domingo, 31 de outubro de 2010

Medina,da ilha do Pico ao sucesso no Santa Clara


José Manuel Goulart Medina Baptista, natural das Lajes do Pico, iniciou o seu percurso como jogador aos 10 anos, no Inatel, numa equipa chamada Leixões de São Mateus do Pico.
Na altura já havia o Boavista de São Mateus e podia-se jogar nas duas, sendo que foi aqui que marcou o primeiro de muitos golos na sua carreira.
Com 12 anos rumou ao Madalena para jogar nos juniores, se bem que tivesse de ser com uma autorização especial, pois não havia escalão mais baixo para este ponta de lança.
Jogou 4 anos no Madalena, representando a selecção da Horta por duas vezes em torneios regionais. Subiu aos seníores ainda com idade de júnior, onde esteve uma época e, rumou aos Estados Unidos da América para jogar no campeonato da LASA, na equipa do União Faialense.
Posteriormente voltou ao Pico deparando-se com vários conflitos - o Madalena esteve sem jogar alguns meses - com equipas do Faial.
Para não ficar sem jogar, esteve época e meia no clube da sua terra, o C.D.Lajense, onde foi campeão açoriano do Inatel.
Seguiu-se finalmente o Santa Clara, onde participou em várias épocas nas II e III divisões nacionais com sucesso e muitos golos.
Antes de pendurar as chuteiras, aos 27 anos, representou ainda o Operário, o União Micaelense, o Vasco da Gama e o Marítimo.
Como treinador, iniciou-se nos infantis do União Micaelense, passou também pelas selecções jovens da associação de futebol de Ponta Delgada e, neste momento treina os escalões de formação do Santa Clara, onde tem estado nos últimos 15 anos.
Foi homenageado no passado verão na sua terra natal pelo Lajense e pelo Santa Clara.
Aqui ficou mais uma história de sucesso, de um jogador de uma ilha pequena que conseguiu várias proezas num grande (Santa Clara) do futebol açoriano.
Obrigado ao amigo Medina.

sábado, 30 de outubro de 2010

Não sejam ingratos para os guarda-redes?!

Por mais respeito que me mereçam as opiniões dos outros,há dias em que Manuel Machado,treinador do Vitória de Guimarães, devia estar calado. Atenção, nem me estou a referir ao português caro praticado por tal personagem,apenas me refiro a estas tristes declarações.Clique aqui,mas antes é bom que esteja bem sentado.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O mundial de clubes vêm aí!

O mundial de clubes vêm aí e,mais uma vez Mourinho não vai poder lutar pelo único troféu de clubes que lhe falta no currículo.
Não se pode ter tudo,por enquanto!
O mundial de clubes vai decorrer em Dezembro nos Emirados Árabes Unidos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Carlos Lourenço,um dos bons guarda-redes do Faial
















(Clique nas fotos para ampliar)




Carlos Lourenço, um dos bons guarda-redes que passaram na Ilha do Faial, em que não merecia o resultado que teve no último jogo que efectuou pelo Fayal Sport, antes de emigrar para os Estados Unidos, decorria o ano de 1983-final da Taça Açores perdida para o Praiense já no prolongamento.


O Carlos já nos Estados Unidos do América, continuou a jogar futebol e hoje é treinador de uma equipa de veteranos.
Reside actualmente em Taunton, na costa leste dos Estados Unidos.
Há quem diz que a posição de guarda-redes é de um solitário por natureza, um eremita das balizas condenado a, num ápice, se tornar no salvador ou no carrasco da equipa.
Um bom guarda-redes, como o Carlos o foi, tinha naquele tempo personalidade, agilidade e uma certa dose de loucura para meter a cabeça onde os outros metiam os pés.
Ao Carlos, o meu muito obrigado pelo que deu ao futebol açoriano.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

