sistema» do Benfica para hoje

é com este sistema e com estes jogadores que o Benfica vai iniciar o jogo de hoje frente ao Otelul Galati. ficar em primeiro lugar no grupo C, é o objectivo!

uma bela soneca antes do jogo do Benfica



(foto recebida por email)

Selecção portuguesa joga na Polónia a 29 de Fevereiro

a selecção portuguesa foi convidada e aceitou estar presente na inauguração do estádio nacional de Varsóvia, com capacidade para 60 mil espectadores e que conta com uma cobertura amovível.
a nossa selecção disputará assim um jogo particular com a selecção da casa no dia 29 de Fevereiro, no estádio que será o palco do jogo inaugural da fase final do Campeonato da Europa, entre a Polónia e a Grécia do português Fernando Santos.

ele teve os "ditos cujos" no sítio

o Chelsea de Villas Boas conseguiu ontem o apuramento para os oitavos de final ao vencer o Valencia em Stamford Bridge por 3-0.
para isso muito contribui Drogba, com dois golos e uma assistência, Raúl Meireles voltou a ser titular em detrimento de Lampard, situação que não tem acontecido regularmente não sei porquê.
apetece dizer que Villas Boas desta vez teve os "tomates" no sítio.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

faltou o golo e a expulsão

o FC Porto não conseguiu esta noite o apuramento para os oitavos de final da champions league, mesmo assim, Vitor Pereira diz-se orgulhoso.
enfim, ...vamos ao que interessa, porque o jogo desta noite mostrou um FC Porto bem melhor do que aquele que esteve nas jornadas anteriores desta competição.
hoje faltou um golo, mas também um detalhe que pelos vistos passou despercebido a muita gente:
mesmo antes do intervalo, o Zenit deveria ter ficado reduzido a 10, e na segunda parte muito provavelmente o jogo teria sido outro!, sim, eu sei, por vezes uma equipa com dez até joga melhor, mas duvido que fosse o caso de hoje.

mais um jogo de tudo ou nada

é o tudo ou nada do FC Porto na champions league, hoje, no dragão frente aos russos do Zenit.
ao FC Porto só a vitória interessa para marcar presença nos oitavos de final da champions league 2011-2012.
aqui fica o «onze e sistema» de Vítor Pereira para esta noite:

mais um português na equipa principal do Real Madrid

Pedro Mendes, internacional português sub-21 que joga na equipa B do Real Madrid, foi convocado por José Mourinho para o encontro com o Ajax, referente à última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões

"É uma alegria. Começo a sentir que o meu trabalho está a dar frutos", disse o central emprestado pelo Sporting à Renascença.
excerto e imagem daqui

sem dúvida uma excelente notícia, primeiro para o atleta, depois para todos nós-portugueses.
tão bom que era aparecer mais um central de nível mundial, sendo ele este jovem?!
desejo-lhe sorte e sucesso!

e siga a taça

só hoje tive oportunidade de fazer um post sobre o jogo de ontem entre o Sporting e o Belenenses, mesmo assim, há pouco a dizer.
foi um Sporting qb, sem grande espectáculo, mas eficaz...aquele que eliminou um Belenenses muito fechadinho ontem em Alvalade.

os jogos dos quartos de final que se disputam a 21 de Dezembro ficam assim ordenados:
Sporting vs Marítimo
Académica vs Desp. Aves
Moreirense vs Nacional
UD Oliveirense vs Olhanense

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

neste caso as imitações perdem a graça

Dario Cvitanich foi uma das figuras do Boca Juniors-campeão do Torneio Abertura na argentina-, e também termina como melhor marcador.
ontem marcou dois golos e no final festejou com os companheiros e beijou a namorada, jornalista de profissão, emitando Casillas no último mundial.
já alguém me tinha dito que as imitações por vezes fazem com que os intervenientes façam figuras de tolinhos...e provavelmente com toda a razão.

antes prevenir do que remediar

O Sporting tem de assumir o favoritismo e não pode facilitar no encontro desta segunda-feira contra o Belenenses. É o que diz o técnico Domingos Paciência, frisando que os "leões" estão confiantes.

“Temos que ser sérios, conscientes de que a responsabilidade é toda nossa e não podemos desligar, pois só há este jogo. Só podemos pensar em ganhar e a abordagem não pode ser de facilitismo”, disse o técnico, num encontro com a imprensa.
excerto daqui

ora aqui está uma diferença em relação a outros colegas de profissão, mesmo sendo uma eliminatória da taça de Portugal e o Sporting jogando com o Belenenses-que está na liga orangina e a fazer uma época assim assim -, Domingos avisa a navegação que não quer facilitismos.
uma postura que faz toda a diferença!