G.D."Os Minhocas" 83/84

(clique na foto para ampliar) Em cima, da esq.p/dir. Mateus Sales Medina (treinador) António Camilo (dirigente) Mário Brás (massagista) Armando Lopes, Carlos Alves, Dinis, Pereira, Ernesto, José Teixeira (dirigente) José Carlos (dirigente) Tomé (dirigente) Jorge Amaral(dirigente);
Em baixo, da esq.p/dir. Lucino Lima, José Alberto, Ludgero Sousa, Nascimento, Marques, João Oliveira e José Libério.
Tal como já tinha publicado aqui e aqui, alguns posts sobre o futebol de outros tempos nesta ilha, aqui vos deixo uma equipa dos Minhocas - época 83/84- com várias caras bem conhecidas.
Para os mais atentos, irão dar por falta de pelo menos dois jogadores carismáticos deste plantel, o José Lino e o João Furtado.

Segundo me informou o sargento Nascimento (4ºem baixo,da esq,p/dir.), o onze inicial neste dia foi o seguinte:
José Alberto; Ernesto, Pereira, João Oliveira e Ludgero Sousa;
Carlos Alves; Nascimento e Marques;
Armando Lopes, Dinis e José Libério.

Nota: Agradeço ao sargento Nascimento e ao Sílvio Medina, todos os dados fornecidos para elaboração deste post.

Morreu o polvo Paul


Segundo o aquário de Oberhausen,na Alemanha,onde vivia o polvo,este morreu depois de dois anos e meio de existência e de muitas advinhações.Foi pena,pois segundo algumas personagens,Jaime Gama estava a tentar a sua contratação para a próxima discussão do orçamento de estado

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Porto encerra 8º jornada com goleada

O Porto encerrou a oitava jornada com uma goleada de 5-1 perante o União de Leiria que não teve margem para conseguir outro resultado.Este 4-3-3 de Villas Boas é um verdadeiro espectáculo, dentro de outro espectáculo que é ver jogar Hulk e Falcão.
Sinceramente,não estou a ver quem pára este Porto este ano.

A festa da taça

Já é conhecido o sorteio da próxima eliminatória da taça de Portugal e, logo com um clássico Benfica-Braga.
Clique aqui para ver os jogos a realizar no fim de semana de 21 novembro.

domingo, 24 de outubro de 2010

Sporting e Benfica vencem pela margem mínima

Benfica e Sporting venceram os seus jogos de hoje pela margem mínima,os primeiros no estádio do Algarve contra a equipa do Portimonense,os segundos em Alvalade recebendo o Rio Ave.O Benfica jogou o suficiente para ganhar,mas bem pode agradecer ao treinador do Portimonense em ter trocado na segunda parte o jogador Candeias da esquerda para a direita.
Candeias na primeira parte pôs os olhos de Maxi Pereira em "bico".Na segunda parte desapareceu do jogo.
Quanto ao Sporting,enfim..., tantos golos na europa e tão poucos no campeonato.Um verdadeiro sufoco para marcar um golo hoje.
Não encontro explicação.Valeram os três pontos para ambos!

sábado, 23 de outubro de 2010

Árbitros ameaçam fazer greve

Os árbitros portugueses ameaçam fazer greve no fim-de-semana de 6 e 7 de novembro,tudo devido a questões relacionadas com a fiscalidade e segurança social da arbitragem,que tardam em ser resolvidas.
Se o F.C.Porto-Benfica já andava quentinho, devido às declarações de alguns dos seus intervenientes,agora com esta ameaça de greve pior fica.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tem mas é vergonha?!

É uma pena que este homem faça figura de parvalhão, que foi um bom jogador, já todos sabemos, que tivesse sido considerado há uns 'aninhos' como o melhor jogador da europa de todos os tempos, talvez fosse melhor explicar a todos nós como é que conseguiu tal proeza.
Enfim,...acho que desta vez enganou-se no número da porta.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Porto e Sporting com muita classe

Mas que bela quinta-feira europeia para as equipas Portuguesas?!
Este Porto de hoje foi de uma classe do outro mundo,ir ganhar ao campo do Besiktas por três a um,jogando toda a segunda parte com dez jogadores e,acabando com nove,não é para todas as equipas.
Em relação a este Sporting pouco há a dizer-aplicou chapa cinco-,apenas que não se entende como esta equipa joga tão bem nas competições europeias e,para consumo interno é a desgraça que todos sabemos.
Resultados de hoje da liga europa,aqui.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Benfica perde com Lyon 2-0

Pouco há a dizer da prestação deste Benfica na champions league,parecendo que não para alguns, esta equipa do Benfica, comparada com a da época passada, não tem tarimba para fazer melhor na champions.
No campeonato vai ser uns fogachos aqui e ali, pouco mais.Não houve substitutos para Ramires e Di Maria.
O jogo de hoje?
Inocência a mais e infantilidades de ver e tremer.

Antevisão Lyon-Benfica

Ol. Lyon-Benfica - Os encarnados deslocam-se a França com objectivo de não perder terreno na luta pelo apuramento para a 2ª fase da prova. Depois da derrota frente ao Schalke 04, a margem de erro diminuiu, sendo que uma derrota poderá pôr em causa os objectivos do Benfica para a Liga dos Campeões. O Ol. Lyon tem vindo a crescer de forma e segue com duas vitórias na prova milionária, podendo já contar com Lisandro Lopez, regressado de lesão. No entanto, Toulalan, Ederson e Delgado ficaram de fora da convocatória. Jorge Jesus espera repetir a vitória alcançada em Marselha, novamente com Kardec em jogo. Prognósticos?

Publicado por Sérgio_alj no visão de mercado

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Champions League

Finalmente o Braga conseguiu uma vitória nesta edição da liga dos campeões,dois golos sem resposta à equipa do Partizan.
Vale a pena continuar a sonhar no milagre do apuramento,ou então, o terceiro lugar no grupo que lhe dá acesso à liga europa.
Confesso que tive mais virado para o Real Madrid de Mourinho,Ricardo Carvalho e Ronaldo.
Dois zero ao Milan que poderia ter sido de goleada, caso Pedro Proença tivesse apontado para marca de grande penalidade uma falta de Gattuso sobre Ronaldo e,claro está,se o penalty fosse concretizado.
Tudo isto nos primeiros vinte minutos de jogo.
Um pormenor sem importância,mas um pormenor-Mourinho fez as três substituições em apenas quatro minutos.Ao minuto 84 a primeira.
Uma autêntica noite de felicidade para os Portugueses.Amanhã há mais!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Gostava de ver um mea culpa

Só conseguirão substituir o Rui Moreira no trio d´ataque por algum vendido em estado de necessidade.
(Miguel Sousa Tavares na sua coluna no jornal «a bola»-12/10/2010)

Espero que amanhã no mesmo espaço,Miguel Sousa Tavares esclareça o que realmente quis dizer .
É lamentável este tipo de apreciação para um futuro colega de clube nos tão vistos programas de desporto.
Afinal gostei de Miguel Guedes na sua primeira participação,se bem que,só tenha visto poucos minutos do programa.

domingo, 17 de outubro de 2010

Apenas para alguns ilustres sportinguistas

Todos os sportinguistas deviam ler esta crónica e tirar as suas próprias conclusões.
Leia a crónica aqui.
Já li e voltei a ler,e,apenas acrescento mais dois dados:
Filipe Soares Franco deu-se ao luxo de ter sido chamado de "bêbado" por Carlos Queiroz e por Pinto da Costa,ou melhor,as palavras,mais coisa,menos coisa,foram as seguintes:
Com o presidente do Sporting só se pode falar de manhã.

--A Queiroz ele respondeu e ficou muito ofendido.

--A Pinto da Costa...nem uma palavra!

Em relação ao actual presidente,basta ouvir uma das escutas em que Pinto da Costa gaba-se de ter deixado, o gajo de cabelo branco, de mão estendida perante os funcionários do seu clube.
Enfim...,continuem assim grandes Sportinguistas,pode ser que ainda consigam um lugar nas competições europeias lá para o mês de Maio.