Boca Juniors campeão!

O Boca Juniors assegurou na noite deste domingo o título de campeão argentino-torneio de Apertura, depois de ter vencido o Banfield por 3-0, na antepenúltima jornada da competição.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Corinthians, campeão brasileiro 2011!

O Corinthians sagrou-se campeão brasileiro, um empate a zero hoje frente ao Palmeiras de Scolari no Pacaembu, bastou para a equipa de Tite-muito criticado em algumas fases da época-somar o quinto campeonato na sua história.
Parabéns ao Corinthians!...
em especial a Liedson, nosso conhecido de muitas tardes e noites com exibições de encher o olho a qualquer um!

(actualização feita às 23h55)

a selecção brasileira de 1982

parece consensual que esta foi a selecção brasileira que melhor futebol praticou, apesar de não ter ganho nada, deu espectáculo por terra espanholas.

Faleceu Sócrates, que descanse em Paz!

Segundo fontes hospitalares, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira morreu às 04:30 locais (06:30 em Lisboa) em consequência de um "choque séptico", depois de ter sido submetido a um tratamento com potentes antibióticos.

Médico de profissão e, por isso, apelidado de "Doutor", Sócrates, casado e tinha seis filhos, já tinha sido hospitalizado outras duas vezes este ano por problemas derivados dos seus excessos com o álcool, que lhe causaram uma cirrose hepática, tendo mesmo admitido a sua dependência na segunda vez e manifestado o desejo de acabar com a mesma.

Conhecido pela elegânciado seu jogo, principalmente o seu jogo de calcanhar, Sócrates militou quase toda a sua carreira no Corinthians, clube que pode se sagrar hoje campeão brasileiro pela quinta vez, na última jornada do "Brasileirão".

Em termos de títulos, este médio ofensivo conquistou três campeonatos estaduais pelo Corinthians (1979, 1982 e 1983), tendo ainda conquistado o estadual do Rio de Janeiro e a Taça do Rio de Janeiro em 1986, ao serviço do Flamengo.

Além do "Timão", o jogador representou ainda o Flamengo, o Santos e o Botafogo de Ribeirão Preto, bem como os italianos da Fiorentina.

Na memória coletiva perdura ainda a sua figura no Mundial de Espanha de 1982, torneio em que o Brasil foi afastado após uma derrota por 3-2 diante da Itália, numa seleção que ainda hoje é considerada uma das melhores de sempre.

Para lá do futebol, Sócrates também se dedicou à política, tendo sido um ativo militante de esquerda nas décadas de 1970 e 1980 e participado em multiplos protestos conmtra a ditadura que governou o Brasil entre os anos de 1964 e 1985.
notícia daqui

um bom jogador, mas um caso perdido!

Avançado italiano voltou a fazer das suas e apontou um dos muitos golos do líder City.
No jogo anterior, Balotelli tinha estado em campo apenas 18 minutos, o tempo de entrar e ser expulso em Anfield.
O treinador Mancini pediu-lhe para ser mais esperto:
“Mario devia estar com atenção e ser mais esperto. Eu não posso fazer nada, ele é que está em campo. Ele devia pensar apenas em futebol”, afirmou o treinador italiano.
daqui

um excelente jogador, mas não tem juízo nenhum naquela na tola.
não lhe vejo com um futuro risonho englobado numa sociedade digna depois do futebol, oxalá esteja enganado e,...ele poupe bem os milhões que ganha agora.
este golo  irrita qualquer adversário e... a mim também!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Domingos "procura o palhaço do Sobral?!

dois vídeos algo complexos, no primeiro, Domingos pensando que estava em off, pergunta se o outro palhaço está aí, o Sobral!
mas afinal quem é o Sobral?o do mais futebol?!
se é mesmo ele, e tudo indica que sim, ele afirma que ligou para Domingos e este diz que não se referia a ele, enfim...Domingos referia-se então a quem?!
no segundo vídeo, um jogador do hóquei do FC Porto, Pedro Gil, dá a entender que precisa de dinheiro para comer, este sim, acho que é mais grave!

é para seguir em frente e..."mai nada"!

Holanda, Alemanha e Dinamarca, todos ex-campeões da Europa, são os adversários da selecção portuguesa no Grupo B do Europeu de futebol de 2012.
Portugal terá, assim, um grupo bastante difícil (não havia muitas hipóteses piores, a não ser ter a Espanha e a França como rivais).