Taça de Portugal

Resultados e apurados:

10 de Outubro
1º Dezembro-Sp. Braga, 1-2

SÁBADO Gil Vicente-V. Setúbal, 1-1 (2-4 g.p.)
U. Leiria-U. Madeira, 1-2 (a.p.)
Estoril-Praia-Sporting, 1-2
Rio Ave-Estrela Vendas Novas, 4-1
F.C. Porto-Limianos, 4-1
Benfica-Arouca, 5-1

DOMINGO
Naval-Marítimo, 0-2
Cesarense-Académica Coimbra, 1-2 (a.p.)
Portimonense-Cinfães, 2-0
Paços Ferreira-São João Vêr, 3-1
Sertanense-Olhanense, 0-0 (1-4 g.p.)
Mirandela-Beira-Mar, 1-1 (2-4 g.p.)
V. Guimarães-Atl. Malveira, 4-0
Nacional-Padroense, 4-2
Operário-Moreirense, 0-2
Juventude Évora-Santa Clara, 1-0
Anadia-Feirense, 1-2
Ribeirão-Belenenses, 2-0
Sp. Espinho-Pontassolense, 4-1
Bombarralense-Louletano, 2-1
Pinhalnovense-Fafe, 3-0
Atlético-Macedo Cavaleiros, 3-1
Tirsense-Sampedrense, 5-1
Santa Maria-Penalva Castelo, 1-0
Merelinense-Farense, 2-1
Carregado-Fátima, 0-0 (3-2 g.p.)
Tourizense-Aliados Lordelo, 2-1 (a.p.)
Lagoa-Torreense, 0-0 (4-5 g.p.)
Mondinense-Coimbrões, 2-1
Leixões-Mafra, 3-2

Varzim-Gondomar (adiado)

Apurados: V. Guimarães, Académica, P. Ferreira, Nacional, Beira Mar, Portimonense, Olhanense, Marítimo, Sp. Braga, Benfica, F.C. Porto, Rio Ave, V. Setúbal, Sporting, U. Madeira, Juv. Évora, Moreirense, Feirense, Ribeirão, Carregado, Sp. Espinho, Atlético, Merelinense, Santa Maria, Bombarralense, Pinhalnovense, Tirsense, Leixões, Mondinense, Torreense e Tourizense.

sábado, 16 de outubro de 2010

Mais do mesmo

Já tinha escrito neste blogue,mais propriamente aqui,que os tão esperados programas desportivos envolvendo comentadores dos clubes grandes(especialmente com estas personagens),pouco ou nada servem para o esclarecimento dos telespectadores.
Neste programa dia seguinte,da sic-notícias,o que se salva é o moderador,um grande profissional com uma enorme pachorra!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pelo menos uma vez no ano?!

Dois fins de semana seguidos, sem jogos do nosso campeoanto, é coisa a que já não estava habituado.
Bem sei que a taça de Portugal é a festa dos clubes ditos mais pequenos.Mas que diabo,porque é que o futebol português continua a não dar uns rebuçados às familias portuguesas?
Jogos dos "clubes grandes" às três ou quatro da tarde de domingo!
Que saudades dos tempos antigos?!
Enfim...,as televisões é que suportam grande parte do orçamento dos nossos clubes.
Parabéns senhor Joaquim Oliveira!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tudo vale!

"Não me apercebi do que se passou. Houve sócios mais exaltados, mas se isso se tivesse tornado num problema não hesitaria em suspender a sessão."

(jornal record)

Segundo declarações de várias ilustres personalidades do universo sportinguista,tudo o que se passou na assembleia geral dos leões, foi normal,apenas alguns sócios mais exaltados,mas nada de preocupante.
Enfim,...uns gajos que vão a uma assembleia geral -e levam umas chapadonas-, já passou a ser normal neste País?

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Que ninguém se lesione !

Mais uma jornada de apuramento ao euro 2012,já se encontra a decorrer no dia de hoje.
Todos esperam que não haja surpresas e, que corra tudo dentro da normalidade que voltou aos corações dos Portugueses na última jornada.Apoio não faltará para o jogo de Portugal,pois Madaíl levou claque de peso para a Islândia,nada mais,nada menos, do que a maioria dos presidentes das associações de futebol do País.
Crise?Qual crise?!
Era bom guardar algum para Carlos Queiroz,conselho de um leigo nestas andanças!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ao ponto que isto chegou?!

Muito se tem falado na internet, acerca do Prof. Bruno Maruta, que era o principal olheiro do Benfica há alguns anos. Entretanto, ele saiu do Benfica e foi para o Sporting, mas, dois anos depois, saiu dos leões e voltou para o Benfica. Correm muitos rumores na internet que ele tenha vindo "espiar" o Sporting a mando do Benfica, para ter acesso à base de dados do Sporting. Podia-nos explicar exactamente o que se passou com o Bruno Maruta? Como ele foi parar ao Sporting, quem é o que foi buscar e porque é que ele saiu?

O Bruno Maruta era a pessoa no Benfica que fazia o trabalho mais parecido com o meu. A nível nacional falava-se de Aurélio Pereira, Bento Valente e Bruno Maruta. Quando se foi buscar o Bruno Maruta foi a situação que falei anteriormente, de olhar para o clube rival e pensar que a galinha deles é mais gorda que a nossa e desejar que a galinha deles venha para nós. E foi o que aconteceu.

Eu fui sempre contra a sua contratação, até porque já tinha algumas situações menos positivas em relação a ele, porque estando em clubes completamente opostos como é o caso do Sporting e do Benfica há sempre atritos no meio disto tudo. Portanto, ir buscar para o Sporting um elemento que nos tinha causado algumas situações menos agradáveis e arranjado situações que nós não concordámos era arranjar um problema onde ele não existia.

A vinda do Bruno Maruta para o Sporting veio confirmar todas as minhas suspeitas, ele não veio trazer nada de novo ao Sporting e, pelo contrário, veio causar uma grande instabilidade dentro do clube a todos os níveis, pois o departamento de recrutamento ficou logo dividido (criou-se a área 1 e 2 e até aí o departamento era só um) e a partir daí os atritos começaram, num departamento que até então tinha um grande sucesso.

Se a vinda do Bruno Maruta para o Sporting foi pensada ou planeada para vir espiar ou aprender connosco isso não sei nem posso confirmar, mas, em relação a isso, sempre tive algumas dúvidas quanto à sua entrada no clube porque a única coisa que analiso são factos e os factos é exactamente isso que revelam.

(excerto da entrevista de Bento Valente na Academia de talentos)

domingo, 10 de outubro de 2010

"Titanic" no bidé

"No Trio d'Ataque de terça-feira, depois da saída de Rui Moreira (que fez lembrar a fuga do árbitro Paulo Baptista das Antas, quando Pinto da Costa lhe quis oferecer «jantar»), Rui Oliveira e Costa (ROC) disse que as escutas são uma forma de tortura.
Disse também que não as discutia porque, cito, «não lavo a cara no bidé», o que faz dele um dos mais completos comentadores desportivos de país:
não só perora sobre futebol como, ao mesmo tempo, fornece informações sobre os seus hábitos de higiene. Gosto disso e vou copiar o modelo.

Eu (que não uso canetas Bic para limpar a cera dos ouvidos) também acho que as escutas são uma tortura. Mas para quem as ouve. Perceber que aquelas conversas foram descaradamente ignoradas pelo tribunal é um suplício para mim, (que não palito os dentes com a chave).


Debruço-me apenas sobre alguns segundos destas novas escutas, quando António Araújo fala com um funcionário do FCP e pergunta quem serão os bandeirinhas de Paraty no Gil Vicente-Sporting.
Como depois não se aflora mais esse assunto, fui averiguar. Encontrei esta noticia no DN de 7 de Setembro de 2006:

«O Sporting foi outra das equipas que terão sido prejudicadas pelas arbitragens, na época 2003/04(...). No processo Apito Dourado há uma referência ao jogo Gil Vicente-Sporting(a 22 de Fevereiro de 2004), em que se descrevem movimentações antes da partida.(...)