A equipa de Paulo Bento vai estrear-se na competição frente à Alemanha, a 9 de Junho (19h45), em Lviv (Ucrânia).
excertos daqui

pelo que tenho lido na comunicação social e na blogosfera, Portugal será último classificado na fase de grupos.
sinceramente?!, estamos no europeu quando outras selecções queriam lá estar e não estão.
uma selecção com tantos bons jogadores, como Ronaldo, Nani, Moutinho, Pepe, Bruno Alves, Coentrão e, outros mais, não me digam que não temos selecção para passar a fase de grupos?!
o futebol joga-se, ganha-se e perde-se,...mas é dentro das quatro linhas!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pedro Martins copiou o modelo de Jorge Jesus?!

após a vitória contra o Sporting e, de barriga cheia, Jorge Jesus disse mais ou menos isto:
há equipas que copiam o nosso modelo de jogo, mas temos sempre alternativas.
ah pois é?!...
depois de tanta gabarolice só podia dar nisto, eliminação da taça de Portugal e regresso a Lisboa com dois cachos de bananas da Madeira na bagagem.
Jorge Jesus não respeitou o Marítimo, não apresentou a melhor equipa e fodeu-se.Tão simples quanto isto!
mesmo assim, não é por isto que deixa de ser um bom treinador, mas a continuar assim pode vir a queimar tudo em seu redor, é que antes era a teimosia, agora foi a falta de respeito pelos adversários!
a instituição Benfica, seus dirigentes, sócios e adeptos não mereciam isto!

mais um dia de taça de Portugal

jogo "grande" hoje na Madeira, com o  Marítimo a receber o Benfica nos oitavos de final da taça de Portugal.
não esquecer que este Marítimo está a fazer uma excelente época, se quisermos comparar o plantel da época passada com o actual,...é uma autêntica surpresa para os amantes do futebol.
mais uma vez se prova que os nomes sonantes não ganham jogos..., não esquecendo o excelente trabalho que está a ser realizado por Pedro Martins.

venha "o diabo e escolha"!

Os 84 delegados que no próximo dia 10 vão eleger o próximo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terão de escolher entre um benfiquista (Carlos Marta) que tem o apoio da Associação de Futebol do Porto (cujo presidente, Lourenço Pinto, nunca iria contra a vontade do FC Porto, mesmo que Pinto da Costa procure passar uma imagem pública de neutralidade) e um portista (Fernando Gomes) que tem como principais amparos clubísticos o Benfica e o Sporting.
excerto de artigo de Bruno Prata, no jornal Público

sinceramente, vejo muita contradição nestas duas listas e nem sei quem será melhor para dirigir a FPF, ainda bem que não sou delegado, porque acho que o meu voto seria em branco.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

primeiro lugar grantido

o Sporting venceu o Zurique por 2-0 e garantiu o primeiro lugar no grupo D da fase qualificação da liga europa, faltando apenas a deslocação ao terreno da Lázio de Roma na última jornada.
Sendo assim, o Sporting também marcará presença nos 1/16 final da liga europa, tal como o Braga.
Parabéns às equipas portuguesas!

uma vitória para não deixar dúvidas

depois da vitória de ontem do Braga e consequente apuramento para os 1/16 de final da liga europa, hoje é vez do Sporting entrar em campo frente ao Zurique.
importante para a equipa de Domingos Paciência manter o primeiro lugar do grupo, para isso, uma vitória hoje confirma tal posição.

qual será o tacho que ele quer?


Carlos Ribeiro Federação Futebol
O futebol português precisa de ti !
*foto e legenda roubada do facebook do próprio;

não é nada modesto este rapaz de 37 anos, com a curiosidade de ter nascido no ano e no dia da liberdade.

vamos ficar bem entregues com "esta jarra" num orgão de decisão do futebol português, não haja dúvidas...

Paços de Ferreira já tem novo treinador

Henrique Calisto foi o escolhido-e bem,na minha opinião- para tentar tirar o Paços de Ferreira da situação aflitiva em que se encontra na tabela classificativa.
curioso, a maneira como quando equipas se vêem fodidas (Paços e Leiria) por treinadores sem experiência, tem de recorrer a treinadores com mais tarimba para serem salvas.
enfim,...só se lembram de Santa Bárbara quando trovoa!!!
Henrique Calisto, 58 anos, será apresentado esta quinta-feira pelas 14 horas.
Boa sorte para o mister Calisto.