O jogo foi arbitrado por Paulo Paraty e a Policia Judiciária interceptou, dias antes da partida, contactos entre o empresário António Araújo, que mantém negócios com o FC Porto, e um dos auxiliares que fazia equipa com o árbitro do Porto, Devesa Neto. 'Eu depois de amanhã ligo-lhe, que eu precisava de, eu precisava de falar com o Paulo(...) que preciso de lhe dar uma palavrinha, está bem?', disse Araújo a Devesa Neto. Neste mesmo dia, Paraty fala com Devesa Neto ao telefone e, pela conversa, o outro árbitro assistente do jogo, Serafim Nogueira, «iria beneficiar o Gil Vicente e um terceiro clube, o FC Porto», segundo refere o Ministério Público de Gondomar no despacho de arquivamento.

'O Serafim vai vacinado, vai benzido(...) vai benzido pelo lado norte. Bruxo. Vai benzido por dois lados até (...) pelo Minho e pelo norte'. Foi esta troca de palavras entre os dois que levantou suspeitas. Até porque na mesma conversa, Devesa Neto disse: 'Ele também nunca pode fazer muito, o jogo dá na televisão, percebe?'

O jogo acabou empatado (1-1) e o MP afirma que, com este resultado, o Sporting perdeu dois pontos e atrasou-se na luta pelo titulo. No relatório da peritagem ao jogo, são elencados vários lances em que ficaram por punir faltas ao Gil Vicente que poderiam resultar na 'possibilidade do Sporting marcar golo'.»

Apesar do jogo ter dado na TV, o Serafim até fez muito: o Gil Vicente marca o golo num penalty inventado. Lembro que isto se passou na mesma época em que António Araújo, o torturado, ofereceu fruta a Jacinto Paixão a mando de Pinto da Costa; a mesma época em que António Araújo, o mártir, combina a ida do árbitro Augusto Duarte a casa de Pinto da Costa; a mesma época em que António Araújo, o flagelado, diz ao presidente do Nacional que há que «trabalhar» o árbitro, ao que este responde «toca a andar». E parece que andou mesmo.

Portanto, nessa época, quando este empresário se conluia com o bandeirinha dum jogo em que o Sporting viria a ser prejudicado, há comentadores sportinguistas que acham que ele é que é a vítima. É uma espécie de síndroma de Estocolmo, se Estocolmo fosse na Avenida Fernão de Magalhães, no Porto.

ROC diz que as escutas são tortura. Tortura é escutar ROC, que é capaz de passar uma hora a discutir se o árbitro errou ou não, e dizer que não se pronuncia quando se descobre a razão pela qual o árbitro errou. Ainda por cima sabendo que, à conta da trafulhice dessa época de 2003/04, fomos afastados da classificação favorita de ROC, o 2ºlugar. E também da minha, o 1ºlugar. Mas isso sou eu, que não me assoo à fralda da camisa.

No editorial em que responde aos comunicados do Sporting, Alexandre Pais (AP) diz
que «Record reage assim com superioridade moral e distância aos recentes comunicados». Normalmente, sabe-se que alguém se guinda a uma posição de superioridade moral pelo tom que usa, pela forma como diz as coisas. Mas em AP a superioridade moral é dupla: não só é intuída, como o próprio assegura que a possui. É uma superioridade moral moralmente superior. Com esta sobranceria redundante, AP elevou a santimónia a um novo patamar. É um moralista num escadote.

Não me surpreende. Em Setembro de 2006, (quando surgiram notícias como a do DN aqui citada), respondi a um inquérito do Record. À pergunta «o que gostaria de ler amanhã no Record?», respondi «uma noticia qualquer sobre escutas e corrupção, que não seja primeiro dada nos jornais generalistas.» Passados uns dias AP escreveu: «José Diogo Quintela disse, nestas colunas, que gostaria de ler amanhã no Record 'uma noticia qualquer sobre escutas e corrupção que não seja primeira dada nos jornais generalistas'. Trata-se de um desejo difícil de concretizar, pois quando o futebol perder de todo a credibilidade - traído por aqueles a quem dá de comer - aos generalistas não faltarão outros temas para exibir barba rija. Mas, morto o futebol, o Record perderá a razão de existir. Que mexam no lixo que os tribunais largaram. Nós pertencemos a um circo que vive de emoções - de golos e de erros, títulos e de frustrações. E não temos vergonha disso.»

Assim fiz. Continuei a mexer no lixo do Apito Dourado, enquanto AP continuou a pertencer aos «circo que vive de emoções», não traindo quem lhe «dá de comer». Sem vergonha, como o próprio admite, mas com estupenda superioridade moral, claro."

Crónica de Zé Diogo Quintela, jornal A Bola

Boavista em Santa Maria



(Clicar na foto para ampliar)

(Foto cedida pelo Senhor Marco Cunha)

Esta foto refere-se a uma deslocação do Boavista a Santa Maria,este jogo era para a taça Açores e foi ganho pela equipa do Asas do Atlântico por 1-0. Decorria o ano de 1988.

O onze inícial foi este:José Manuel; João Carlos, Jorge Sousa, José Rogério e Armando Lopes;
Vítor garcia, Hernâni e Manuel Fernando; Hélio Fraga, Roberto e Mateus.

Treinador:José Nascimento

sábado, 9 de outubro de 2010

A primeira equipa de futebol de Santa Cruz das Flores a sair da ilha


Equipa do Boavista de 1968(clicar na foto para ampliar)
Em cima, da esq./dir:
Ernesto Peixoto (dirigente) José Amorim, Manuel Assis, Roberto Fraga, Alberto Cardoso, António Garcia, João Cardoso, Francisco Cardoso, Avelino e Alberto Nunes(treinador);
Em baixo, da esq./dir:

Jorge Sousa, José Herberto, João Sousa, Mateus Sales e José Humberto Lopes.

Esta foi a primeira equipa de futebol de Santa Cruz das Flores a sair da ilha e logo com resultados surpreendentes.
Decorria o ano de 1968 e o destino foi a ilha Terceira, viagem feita no navio Ponta Delgada para disputar o título de campeões açorianos .
Convém recordar que antes o Boavista tinha sido campeão "distrital", vencendo nas Flores o Madalena do Pico.
Após dois dias naquela ilha, o Boavista foi convidado a disputar um jogo particular com uma selecção de jogadores do Lusitânia e do Angrense, se bem que,  nem todos estivessem de acordo, lá foram efectuar referido jogo e o resultado foi, nada mais nada menos, do que uma vitória do Boavista por 2-1.
Surpresa geral, e a equipa vinda de São Miguel - da vila das capelas - , para o jogo oficial, três dias depois, não achou lá muita graça a esta prestação.
Chegado o dia de todas as decisões e, contando com o apoio da maioria das "gentes" da ilha terceira, lá se deu início ao Boavista vs Capelense.
Jogo muito duro, oportunidades de parte a parte, com prolongamento e uma grande penalidade defendida pelo José Amorim, ...o jogo encaminhava-se para o seu final e o nulo mantinha-se , até que soou o apito final.
Quando todos se preparavam para a marcação das grandes penalidades, o impensável aconteceu, a equipa vinda da ilha de São Miguel não concordou e, assim sendo, gerou-se a confusão nas secretarias do futebol açoriano da altura.
Nunca chegou a ser atribuído o título do campeão açoriano de 1968.


Nota: Agradeço ao Dr.Ricardo Alves Gomes a rectificação a este post, deixada no meu outro blogue.
Como tal, o título e parte deste post já foi alterado.
(actualização feita dia 10/10/2010 às 11h45)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Apuramento ao Euro 2012

Aqui ficam os jogos de hoje,no que "toca" ao apuramento para Europeu 2012.
Todos esperamos bons jogos,muitos golos,fair-play e nada de lesões.


Cazaquistão vs Bélgica 0-2 (finalizado)
Alemanha vs Turquia 3-3 (finalizado)
Áustria vs Azerbaijão
3-0 (finalizado)
Arménia vs Eslováquia 3-1 (finalizado)
Andorra vs Macedónia
0-2 (finalizado)
Rep.da Irlanda vs Rússia
2-3 (finalizado)
Sérvia vs Estónia 1-3 (finalizado)
Eslovénia vs Ilhas Faroé 5-1 (finalizado)
Irlanda do Norte vs Itália 0-0 (finalizado)
Luxemburgo vs Bielorússia 0-0 (finalizado)
Albânia vs Bósnia-Herzgovina 1-1 (finalizado)
Hungria vs São Marino
8-0 (finalizado)
Moldávia vs Holanda 0-1 (finalizado)
Geórgia vs Malta 1-0 (finalizado)
Grécia vs Letónia 1-0 (finalizado)
País de Gales vs Bulgária 0-1 (finalizado)

Montenegro vs Suíça 1-0 (finalizado)
Chipre vs Noruega 1-2 (finalizado)
Portugal vs Dinamarca 3-1 (finalizado)
Rep. Checa vs Escócia
1-0 (finalizado)
Espanha vs Lituânia
3-1 finalizado)

(actualização feita às 23h58)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Peter Schmeichel com ataque de riso

Realmente o rir é um dos momentos mais belos da vida...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Só fica bem!

André Villas Boas já veio corrigir as suas declarações a propósito do último Guimarães/ Porto.Assim sim,o futebol poderá vir a sair mais dignificado com atitudes destas,caso todos os intervenientes sigam este exemplo.Parabéns André!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Rui Moreira abandona programa em directo

O programa trio d´ataque da RTP-N, viveu hoje uma situação algo chata,com o abandono de Rui Moreira.Pois é,eu já previa que isto acontecesse mais tarde ou mais cedo,enganei-me foi no programa. Sempre pensei que fosse na sic notícias-o dia seguinte- que tal viesse a acontecer. Já há muito tempo que estes programas são mais do mesmo.
Nada de bom para o futebol jogado dentro das quatros linhas!Intrigas e mais intrigas e, não passa disso mesmo.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Porto perde os primeiros pontos

O Porto acaba de perder os primeiros pontos no campeonato,num jogo polémico,com André Villas Boas a se queixar de um penalty por assinalar.Pois bem,aqui é que está o problema e, entra o acessor de comunicação do Porto que se esqueceu de o alertar que há um penalty,sim,mas contra o Porto.

Houve erros de arbitragem para os dois lados,quanto a mim, o Porto pode-se queixar de um fora de jogo mal assinalado a Falcão e pouco mais.

O Guimarães sim,tem razões de queixa,pois o penalty não assinalado a Edgar daria mais cedo(segundo amarelo) a expulsão a Fucile.E já nem se discutia mais tarde o segundo amarelo,este sim que lhe valeu a expulsão,pois era vermelho directo.

Há que esperar para André Villas Boas vir explicar melhor tudo o que disse a quente.

Nota: O Guimarães também acabou o jogo com dez,pois o marcador do golo saiu lesionado e já não voltou ao terreno de jogo.

Ninguém reparou?

O único penalty existente é este:



(actualização feita às 01h02 de 05 Outubro de 2010)

domingo, 3 de outubro de 2010

Liga Zon Sagres

Faltando ainda os jogos do Sporting(em Aveiro)e do F.C.Porto (em Guimarães)na noite de amanhã,aqui fica um pequeno post da jornada sete.
Destaque para a importante vitória do Benfica perante o Braga e,a subida de forma da equipa de Jorge Jesus,se bem que Saviola está a descer a olhos vistos.
Espera-se que esta paragem no campeonato faça bem para os lados da Luz.

Resultados da 7º jornada até agora:

Leiria--Académica (2-1)
Olhanense--Setúbal (3-1)
Nacional--Portimonense(3-1)
Rio Ave--Marítimo(0-0)
Naval--Paços (1-2)
Benfica--Braga(1-0)